TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Casos: ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  6.005 Palavras (25 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO CAMOCIM-CE

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROFESSOR EAD: RENATA DALPIAZ

TUTOR PRESENCIAL: JANDSON SANTOS

ATPS – PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

DYNNA MARCIA DE O. CARVALHO - 7705678380

EDIRLENE CLAUDINO DA SILVA - 444745

FRANCISCA DAS C. A. DO NASCIMENTO - 7599646929

MARIA EDINIR DA SILVA BRAGA - 438785

MARILIA FERREIRA DA SILVA - 441016

RENEIDA MONTEIRO DA SILVA - 437608

Camocim-CE

Maio/2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

CAPÍTULO 01: Planejamento como uma das principais funções do Administrador dentro do processo Administrativo 04

1.1 Introdução 04

1.2 Desenvolvimento 04

1.3 Considerações Finais 06

1.4 Referências Bibliográficas 07

CAPÍTULO 02: Propósito e dimensões da Organização como função do Processo Administrativo aplicados em um plano estratégico para realização de um projeto de extensão universitário 08

2.1 Introdução 08

2.2 Desenvolvimento 08

2.3 Considerações Finais 11

2.4 Implicações Éticas 11

2.5 Referências Bibliográficas 12

CAPÍTULO 03: Direção e controle como funções do administrador e suas relevâncias para as demais funções do Processo Administrativo 13

3.1 Introdução 13

3.2 Desenvolvimento 13

3.3 Considerações Finais 14

3.4 Implicações Éticas 16

3.5 Referências Bibliográficas 17

CAPÍTULO 04: O administrador como agente ativo na busca do sucesso da organização, por meio de suas habilidades e competências essenciais 18

4.1 Introdução 18

4.2 Desenvolvimento 18

4.3 Considerações Finais 19

4.4 Implicações Éticas 20

4.5 Referências Bibliográficas 21

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar o processo administrativo como forma de executar as estratégias organizacionais, citando todo o seu processo através das funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle, mostrando a importância de cada uma delas para as organizações que almejam alcançar resultados positivos e se manterem firme no mercado.

Sistematizaremos o processo administrativo através da elaboração de um plano estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária, supondo que o grupo é uma empresa, com seus membros nos departamentos, para que de forma prática, enfoquemos como se dá o processo administrativo em todos os níveis organizacionais identificados como: institucional, intermediário e operacional.

E, por último, destacaremos a importância do administrador como agente ativo no processo de busca pelo sucesso da organização, possuidor de um conjunto de competências e habilidades essenciais, ou seja, um elemento central no processo de tomada de decisão nas empresas.

É válido destacar que tanto o processo administrativo, como as ações do administrador causam impactos no indivíduo, sociedade e meio ambiente, então propomos idéias de como esses impactos podem ser amenizados.

CAPÍTULO 01 – Planejamento como uma das principais funções do Administrador dentro do processo Administrativo.

1.1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste capítulo é auxiliar na compreensão do que é planejamento e quais seus tipos. Trataremos de como é fundamental o processo do planejamento. Definiremos também seus tipos: o planejamento estratégico, o planejamento tático e o planejamento operacional.

Veremos que a aplicação do planejamento é essencial para a tomada de decisões futuras e que este é primordial para o sucesso organizacional. Possibilita ainda a concretização dos objetivos desejados, avaliando as alternativas para realizá-lo com extrema articulação e desenvolvendo mecanismos necessários para o processo administrativo.

1.2 DESENVOLVIMENTO

Para Chiavenato, planejamento é definir objetivos, verificar o estado atual das coisas, desenvolver premissas sobre condições futuras, identificar meios para alcançar os objetivos e programar os planos de ação necessários. Assim, planejamento é a ação intencionada de coordenadas para definir um futuro desejado. Controle, organização, direção e planejamento são essenciais para o crescimento de uma empresa. Planejar-se é um dos procedimentos indispensáveis para obter um melhor efeito possível em uma organização.

A base fundamental de uma empresa é o planejamento, ele é extremamente importante nas funções administrativas. O planejamento determina antecipadamente os procedimentos para definir onde se pretende chegar, quais os planos e objetivos pretendidos para o futuro. A realidade é que sem ele as empresas não terão êxito para um crescimento abrangente. Aliás, o planejamento ajuda a lidar com as mudanças constantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com