TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Administrativos

Monografias: ATPS Processos Administrativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

CONCEITO E TIPOS DE PLANEJAMENTO: 3

CONSIDERAÇÕES FINAIS 4

PROJETO DE ARBORIZAÇÃO PARA A CIDADE DE MACAÉ/RJ 6

BENEFÍCIOS DA ARBORIZAÇÃO: 6

DESENVOLVIMENTO 6

CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

IMPLICAÇÕES ÉTICAS 7

DIREÇÃO COMO FUNÇÃO GARANTIDORA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO 9

DIREÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – ARBORIZAÇÃO 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

IMPLICAÇÕES ÉTICAS 10

ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR NA GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como por objetivo abordar os conceitos de planejamento empresarial e seus níveis: planejamento tático, planejamento estratégico e planejamento operacional. Será apresentando a importância do planejamento para o sucesso das organizações, em conceitos teóricos e práticos, ao ser elaborado um projeto de extensão universitária.

Falamos também sobre como a direção de uma organização como função garantidora do processo administrativo, assim como o controle empresarial. Por fim, discutimos sobre como o administrador deve agir para que seja um agente ativo no processo de busca pelo sucesso da organização.

ETAPA 1

CONCEITO E TIPOS DE PLANEJAMENTO:

O planejamento surge como a primeira função administrativa, a que serve como base para as demais ações da empresa. O planejamento é a “raiz” da empresa, de forma que se não houver um planejamento adequado, toda a empresa estará em risco. Segue abaixo pensamentos de alguns autores sobre o assunto:

Para o autor Chiavenato (2010 p.138), “planejamento é a antecipação dos objetivos a serem atingidos pela empresa, pois nenhuma empresa quer depender da sorte ou do acaso. Por esse motivo, tudo deve ser cuidadosamente planejado, para quando o planejamento for posto em prática não haja erros. Planejamento é um modelo teórico para ação futura, que tem por objetivo absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações”.

Já para o autor Leitão (1995 p.5), “O planejamento é considerado uma atividade que permite o controle sobre alocação de recursos financeiros, tendo em vista o alcance dos objetivos da empresa, sendo o planejamento considerado por muitos administradores como sendo uma atividade adjunta do controle orçamentário”.

Para Lacombe, Heilborn (2003 p.162), “Por meio do planejamento o administrador pensa antecipadamente o que deseja alcançar e determina os meios e recursos necessários para concretizar esse desejo. Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível”.

Os tipos de planejamento são: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. Segue conceito de cada um deles:

Planejamento Estratégico: Abrange toda a empresa. Seu objetivo é atingir as metas globais da organização, por isso é projetado para longo prazo e envolve a empresa como um todo, utilizando todos os seus recursos e áreas de atividade. O planejamento estratégico é definido pela cúpula da organização (nível institucional), sendo o plano maior a qual os demais estão subordinados.

Planejamento Tático: É elaborado em cada departamento (nível intermediário da organização), abrangendo seus recursos específicos em prol do atingimento das metas departamentais. Projetado para o médio prazo (geralmente 12 meses), é voltado para a coordenação e integração.

Planejamento Operacional: Refere-se a cada tarefa ou atividade particular. Preocupa-se no atingimento de metas individuais e especificas, sendo de curto prazo (diária, semanal ou mensal). Seu objetivo é a excelência operacional (eficiência na execução de tarefas ou atividades).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como pudemos observar, as organizações para sobreviverem, precisam de planejamento. Com um planejamento adequado diminuem-se erros, otimiza-se o tempo para execução dos objetivos traçados e consequentemente aumenta-se os ganhos.

O autor Santos (www.artigos.com), afirma que: “As grandes complexidades das empresas, das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades. Esse novo e intrépido mundo corporativo será virtualmente irreconhecível e exigirá habilidades de sobrevivência totalmente diferentes”.

Estudo sistêmico é uma forma de planejamento, com isso, o autor ressalta a importância do planejamento e também do aprendizado constante, já que as empresas mudam constantemente.

Já o autor Shinyashiki (www.planestrategico.com.br), define planejamento como:

“o ato enxergar o futuro a fim de corrigir em tempo hábil os possíveis problemas de uma organização. É ver oportunidades onde aparentemente há problemas, é não se acomodar com o que conquistou até o momento, e sempre ter uma visão do futuro para planejar adequadamente os objetivos a serem alcançados”.

Concluímos com base nas pesquisas dessa etapa, que o planejamento adequado parte de uma visão do futuro, antecipação do que irá ocorrer para saber como agir para solucionar eventuais problemas. O Administrador não pode se prender a fórmulas que deram certo no passado, pois as empresas estão em constantes mudanças. Com isso, os administradores precisam se atualizar, para manter a longevidade de suas empresas.

ETAPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com