TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Processos Gerenciais ETAPA - 3

Ensaios: ATPS - Processos Gerenciais ETAPA - 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS – Processos Gerenciais

ETAPA – 3

Passo_1 Ler e assistir o vídeo para fazer o passo 2

Passo_2

Conceito de LIDERANÇA:

“liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo.” Chiavenato (2000, p.107) ; “liderança é o processo de exercer influência sobre pessoas ou grupos nos esforços para realização de objetivos em uma determinada situação”. Chiavenato (2000, p.89).

Como se pode observar, o líder deve saber influenciar pessoas para alcançar os objetivos estabelecidos. Deve possuir o poder de entusiasmar e persuadir o outro.

Um líder não é escolhido porque sabe tudo e pode tomar qualquer decisão. É escolhido para reunir o conhecimento disponível e então criar os pré-requisitos para a realização do trabalho. Elabora os sistemas que lhe permitem delegar responsabilidade para as operações do dia-a-dia.

Com isso, os vários conceitos de liderança mostram que a figura do líder é imprescindível no ambiente de trabalho, pois são por meio de uma boa liderança que a empresa terá colaboradores motivados, um clima organizacional satisfatório com boas relações de trabalho, clientes satisfeitos, bons lucros, resultados positivos, entre outros.

Melhor tipo de LIDERANÇA:

No nosso ponto de vista o melhor tipo de LIDERANÇA para Sra. Marie Lou seria a LIDERANÇA DEMOCRÁTICA, onde busca a orientação e decisão em grupo, tarefas previamente decididas e bem comunicadas em que o grupo escolhia e dividia o trabalho por si mesmo. O líder elogiava o grupo e não o indivíduo. Facilidade de comunicação, franqueza, amizade e responsabilidade predominavam. Lembrando que nada deve ser engessado, pois toda decisão precisa antes de qualquer coisa ser pensada e analisada para depois partir para a prática e, em alguns momentos precisam mesclar os tipos de liderança.

Lembrando que a gestão participativa representa o estágio mais liberal da gestão das pessoas. Não se trata de subverter a ordem interna ou a hierarquia organizacional, mas apenas de transformar as pessoas em verdadeiros parceiros do negócio que participem dos custos e benefícios de atividade empresarial.

A participação é um processo compartilhado entre o administrador e seus subordinados por meio de três aspectos fundamentais:

1. Envolvimento mental e emocional;

2. Motivação para contribuir;

3. Aceitação de responsabilidade.

A gestão participativa, que se baseia em pessoas, tem sido apontada por empresas bem-sucedidas – principalmente as japonesas – como a alavanca para o progresso. Representa o envolvimento das pessoas na gestão da empresa. No fundo, a gestão participativa é uma evolução do processo democrático de participar e decidir. No entanto, ela não se baseia simplesmente na democracia da maioria- tão utilizadas na nossa vida política e na atividade sindical-, mas, na democracia do consenso. Na democracia da maioria impera a vontade da parcela que for maior em detrimento da parte com menor número de pessoas. Enquanto a maioria ganha, a minoria “perde”. Na democracia do consenso prevalece o resultado das negociações entre todas as partes, incluindo também a vontade das minorias e de todas as partes envolvidas. As vontades de todo as partes são submetidas a um intensivo trabalho de discussão e de negociação, cujo resultado representa o esforço coletivo e não somente a vontade de um grupo majoritário sobre os demais.

Melhores Estratégias Motivacionais

Conceito de Motivação:

“motivação é uma força que nos impulsiona em busca de alguma coisa”. Diz ainda que “ninguém pode motivar ninguém! A motivação vem das necessidades internas de cada indivíduo e não de nossa vontade”. Nascimento (2008, p.49)

Motivação abrange as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for. No campo da administração, pessoa motivada usualmente significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza.

Dessa forma, entende-se que a motivação é fundamental para se atingir objetivos, pois uma pessoa motivada pode superar obstáculos que venham a surgir no seu trabalho.

Em primeiro estratégia motivacional seria a implantação da Gestão Participativa, esse fator é fundamental para que haja uma colaboração mútua dos colaboradores. Outro ponto e ajustar principalmente a cultura organizacional da empresa, ou seja, a cultura organizacional precisa ser tratada de forma coerente pelo administrador e sempre ser acompanhada de perto.

Além disto, estudar e buscar meios aonde venham cada vez mais valorizar e beneficiar os colaboradores internos, isso faz com que os colaboradores se envolvam e participe cada vez mais na evolução da empresa. Lembrando que não podemos deixar de investir em TREINAMENTO dos colaboradores, o enriquecimento de cargo faz com o colaborador se sinta valorizado, trazendo efeitos desejáveis, como aumento d motivação, aumento da produtividade, redução do absenteísmo e redução da rotatividade do pessoal.

Melhores Estratégias de Comunicação Interna e Externa

A comunicação tem aplicação em todas as funções administrativas, mas é particularmente importante na função de direção, por representar o intercâmbio de pensamento e de informações para proporcionar compreensão mútua e confiança, além de boas relações humanas. A comunicação envolve troca de fatos, ideias, opiniões ou emoções entre duas ou mais pessoas e é também definida como inter-relações por meio de palavras, letras, símbolos ou mensagens e como um meio para o participante de uma organização partilhar significado e compreender com outros.

O sistema de comunicação envolve no mínimo duas pessoas ou dois grupos: o remetente (fonte) e o receptor (destino), entre ele existem mais quatro componentes do processo: a transmissão, o canal, a recepção e o ruído.

O propósito da comunicação é compor os aspectos básicos da atividade gerencial. Se administrar é fazer as coisas acontecerem por meio das pessoas, e para as pessoas poderem fazer as coisas de modo eficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com