TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Administrativos

Monografias: ATPS Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  3.087 Palavras (13 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 13

1. PLANEJAMENTO

Com base no PLT de Administração de Idalberto Chiavenato, planejamento é uma função administrativa que permite determinar antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. O Planejamento pode ser dividido em:

Planejamento estratégico: que é projetado para o longo prazo, abrange todos os níveis da empresa como um todo é definido pela cúpula da organização e é voltado para a eficácia da mesma;

Planejamento tático: que é projetado para o médio prazo, envolve cada departamento ou unidade da organização, é definido no nível intermediário da organização e é voltado para a coordenação e integração;

Planejamento Operacional: que é projetado ao curto prazo, envolve as tarefas ou atividades isoladamente e é voltado para a eficiência.

Definições estas, muito semelhantes com as dos autores Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov do livro Administração. Que também definem planejamento como um elemento extremamente importante que determina os objetivos organizacionais e como atingi-los. Classificam, também, em:

Planejamento estratégico: que é voltado para o longo prazo, avalia o ambiente externo e interno e tem suas decisões tomadas pelos altos executivos e membros do conselho de diretores;

Planejamento tático: que é voltado para o médio prazo avaliando as variáveis condições de mercado, metas financeiras e recursos necessários pra executar-se a missão sendo definido pelos altos executivos que participaram na formulação do planejamento estratégico;

Planejamento Organizacional: volta-se para o curto prazo, é feito diariamente através de cronogramas, tarefas específicas e alvos atingíveis envolvendo gerentes, e responsabilizando-os, em cada unidade responsável pela realização dos planos.

Bastante semelhantes com os conceitos de Francisco Lacombe e Gilberto Heilborn, autores do livro Administração Princípios e Tendências. Que diferenciam-se por dividirem o planejamento apenas em estratégico e operacional. Conceituando assim: Planejamento Estratégico: que é o planejamento das metas ao longo prazo e dos meios necessários para alcançá-las, visando à eficácia; Planejamento Operacional: é baseado no médio e curto prazo e visando a eficiência e produtividade, especifica de maneira precisa e realizável os recursos que devem estar disponíveis para cada produto e serviço e fornece cronogramas mais ou menos precisos.

Não classificando o, até então, planejamento tático, que segundo seus conceitos está englobado no planejamento operacional, diferentemente dos conceitos dos primeiros autores citados até então.

Assim como Idalberto Chiavenato, Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov e Francisco Lacombe e Gilberto Heilborn que conceituaram o Planejamento como uma função administrativa que possibilita a determinação antecipada dos objetivos a serem atingidos e quais os meios para alcançá-los da melhor maneira possível. Segundo Idalberto Chiavenato pode ser classificado em: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. Já os autores Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov dividiram o Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Organizacional.

Enquanto que para Roberto Shinyashiki e Paulo Roberto dos Santos, autores dos artigos lidos e discutidos em equipe, conceituaram Planejamento de forma semelhante. Para Paulo Roberto dos Santos o Planejamento define o que, como, por quem quando e onde as ações deverão acontecer e determinar a forma de atingir o propósito que se tem sempre tendo como ponto forte a visão do futuro, adiante. E também classificou em Planejamento Operacional, Tático e Estratégico, bem como Idalberto Chiavenato. E por fim, Roberto Shinyashiki não conceituou o planejamento de forma explícita, porém ressaltou que se deve ter uma visão ampla, não ficando estagnado ao se obter sucesso, pelo contrário buscar sempre o pensamento adiante para que o sucesso não acomode.

2. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Como já foi citado o planejamento é a determinação da direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado. Logo, a direção, que toma as decisões a serem praticadas.

O Planejamento Estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária escolhido pela equipe foi o para atender a necessidade social. Decidindo primeiramente o que fazer, decidiu-se fazer uma visita a um asilo e arrecadar alimentos a serem doados para a instituição a ser visitada e escolhida pela equipe. Após esta decisão passa-se para a fase de identificação dos custos e benefícios do que vai ser realizado e por fim, os recursos necessários para que se possa fazer o que é desejado.

Para a Organização, que consiste em unidades sociais intencionalmente construídas e reconstruídas, com o fim de atingir objetivos específicos, é necessário um Planejamento Estratégico para colocar as decisões em prática.

Com a Organização definindo no primeiro passo decidiu-se fazer uma visita para a doação de alimentos a um asilo de nossa cidade, semestralmente, atendendo necessidades sociais do mesmo.

Os custos a longo prazo para a tomada desta decisão serão acessíveis aos colaboradores da Organização. Pois será feita divulgação para as demais turmas e colegas aumentando o número de doações e, consequentemente, os benefícios para a organização ao mesmo tempo em que o custo individual para os colaboradores irá diminuir.

Ao serem arrecadados os alimentos os líderes da Organização irão se reunir em um dia e horário a serem escolhidos, e levarão os alimentos arrecadados ao asilo escolhido fazendo além da doação uma visita a instituição. Possibilitando o contato com os idosos e o conhecimento da instituição que escolhida.

Os custos para os colaboradores, e consequentemente para a organização, serão reduzidos, pois com a divulgação o número de participantes irá aumentar muito. Por se ter uma turma grande e várias outras na Faculdade para participarem.

Enquanto que os benefícios serão grandes tanto para a Organização quanto para o asilo que receberá a doação. Com esse projeto será divulgada de forma positiva a organização pela iniciativa e assim sendo lembrada e reconhecida cada vez mais, já que as doações serão semestrais.

Tendo grandes benefícios e custos baixos, conforme revelado pelo Planejamento Estratégico da Organização trará bons resultados.

Os recursos necessários para esta realização: serão financeiros, tecnológicos, humanos e informações. Os recursos financeiros serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com