TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Pedagogia - Desafio

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO: Fundamentos Filosóficos da Educação .............................. 03

2. DESENVOLVIMENTO ................................................................................ 04

2.1. Perfil da Turma: Características Gerais em Relação ao Comportamento e à Aprendizagem ........................................................................................ 04

2.2. Alunos com Necessidades de Intervenção Pedagógica: Problemas Comportamentais ........................................................................................ 04

2.3. Alunos com Necessidades de Intervenção Pedagógica: Problemas de Aprendizagem ........................................................................................ 05

2.4. Intervenção Pedagógica – Terapia Assistida com Animais .................... 06

2.4.1. Animais a Serem Utilizados nas Intervenções ............................. 06

2.4.2. Estratégias de Tratamento e Propostas Pedagógicas: Objetivos Gerais e Específicos. Acompanhamento e Avaliação. .............................. 07

2.5. Resultados Esperados pela Implantação do Projeto ............................. 08

3. CONSIDERAÇÕESFINAIS ....................................................................... 09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................... 10

1. Introdução: Psicologia da Educação.

A Psicologia da Educação visa descrever os processos psicológicos presentes na educação. Teóricos como Sigmund Freud, Jean Piaget, Burrhus Frederic Skinner, Carl Rogers, Lev Vygotsky, são tidos como precursores dos estudos em Psicologia da Educação. São referenciais comuns aos cursos de Pedagogia, Normal Superior e demais licenciaturas, representando, cada um, vertentes do pensamento psicológico educacional. É comum na Psicologia da Educação referir-se à educação da criança e do adolescente, mas podemos mencionar também à educação do adulto.

A educação não ocorre sem estar vinculada à repressão, assim como se relaciona com a questão do controle dos impulsos através do processo civilizatório.

Freud acreditava inicialmente que um dos meios para evitar o aparecimento de sintomas neuróticos seria oferecer uma educação não repressiva que respondesse aos questionamentos da criança à medida que eles fossem surgindo. Ele também percebia como os sintomas neuróticos poderiam resultar em certa inibição intelectual. É inquestionável que a pura liberdade não educa e não cria indivíduos saudáveis; pelo contrário, cria inadaptados, narcísicos que acreditam que o mundo gira à sua volta e que nada existe além de suas necessidades individuais. (SOUZA, 2003, p.144)

Neste diapasão, este projeto voltar-se-á à EMEF “Antônio Cândido Rondon”, mais precisamente à classe de 3ª série, com alunos entre 09 e 10 anos de idade, onde há problemas comportamentais e de aprendizagem, cujos educandos demonstram capacidade e criatividade para execução de atividades e adesão de novos conhecimentos, mas necessitam de intervenção.

Por isso, propõe-se a TAA (Terapia Assistida por Animais), já que tratamos de escola pública, destinada a Classe C, localizada em periferia, uma instituição de ensino com baixa renda para investimentos em materiais.

É importante a implantação desse projeto de aprendizagem para que os alunos alvos tenham acesso a uma forma diferente e atrativa de aprender, onde o professor é mediador e os alunos constroem o conhecimento de forma colaborativa, buscando aprender cada vez mais. Como se trata de uma escola com parcos recursos e alunos com diferentes dificuldades é conveniente a TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS que é um processo terapêutico, cujo objetivo é motivar e desenvolver novos interesses, conhecimentos e responsabilidades nos alunos que demonstram agressividade, timidez ou dificuldade em aprender afetivamente, conforme verificaremos.

2. Desenvolvimento:

2.1. Perfil da Turma: Características Gerais em Relação ao Comportamento e à Aprendizagem.

Nome da Escola: EMEF “Antônio Cândido Rondon”

Cidade: Santa Cruz do Campo Pequeno Estado: SP

Série: 3ª série

Número de Alunos: 28 Meninos: 13 Meninas: 15

Descrição do perfil da turma:

A sala iniciou o ano letivo com 29 alunos, atualmente é composta por 28. Destes 28 educandos, três frequentam a sala de recursos (Deficiente Intelectual).

A sala é muito agitada. Durante as rodas de conversas, explanações e explicações de algum conteúdo, quando é muito importante à participação de todos, alguns alunos fazem brincadeiras, comentários que não se relacionam com o tema, tumultuando a aula e prejudicando o aprendizado.

A maioria dos alunos necessita de intervenção direta da professora na realização das atividades. Alguns necessitam de incentivo para a realização das atividades, pois aparentam desânimo e cansaço.

Costumam não aceitar e compreender as solicitações feitas pelos professores, desrespeitando as regras e os docentes. A relação aluno – aluno não é fácil, pois há muitas discussões entre eles. Demonstram agressividade em situações de conflito, utilizam palavras desagradáveis.

A sala não apresentou bom rendimento no 1º Semestre, pois as intervenções, realização das atividades e explicações ficaram prejudicadas pelo comportamento da sala.

2.2. Alunos com Necessidades de Intervenção Pedagógica: Problemas Comportamentais.

Kaique Henrique Silva

Idade: 10 anos

Regras Morais: O aluno tem dificuldade em expressar suas ideias e relatar fatos com coerência. Costuma mentir para justificar seus atos.

Regras Disciplinares: Não apresenta dificuldades para realizar atividades cotidianas, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com