TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

Trabalho Universitário: ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS Projeto Multidisciplina II

Introdução

Esta ATPS, tem por finalidade mostrar o significado da brinquedoteca, e de como os jogos lúdicos podem ajudar nas habilidades já existentes, na coordenação motora, raciocínio lógico, e atividades em grupos.

Para Froebel a criança aprende espontaneamente, quanto mais ativa for, mais estará recebendo conhecimentos novos.

“(...) A criança precisa aprender cedo como encontrar por si mesmo o centro de todos os seus poderes e membros, para agarrar e pegar com suas próprias mãos, andar com seus próprios pés, encontrar e observar com seus próprios olhos.” (FROEBEL, 1912)

Etapa 2: Brinquedoteca

O educador trabalhar com a criança em uma brinquedoteca, tem as possibilidades de melhorar o desenvolvimento, a curiosodade, a criatividade,o trabalho em grupo deixando a criança ser espontanêa.

Oferecendo para as crianças formas de interações que se tornam cada vez mais complexas, os brinquedos serão mais elaborados a partir do desenvolvimento físico-mental, cognitivo da criança. A brinquedoteca é um lugar onde podemos realmente verificar as evoluções descritas por Piaget: Sensório Motor: 0 a 2 anos, quando a criança começa a descobrir através das sensações capacidade de montar objetos simples em algo mais elaborados, onde começa a ver situações mais complexas, distinguir cores e formas. Todo esse processo pode ser percebido diariamente pela ajuda da brinquedoteca.

Pois é na brincadeira que as crianças despertam a curiosidade de tentar conseguir finalizar os jogos ou brincadeiras pedagogicas, fazendo com que as crianças aprendam.

A brinquedoteca não é apenas um “deposito ou cantinho” de brinquedos,é sim um lugar onde podemos desenvolver atividades ludicas, fazendo estimular e desenvolver as crianças. Na Brinquedoteca, o brincar para as crianças faz supri algumas de suas necessidades, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura. Com isso podemos ver a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens.

Assim ressaltamos então, a brinquedoteca no meio educacional como espaço que proporciona diversos estímulos e desenvolve aspectos sociais, culturais, cognitivos, físicos e emocionais num momento tão decisivo como a infância, pois é nesta fase que ocorre o desenvolvimento harmonioso e consciente do educando, a sua grande importância no mundo pedagógico.

Conclusão

Concluímos que a “BRINQUEDOTECA” é um espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico como recurso necessário à construção de aprendizagens, da identidade, autonomia e das diferentes linguagens na infância, ou seja, um ambiente acolhedor com estímulos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e capacidades significativas.

Os jogos as atividade ludicas são fundamentalpara criança, pois nelas as crianças demonstra o seu grande prazer em aprender, o seu desenvolvimento, interagem com seus colegas mostrando o seu potencial.

Referências Bibliográficas:

http://educa.fcc.org.br/pdf/rfe/v22n1/v22n1a06.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com