TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Processos Administrativos

Dissertações: ATPS - Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  4.007 Palavras (17 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

A atividade prática supervisionada, é um importante meio de interação e absorção da teoria apresentada na sala de aula, através dela, temos a oportunidade de aprofundar os estudos, pesquisar assuntos relacionados e promover debates entre os colegas do grupo para melhor solucionar o desafio proposto.

Neste trabalho, analisaremos aspectos detalhados de uma Microempresa do ramo de alimentação que passa por dificuldades financeiras, falta de motivação da equipe e problemas de gestão. Através do conhecimento adquirido na respectiva matéria, tentaremos elaborar e implantar um planejamento estratégico abordando todas as etapas do plano, desde o resgate de valores morais, alinhamento de objetivos e provimento de táticas necessárias para chegar ao cenário desejado.

Diante da competitividade do mercado atual, a intenção do presente trabalho é a conscientização de gestores, proprietários de pequenos estabelecimentos, e de nós mesmos da importância da implantação de métodos que visem a excelência do negócio, independente do tamanho do empreendimento. A inserção desses métodos não garantirá o sucesso, mas com certeza, mostrará o caminho mais rápido para a resolução dos problemas enfrentados por diversas empresas diariamente.

No campo da administração, vimos fatores importantes como o plano de negócios e princípios da administração, mas agora elaboraremos um planejamento estratégico, que visa recuperar um empreendimento que já está inserido no mercado, abordaremos aqui aspectos organizacionais, financeiros, e motivacional para melhor elucidar o problema proposto. Boa leitura!

Empresas – Aspectos Gerais: Indústria, Comércio e Serviços

As Empresas são organizações que exploram seus trabalhos e os alheios, materiais ou intelectuais, onde a “exploração” (de outros campos) começa entre os produtores do trabalho e os consumidores dos resultados destes trabalhos, com a finalidade de lucrar. Essas empresas, hoje em dia, são consideradas ao todo, empresas de sistema aberto, por não poderem ser compreendidas de forma isoladamente, mas sim pelos inter-relacionamentos de diversas variáveis, sendo elas internas e externas que influenciam ou poderão influenciar em seus comportamentos.

Ao abrir uma empresa é fundamental que se trace Missão, que nada mais é uma declaração ampla de propósitos que a organização pretende atingir, que individualiza a organização e distingui seu negócio e evidenciando através de suas atividades o espaço que pretende ocupar, de acordo com as oportunidades de seu negocio. É necessário também que a empresa possua Visão, que nada mais é do que o propósito da organização, onde a empresa pretende chegar futuramente, através dos objetivos que ela vai traçando ao longo de sua trajetória. A Visão não se baseia apenas na realidade da empresa, mas visualiza o futuro do negócio, o planejamento dessa trajetória é o que vai auxiliá-la no longo percurso até seu o objetivo. Além disso, ao abrir uma empresa seus Valores organizacionais, crenças e atitudes, formam a sua personalidade e define se empresa trabalha com ética, seja ela praticada com stakeholders ou com shareholders, resumindo como ela transmite os valores para o todo, e dessa forma consegue influenciar seus retornos de acordo com a “recepção social” para com a empresa.

Há também duas pessoas importantes para o desenvolvimento da empresa, uma delas é o Empresário, este é a pessoa de dentro da empresa, que exerce a atividade econômica da organização destinada à criação de riqueza, pela produção ou circulação de bens ou serviços produzidos e que exerce também a atividade de coordenação dos fatores da produção. E o Gestor, este por sua vez é quem tem a função de organizar, dirigir, governar, ordenar e coordenar, com a finalidade de render resultados de alta produtividade e que atenda os objetivos de sua empresa e que atenda soluções de problemas ou um determinado projeto.

Contudo, para se obter bons resultados, é fundamental que se escolha um bom gestor, pois, o gestor nada mais é a pessoa que pode mudar o destino da empresa através de suas habilidades e competências. Por isso, é essencial procurar gestores que tenham certas habilidades e competências, para que o retorno da gestão seja positivo para ambos. Essas habilidades e competências são:

• Estar sempre atualizado nos problemas da empresa entendendo o seu contexto e levantando soluções cabíveis, sempre pensando não só como as tomadas de decisões influenciaram na empresa, mas também para a sociedade;

• Sempre coletar dados como fonte de novas decisões;

• Ter capacidade de criar todo um contexto motivacional que envolva as pessoas e que faça com que elas se empenhem realmente para realizar as tarefas de forma correta;

• Ter atitude necessária para que se faça acontecer em determinada função ou área seus objetivos;

• Entender, organizar e disseminar os conhecimentos ligados ao negócio e a estratégia de sua empresa;

• Servir como valiosa fonte de informação;

• Servir com instrumento de comunicação de mensagens, atitudes e conhecimento para cada empregado;

• Comprometimento de líder na gestão efetiva e no desenvolvimento de sua equipe;

• Formar uma base de dados confiável para avaliação de desempenho;

• Transparência nas relações internas;

• Não ter apenas amplo conhecimento, mas sim saber colocá-lo em pratica;

Consultoria

Com base nas informações citadas anteriormente, pode se realizar um trabalho de Consultoria à Cafeteria, relacionando uma série de problemas e de soluções que visam a recuperação da empresa.

O objeto da consultoria é uma Cafeteria que está prestes a falir por não atender as necessidades da clientela ou de futuros clientes. Os principais problemas que afetam o desenvolvimento da empresa são péssima qualidade nos produtos e serviços oferecidos, falta mão de obra qualificada e embora haja um espaço razoável para o atendimento dos clientes, estes preferem freqüentar outros cafés que proporcionem melhor atendimento e qualidade nos produtos e serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com