TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Plano De Marketing

Ensaios: ATPS Plano De Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

3. Ciclo de vida do produto..............................................................................................4

3.1 - Ciclo de vida dos produtos comercializados pela empresa identificada...........5

3.2 - Tipos de serviços e tipo de canal de distribuição.............................................6

3.3 - Mix de marketing.............................................................................................7

4. Força de vendas..............................................................................................................8

4.1 Resultados esperados.............................................................................................8

Bibliografia...........................................................................................................9

3. Ciclo de vida do produto

Segundo Kotler (2006), um produto é considerado qualquer artigo que tenha como objetivo satisfazer uma necessidade específica de um consumidor. Irigaray (2006), também defende que um produto pode ser algo tangível, um bem de consumo, como um carro, por exemplo, ou intangível, um serviço ou uma marca, por exemplo, a contratação de uma consultoria de Recursos Humanos para serviços de recrutamento e seleção, como é o caso da empresa aqui estudada. Qualquer coisa que possa ser expressa em valor monetário, como uma ideia, é considerado um produto. Um produto continuará vivo no mercado desde que esteja atendendo às necessidades impostas pelos consumidores, sendo elas facilmente perceptíveis ou não tão claras, mas que o demarcam dentro de um grupo ou estilo de vida.

O conceito de ciclo de vida do produto (CVP) surge uma vez que o mercado, os consumidores e os concorrentes estão em constante mudança, exigindo estratégia de posicionamento e diferenciação das empresas para garantir seu sucesso através do gerenciamento do volume do investimento em cada etapa do ciclo de vida.

Segundo Kotler (2006), ao dizer que um produto possui um ciclo de vida faz-se necessário aceitar os seguintes fatores:

 Os produtos têm vida limitada.

 As vendas dos produtos passam por estágios distintos, cada um deles com desafios, oportunidades e problemas diferentes para as empresas.

 Os lucros sobem e descem de acordo com os diferentes estágios do ciclo de vida do produto.

 Os produtos necessitam de diferentes estratégias de produção, financeira, marketing, compras e recursos humanos de acordo com cada estágio do seu ciclo de vida.

Gráfico 1 - Ciclo de vida do produto

Kotler (2006) utiliza o conceito de que a curva do CVP é dividida em quatro estágios:

1- Introdução: Desenvolvimento de produto ou lançamento do produto representa um período de baixo crescimento das vendas e alto custo de produção associado, já que o volume de produção/vendas não permite economia de escala. Nesta fase, o produto requer altos investimentos em tecnologia, propaganda, distribuição e embalagem/design. O lucro é negativo.

2- Crescimento: período em que uma significativa parcela dos consumidores toma conhecimento da existência do produto o que eleva seu volume de vendas e favorece o surgimento da economia de escala. Começam a surgir os concorrentes, o que faz com que a empresa invista em diferenciação para não perder a parcela de mercado que já conquistou.

Com o aumento da oferta, os preços caem. Nesta fase, a empresa recupera todos os investimentos e o lucro aumenta.

3- Maturidade: período caracterizado por baixa no crescimento das vendas, já que os consumidores potenciais já foram conquistados. Os lucros diminuem ou se estabilizam no final deste estágio em função do aumento da concorrência.

4- Declínio: o produto atinge sua obsolescência e é substituído pelo concorrente mais inovador. Neste momento a empresa para de investir em distribuição, propaganda e desenvolvimento e começa a discutir qual o melhor momento de retirar o produto do mercado ou reposicioná-lo em outro nicho.

3.1 - Ciclo de vida dos produtos comercializados pela empresa identificada

Avaliando especificamente a empresa aqui identificada, a WG Company Consultoria em Recursos Humanos e Eventos, identificamos 668 concorrentes de forma geral, de acordo com a Junta Comercial de São Paulo, somente na cidade de São Paulo, onde ela está inserida. Levando em consideração que cada um desses concorrentes tem, com certeza, pelo menos quatro produtos semelhantes ao que a WG Company oferece entendemos a necessidade emergente de se manter atualizada e competitiva, já que, seus produtos encontram-se no ciclo de introdução, devido à inovação dos mesmos e conceito, mesmo a empresa já estando no mercado desde 2007.

Características dos três principais produtos:

- Para profissionais:

- Coaching e mentoring de carreira

Criado pra quem deseja crescer profissionalmente, tem dificuldades no dia a dia corporativo, quer mudar de emprego ou de carreira, deseja receber conselhos e orientação para um plano de carreira eficaz, o serviço de coaching e mentoring de carreira é o mais adequado. O coaching é composto por 10 sessões de aconselhamento profissional individual ou em grupo. Normalmente, profissionais da mesma área participam de um mesmo grupo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com