TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Administrativos

Ensaios: ATPS Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade Anhanguera Educacional de Anápolis

Curso de Administração

Processos Administrativos

Direção e Controle da Ação Empresarial,

A administração da ação empresarial.

Anápolis, 2013

Faculdade Anhanguera Educacional de Anápolis

Curso: Administração 2º Período Turma: “A”

Disciplina: Processos Administrativos

ATPS: Etapas 3 e 4

Professor: Janderson Santos

Acadêmicos:

Ana Paula Batista de Sá RA: 5212966701

Frederico Pereira Leite RA: 4997016615

Jessyca Pereira Cavalcante RA: 5666143662

Leide Silva Souza RA: 5899076630

Patrick Gomes Vieira RA: 4997016615

Paulo Cézar da Silva RA: 5212969176

Rodrigo Santos e Sá RA: 5212966708

Romênia Caldeira Magalhães RA: 5222986875

Vanessa Gonçalves Ribeiro RA: 4200077606

Anápolis, 2013

Introdução

O presente trabalho procura mostrar e compreender a cultura organizacional das instituições e os impactos que ocorrem com as diversas formas de estratégias que são desenvolvidas, muitas vezes sem uma base de formação estruturada. Sufocado pelas coerções impostas pelas culturas organizacionais, o sujeito sente-se traído por seu objeto de identificação, o que se traduz em comportamentos tidos como irracionais pelas disfunções e prejuízos constantes, determinando assim uma variação de identidade do sujeito na organização, valorizando-o e despertando o seu lado líder e participativo na organização.

Determinar meios e estabelecer uma estrutura para definir uma estratégia para empresas atuantes, fazer uma ligação entre a cultura organizacional de uma empresa e sua estratégia viável, definir uma linha de liderança interna para enfrentar os atenuantes da economia mundial globalizada. Assim como sabemos que promover mudanças estratégicas pode representar a salvação de organizações ou entidades. Felizmente, alguns estudos mostram certos caminhos que podem ajudar na criação de um ambiente mais favorável, aumentando assim a probabilidade de sucesso nas mudanças empreendidas e por conseqüente, na cultura organizacional.

Direção e Controle da Ação Empresarial.

Um dos pilares da administração da ação empresarial perpassa ao controle interno no exercício das atividades da empresa, pois tal controle não se limita à área contábil e financeira, mas engloba os planos da organização e todos os métodos usados para proteger seus ativos, além de verificar a exatidão e fidedignidade de suas informações contábeis, financeiras, administrativas e operacionais, e promover a eficiência e eficácia operacional, bem como estimular a observância de normas e diretrizes da administração.

A organização faz parte do processo administrativo. Sob tal aspecto, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e atribuições de cada um deles. Como função administrativa, a organização faz parte integrante do processo administrativo de planejar, organizar,dirigir e controlar.

Como tal, a organização é uma atividade básica de administração, serve para agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados. Como função administrativa, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para formar o chamado Processo Administrativo, que é o encadeamento e a interligação entre todas as funções administrativas.

Com a ajuda da organização a empresa reúne e integra os seus recursos e competências, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelece a divisão de trabalho por meio da diferenciação proporcionando vários meios de coordenar as diferentes atividades pela integração, definindo os níveis de autoridade e de responsabilidade e assim por diante. A organização representa todos os meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento, a direção e o controle da ação empresarial a fim de atingir os seus objetivos.

Verificamos que, em função dos seus objetivos as empresas definem os seus domínios isto é,o nicho ambiental no qual pretendem aninhar-se e estabelecer o seu ambiente de tarefa. A seguir, as empresas estabelecem os meios necessários para operar e alcançar esses objetivos e assegurar sua sobrevivência e seu crescimento. Ou seja, estabelecem estratégias para o melhor aproveitamento e aplicação de seus recursos.

Para implementar suas estratégias,as empresas precisam planejar sua atividades e operações antes que elas sejam realizadas e para realizá-las,as empresas precisam agrupar,estruturar,organizar e sincronizar todos os seus recursos e habilidades para uma operação global. É o que chamaremos de organização da ação empresarial. Cada empresa tem o seu modo próprio de organizar sua estrutura interna agrupar recursos, estabelecer hierarquia de autoridade, dividir e decompor a tarefa global em subtarefas que serão realizadas por indivíduos ou por equipes,bem como de reintegrar e coordenar as subtarefas da tarefa global. O problema fundamental para a organização da ação empresarial para organização da ação empresarial é alcançar coerência entre todas essas áreas de decisão.

Planejamento Estratégico.

O planejamento pode se dividir em estratégico, tático e operacional.

O planejamento estratégico é feito para um ano, para o qual serão criadas estratégias de trabalho de toda a empresa. O planejamento tático é feito para um mês e são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com