TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Administrativos

Dissertações: ATPS Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.746 Palavras (11 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 11

Indíce

Introdução

Desenvolvimento

Planejamento estratégico

Planejamento Tático

Planejamento Operacional

Considerações Finais

Referências bibliográficas

Introdução

Planejamento é falar de algo bastante abrangente, que deve envolver toda a organização. Devido a esta abrangência, o planejamento pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com sua utilidade. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado.

Desenvolvimento

Em uma organização são apresentados três tipos de Planejamento:

Planejamento Estratégico

o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Porque a empresa existe, o que ela faz e como faz. Leva em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da empresa.

Planejamento Tático

Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.

Um plano Estratégico dá origem a vários planos Táticos. São planos mais especialistas, de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamento. Alguns exemplos de planos Táticos são: Produção, Marketing, Pessoal, Financeiro ou Novos Produtos.

Existe ainda uma sub-classificação dos planos Táticos, chamada de Políticas.

As políticas são como guias gerais de ação, reúnem orientações genéricas que levam as pessoas a tomar as melhores decisões pois definem fronteiras e limites dentro dos quais as pessoas podem estabelecer cursos de ação.

Planejamento Operacional

O planejamento operacional é feito nos níveis mais baixos , seu enfoque são as atividades do momento e sua principal preocupação é a eficiência (fazer as coisas corretamente) em vez da eficácia (fazer as coisas certas). Planejar, ou fazer planos, consiste basicamente em estabelecer o que fazer, quando fazer, como fazer, quem fazer e em que sequência fazer. É uma atividade que esta presente no dia a dia de qualquer ser humano, embora não de forma estruturada, como se faz necessário quando está em jogo o futuro de uma organização.

Considerações Finais

Como cada plano é elaborado por níveis distintos na escala organizacional, é importante que a harmonia seja mantida em todo o processo, pois cada um, dentro de sua especialidade pode não estar em consonância com os objetivos da empresa. Assim, é importante enfatizar que existe uma ordem que deve ser seguida na elaboração destes planos. Os primeiros planos devem ser sempre os Estratégicos, para que gerem os indicadores para os planos Táticos e que, por sua vez, inspiram os planos operacionais.

O Professor Roberto Shinyashiki diz que antes é preciso ter visão do presente e futuro para depois vir o planejamento, ele acredita que onde a maioria das pessoas vê os problemas,os empreendedores vê a chance de criar uma atividade lucrativa, com isso inicia um planejamento para verificar os riscos assumidos.

Isso diferencia um empreendedor de uma pessoa de visão comum, ele identifica e antecipa o problema observando as pessoas buscando nunca esquecer do público alvo.

Já o Professor Paulo Barreto, diz que o planejamento sempre foi necessário ao homem, ele cita a agricultura, onde os homens primários começaram a plantar e tiveram a visão de que plantando sempre teriam alimento.

Referências bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto.Administração, Rio de Janeiro, Elsevier, São Paulo,Anhanguera, 2010, p. 142;

MAXIMILIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração ± Processo de Planejamento. Disponível em <http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_46751.html

ETAPA 2

Projeto Cultural Brincando e Educando

Desenvolvimento

Missão: é a de desenvolver projetos sócio educativos de qualidade, formando, educando, conscientizando e fazendo uma mediação cultural que com a comunidade, para que esta possa buscar, autonomamente, as soluções para seus problemas coletivos e individuais.

Objetivos: O projeto tem como objetivo incentivar e divulgar as atividades culturais desenvolvidas nas diferentes comunidades, entre elas , grafites, dança, teatro e música.Levar a cultura nas regiões menos favorecidas. Lugares onde não havia nenhum tipo de recreação e por isso ficavam vazias e propensas ao crime, para atrair os moradores, que ajudam a recuperar essas regiões, não temos a pretensão de mudar a realidade de quem vive à margem da sociedade , e sim pretendemos oferecer um domingo diferente e mais feliz aos que desconhecem o poder da arte em qualquer de suas manifestações.

O Projeto Brincando e Educando é uma iniciativa que visa levar interação à cultura para uma camada da população que não possui meios de acesso a tais manifestações artísticas. É um projeto itinerante que vai girar as cidades do entorno do DF levando gratuitamente lazer e contato entre a comunidade e um produto cultural carregado de fantasia, através de apresentações teatrais , de danças e músicas.

O Projeto Cultural está inclusa toda a infra-estrutura necessária para os espetáculos e para as oficinas, desde tenda, palco, mesas e cadeiras, iluminação, folhetos explicativos e monitores preparados para dar toda a assistência.

No dia marcado para a apresentação, a montagem e sua organização terão início às 8 horas, e os espetáculos serão exibidos a partir das 11 horas, estendendo-se até o meio-dia, então haverá uma pausa de 2 horas para a preparação da oficina, que terá seu início ás 14 horas e será encerrada às 16 horas.

O nosso projeto é bem simples, sua montagem e organização são fáceis e não requerem grande equipe, apenas dedicação. Ainda assim daremos toda atenção para cada detalhe, para cada criança, para cada pergunta, e, sobretudo, para a realização perfeita dos nossos objetivos.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com