TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Administrativos

Dissertações: ATPS Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 2

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Surgiu na França e buscava a maior produtividade do trabalho,maior eficiência do trabalhador e da empresa, onde o foco era na estrutura que a organização deveria ter para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo para garantir a eficiência de todas as outras partes envolvidas tais como, departamentos, sessões ou pessoas como executores de tarefas.

A teoria Clássica partiu de uma abordagem sintética e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na administração Cientifica a abordagem era, operacional.

Henri Fayol o criador da teoria clássica dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for tamanho.

Características da Teoria Clássica são:

Adoção de princípios gerais de administração como receituário para o administrador.

Ênfase na pratica de administração-como planejar,organizar,dirigir e controlar.

Ênfase na organização formal da empresa.

Definição das funções básicas da empresa.

TEORIA DA BUROCRACIA

A Teoria da Burocracia surgiu na década de 1940, para suprir as críticas das teorias organizacionais existentes, especialmente a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos minimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.

A burocracia é uma organização ligada por comunicação escrita, todas as ações e procedimentos são feitos por escrito para obter a comprovação e documentação adequadas.

Na teoria da Burocracia tem algumas características são elas:

Adoção de normas e regulamentos-Essas normas e regulamentos são previamente estabelecidos por escrito, e define como a organização deve funcionar.

Formalização da comunicação-Todas as ações e procedimentos são feitos para proporcionar comprovação e documentos adequados.

Divisão do trabalho organizacional em hierarquias de autoridades-Há uma divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder, estabelecendo as atribuições de cada participante, os meios de obrigatoriedade e as condiçõesnecessárias.

Impessoalidades nas relações-A distribuição de atividades é feita em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas.

Rotinas e procedimentos padronizados-A disciplina no trabalho e o desempenho no cargo são assegurados por um conjunto de regras e normas que tentam ajudar completamente o funcionário às exigências do cargo e as da organização.

Profissionalização das pessoas-Cada funcionário da burocracia é um profissional,por ocupar um cargo,por ser assalariado,é um especialista na sua área entre outras razões.

Separação entre gerência e propriedade-O burocrata é uma organização que se baseia na separação entre a propriedade e a administração. O administrador não é necessariamente o dono do negócio ou um grande acionista da organização, mas um profissional especializado na administração. O funcionário não pode vender, comprar ou herdar sua posição ou cargo, também não podem ser apropriados e integrados ao seu patrimônio privado

Competência técnica e meritocracia(mérito)-A burocracia é uma organização da qual a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais.

TEORIA ESTRUTURALISTA

A Teoria Estruturalista surgiu na oposição entre a Teoria Clássica e a teoria das Relações Humanas incompatíveis entre si, tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos considerado por uma e omitidos pela outra. A Teoria Estruturalista pretende ser uma resumo delas. O Estruturalismo influenciou a Filosofia, a psicologia, a Antropologia, a Matemática, a Linguísticas, chegando até a teoria das organizações,o estruturalismo se concentra nas organizações sociais. Os estruturalistas procuram definir o perfil das pessoas que desempenham diferentes papéis frente às organizações, com as quais interagem.

Tendo algumas características da Teoria Estruturalista da Administração:

Adoção de princípios da teoria clássica e da teoria Humana.

Aceitação da organização formal e informal.

Adoção de tipologias para estudar os diferentes tipos de organizações- pois não existe organização iguais, todas são diferentes e precisam ser estudas.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Tem suas origens nos seguintes fatos:Necessidade de corrigir a desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos. Desenvolvimento das Ciências Sociais,principalmente a Psicologia, com o reconhecimento da importância de revisar, criticar e reformular as bases da Teoria Clássica. O princípio base da Teoria das Relações Humanas de que o homem tem necessidades sociais, deseja relacionamentos recompensastesno local de trabalho e responde mais às pressões de grupo do que à autoridade dos superiores e ao controlo administrativo, constitui a sua principal contribuição para a gestão.

É a partir daqui que nasce um novo tipo de gestão mais preocupada em conhecer as necessidades individuais e de grupo dos operários e a procurar a eficiência e a produtividade através da liderança, motivação e comunicação.

Ênfase na organização informal- nos aspectos emocionais.

Grupos informais- definem suas próprias normas dentro do grupo.

Importância do conteúdo do cargo- trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e cansativos, reduzindo a eficiência.

Nível de produção é resultante da integração social- a capacidade física não terá eficiência se o indivíduo sofrer desajuste social.

TEORIA COMPORTAMENTAL

A segunda Abordagem Humanística é a Teoria Comportamental que surgiu com ChesterBarnard e principalmente depois da publicação do livro de Herbert Simon (o comportamento administrativo) em 1947, focando um desenvolvimento de uma teoria de decisão. Ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com