TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PRODUÇÃO PASSO 3

Ensaios: ATPS PRODUÇÃO PASSO 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 3.

O sucesso constante de uma empresa depende entre outros fatores da excelência com a qual produz seus produtos ou serviços. A falta de conhecimento da área da produção, desde a venda do produto até as informações pertinentes ao controle produtivo, pode resultar na ineficiência da empresa. Assim sendo é necessário que as empresas trabalhem na busca constante das melhorias de seus sistemas de produção. Para isto é importante que haja união entre todas as áreas da empresa, onde cada uma conheça e tenha liberdade de opinar nas ações das outras. A cada dia nascem novas empresas e normalmente crescem desordenadamente em virtude de falta de planejamento e organização sistêmica. Na área produtiva geralmente desenvolvem-se fluxos produtivos os quais por não serem definidos e organizados corretamente como sistemas pecam no quesito eficiência e eficácia.

Planejamento de produção

Toda empresa industrial deve compreender a expectativa do cliente e por meio do planejamento e organização dos seus recursos produtivos atenderem a demanda estipulada. Essa atividade é essencial no planejamento e controle da produção. Porém, a simplicidade descrita acima recebe interferências decorrentes de variações não previstas da demanda, do rendimento do processo e de outros fatores externos ao domínio da empresa. É necessário trabalhar o grupo de recursos produtivos simultaneamente, atendendo a um número variável de clientes e produtos. O planejamento controle da produção é um sistema de informação que gerencia a integração dos recursos produtivos de uma empresa. Tem o objetivo de atender a uma demanda determinada e simultaneamente maximizar o lucro da empresa. Segundo Davis, a organização deve estender o planejamento em três horizontes de tempo: em longo prazo, em médio prazo e em curto prazo.

O planejamento da produção em longo prazo (PPLP) relaciona o horizonte de tempo maior ou igual há um ano. Nesta etapa avalia-se a capacidade produtiva e compara-se com o planejamento estratégico. Podem-se criar cenários para 3, 5 e 10 anos, quando se determina ou não a necessidade de avaliar uma possível expansão da capacidade produtiva. Recomenda-se no mínimo uma revisão do PPLP após a organização reavaliar o planejamento estratégico.

O planejamento da produção em médio prazo (PPMP) pode cobrir um período de 3 até 12 meses. O PPMP deve ser reavaliado e atualizado trimestralmente. Ao adotar o PPMP, a empresa determina o padrão de utilização de suas instalações e avalia a necessidade de contratar ou não mais recursos humanos ou subcontratar serviços. A melhor representação do PPMP é o Plano Mestre de Produção.

O planejamento da produção em curto prazo (PPCP) determina o que será produzido nas próximas 4 semanas. Esse período varia de organização para organização em função da flexibilidade do processo produtivo, do tempo de atravessamento da produção e da oscilação de demanda para seu portfólio, podendo variar de 3 dias até 6 semanas.

A avaliação da disponibilidade de matéria-prima e o gerenciamento da eficiência do processo produtivo são as funções mais importantes, para assegurar o alinhamento do processo com a demanda. Segundo Burbidge, o planejamento da produção poderia ser dividido em cinco etapas principais: planejamento de produção, emissão de ordens de produção, liberação de ordens, acompanhamento e controle de estoques.

A realização das atividades sugeridas direciona, com eficácia e eficiência, a empresa, para atender sempre as necessidades dos seus clientes. Na sequência desta dissertação podem-se compreender os diferentes desafios e opções de gerenciar o planejamento da produção para uma organização, em especial as de administrações públicas. Invalidades ou funções do controle da produção.

Segundo Chiavenato como a última fase do PCP (Planejamento da capacidade de produção), o CP (Controle da Produção) apresenta as seguintes finalidades:

Avaliar e monitorar continuamente a atividade produtiva da empresa

Comparar o programado e o realizado

Apontar falhas para a direção da empresa

Informar outras seções sobre o andamento das atividades produtivas

Conforme Chiavenato o CP procura acompanhar e verificar, isto é, monitorar, os seguintes aspectos críticos do processo produtivo da empresa:

Previsão de vendas e suas possíveis variações

Planejamento da capacidade de produção

Plano de produção

Lista de materiais que compõem os produtos/serviços

Planejamento das necessidades de materiais (explosão do PA em partes e componentes)

Compras

Almoxarifado e estoque de MP

Estoque de semielaborados ou materiais em vias;

Programação da produção, envolvendo aprazamento, roteiro, emissão de ordens e liberação da produção;

Depósito e estoque de PA.

Segundo Chiavenato os aspectos problemáticos que geralmente podem ocorrer o processo produtivo são os seguintes:

Escassez ou excesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com