TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Planejamento Financeiro E Orçamento

Ensaios: ATPS Planejamento Financeiro E Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  3.017 Palavras (13 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 13

Faculdade Anhanguera – Polo Joana Angélica

Curso Tecnologia em Gestão Hospitalar

Planejamento Financeiro e Orçamento

Anália Sebastiana de Souza – RA 8174753568

Irene Ribeiro Pereira – RA 426067

Marluce de Souza Lima – RA 442727

Rosália Legal Batista Bacelar – RA 408940

Samuel Bomfim Fernandes – RA 420509

Planejamento Financeiro e Orçamento

Salvador/BA

OUTUBRO/2014.2

Anália Sebastiana de Souza,

Irene Ribeiro Pereira, Marluce de Souza Lima,

Rosália Legal Batista Bacelar e Samuel Bomfim Fernandes.

Planejamento Financeiro e Orçamento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Planejamento Financeiro e Orçamento, como parte da avaliação do 4° semestre.

Professor (EAD): Me. Hugo David Santana

Professora (Presencial): Adriana Oliveira

Salvador/BA

2014.2

INTRODUÇÃO

O constante aumento da complexidade material e tecnológica instigou nas organizações a necessidade criação do serviço de controladoria, o qual controla, verifica e avalia as informações pertinentes ao desenvolvimento sócio econômico e financeiro das organizações. Assim objetiva-se com este estudo discutir a importância do serviço de Controladoria na operacionalização bem sucedida das atividades administrativas e contábeis que envolvem a Instituição Hospitalar; descrever sobre a significância de manter na Instituição Hospitalar colaboradores participantes da equipe de Controladoria, que executem tarefas com resultados fidedignos a serem repassados aos gestores. Para isso, aborda-se num ensaio reflexivo o qual integra uma pesquisa descritiva bibliográfica. Nesta foram utilizadas ideias de autores que discutem a temática vinculada às ciências aplicadas e que estão expressos em livros, revistas e periódicos. Observou-se que o exercício profissional da Controladoria é complexo, pois contempla a funcionalidade e operacionalização dos diversos setores organizacionais que dependem da prestação dos serviços de outras organizações/convênios. Essas situações exigem diplomacia do serviço de Controladoria e representam um grande desafio, pois este deve estar ciente de todos os aspectos, tanto desgastes como conquistas organizacionais que afetam a posição presente ou futura da organização. Assim, o controlador deve atuar de forma transparente, ser justo e verdadeiro nas informações emitidas aos diferentes usuários.

1- A CONTROLADORIA

Nos dias atuais é imprescindível para uma grande organização um serviço contínuo da controladoria, pois é o setor que detem todas as informações gerenciais da empresa. Planejando, organizando, controlando e dirigindo todos os risco e custos , de forma a maximizar o lucro para garantir o sucesso da mesma.

Primeiramente a controladoria deve definir os padrões de controle e projetar os resultados com enfoque nos objetivos da organização. De modo que não haja excesso, desperdício ou roubo. Desta forma, o controller irá elaborar uma análise comparativa entre os resultados e os padrões de controle estabelecidos, obsevando os desvios, ou seja a diferença entre os resultados e os padrões. Após a verificação dos desvios, elabora-se uma análise da relevância, a fim de apurar se os desvios comprometem os objetivos da organização.

A metodologia da controladoria é baseada no processo de controle, através de padrões de qualidade previamente estabelecidos, focado no planejamento e orçamento traçados pela organização. Porém todos os membros da organização devem estar envolvidos, desde os níveis mais altos até os operacionais. Desta forma, a controladoria presta contribuições importantes ao progresso organizacional, possibilitando o equilíbrio da organização diante das dificuldades existentes no seu ambiente operacional.

É na gestão dessas situações que está a controladoria, cuja missão é otimizar o processo decisório garantindo informações adequadas aos gestores em busca de uma eficácia gerencial, assegurando a continuidade do negócio da empresa. É importante que o controller conheça bem o ramo de atividade da organização, seus objetivos e metas, assim como também ter conhecimentos contábeis e administrativos. As funções do Controller são: Contabilidade, Fiscal, Financeiro, Custos, Planejamento Tributário, Previsão Orçamentária Anual (Budget), Planejamento Estratégico e Relatórios para tomada de decisões.

Diante desse desafio, as organizações devem elaborar um adequado planejamento estratégico que atenda as novas necessidades dos stakeholders (clientes, fornecedores, acionistas, bancos e órgãos fiscalizadores) podendo trazer contribuições valiosas para que as decisões tomadas no presente apóiem as consequências geradas no futuro.

2 - EFICÁCIA EMPRESARIAL

A empresa que pretende ser eficaz nesse século, não pode esquecer-se de que está sendo julgada pelo cliente. A empresa deverá tomar por base seus compromissos éticos, pela qualidade de vida das pessoas – consideremos ai - os empregados, os clientes, os fornecedores e os cidadãos em geral, pelas relações responsáveis com o meio ambiente e a responsabilidade social da empresa.

O paradigma até aqui sustentado pela maioria das empresas apresenta graves deformações. A sociedade já está cobrando a imposição de novas ações corretivas por parte das empresas, cobrando a mudança desse paradigma tradicional baseado na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com