TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Administrativos

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  6.880 Palavras (28 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 28

Atividade 1 - Planejamento

Essa atividade tem como objetivo a compreensão de Planejamento como uma das principais funções do Administrador dentro do Processo Administrativo, durante a busca do bom desempenho.

1. Introdução............................................................................................................4

2. Planejamento.......................................................................................................5

3. Planejamento Formal ou Informal.......................................................................5

4. Tipos de Planejamento........................................................................................5

4.1 Plano Estratégico na visão de Montana e Charnov.......................................5

4.2 Plano Tático na visão de Montana e Charnov...............................................6

4.3 Plano Operacional na visão de Montana e Charnov.....................................6

4.4 Plano Estratégico na visão de Chiavenato....................................................7

4.5 Plano Tático na visão de Chiavenato............................................................8

4.6 Plano Operacional na visão de Chiavenato..................................................8

4.7 Plano Estratégico na visão de Robbins e Decenzo.......................................8

4.8 Plano Tático e Operacional na visão de Robbins e Decenzo.......................8

5. Considerações finais...........................................................................................9

6. Bibliografia........................................................................................................10

1. Introdução

Neste trabalho desenvolveremos o assunto Planejamento, que é uma forma de definir projetos que visam, entre outros, a redução de custos, aumento da produtividade, melhoraria na qualidade da empresa, resolução de problemas e conflitos, criação, inovação, etc., para alcançar objetivos da organização.

2. Planejamento

Representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. É a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-los, em outras palavras, é o exercício sistemático da antecipação.

Basicamente serve para definir objetivos, verificar o estado atual das coisas, desenvolver premissas sobre condições futuras, identificar meios para alcançar os objetivos e implementar os planos de ação necessários. Pode ser descrito como: Escolha de um destino; avaliação de rotas alternativas ou, decisão sobre o curso específico com o mínimo de esforço e custo.

O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros – uma total inversão de que era feito antigamente nas empresas.

3. O planejamento pode ser Formal ou Informal.

Planejamento Informal é obtido quando não se usa nenhuma metodologia específica.

Planejamento Formal é uma e metodologia que requer domínio de certas técnicas e conceitos específicos, além de ter característica de ser escrito.

Não agem na base do improviso, tudo é cuidadosamente planejado. É a função administrativa que determina, antecipadamente, quais são os objetivos a serem atingidos.

O planejamento pode levar a um ponto em que as decisões importantes são adiadas ou simplesmente não são tomadas por algum motivo, esta atitude é denominada “paralisia pela análise”. Por outro lado os administradores podem ser levados a tomar decisões inadequadas ao futuro da organização, esta atitude é denominada “extinção pelo instinto. Os dois extremos devem ser evitados.

4. Tipos de Planejamento:

O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Há três níveis distintos de planejamento: estratégico, tático e operacional.

4.1. Plano Estratégico na visão de Montana e Charnov:

Planejamento de um rumo de uma organização e de todos os seus componentes. Direciona a missão da organização em termos de suas principais atividades. Entre os resultados do planejamento estratégico incluem-se diretrizes amplas e gerais para selecionar áreas de negócios ou mercados nos quais ingressar ou dos quais se retirar. Devemos considerar alguns de seus atributos:

Prazo: usualmente longo, acima de cinco anos.

Questão básica: em que ramo estamos? Devemos ampliar ou reduzir nossas atividades?

Processo: provavelmente envolve diversos altos executivos, membros do conselho de diretores, assessores internos e consultores administrativos.

Complexidade: muitas variáveis porque o ambiente interno e externo precisam ser avaliados; os pontos fortes, fracos e as oportunidades são analisados.

Grau de estruturação: o planejamento estratégico tende a ser visto diferentemente em cada organização, dependendo de sua cultura, filosofia e pessoal.

4.2. Plano Tático na visão de Montana e Charnov:

Analisa alternativa para realizar a missão; normalmente os resultados são alvos de oportunidade no interior do setor ou mercado. Deve ser feito por cada organização que pretenda realizar sua missão. Seus atributos podem ser formulados da seguinte maneira:

Prazo: comumente de um a cinco anos.

Questão básica: quais são os principais componentes do nosso negócio? Existem áreas especificas de concentração ao longo desse tempo de duração?

Processo: todos que participaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com