TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processo Gerenciais Etapa 01

Artigos Científicos: Atps Processo Gerenciais Etapa 01. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  3.324 Palavras (14 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 14

ATPS Processo Gerenciais – etapa 01

1° Passo (aluno)

1- Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Comandar uma grande empresa requer habilidades para lidar com inúmeros desafios, que vão desde saber gerir equipes e mantê-las motivadas até traçar rotas de crescimento competitivas, mesmo com alguma alteração de regra do mercado.

Três tipos básicos de habilidades que os administradores precisam ter: Técnica, Humana e Conceitual. Todo administrador precisa das três (em proporções diferentes, dependendo do nível hierárquico).

●Habilidade Técnica: é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização.Saber utilizar principais técnicas e ferramentas administrativa saber decidir e solucionar problemas.

●Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las.saber lidar comunicando-se eficientemente ,negociando conduzindo,mudanças obtendo cooperação e selecionando conflitos .

●Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de uma organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como sua parte depende umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo (visão sistêmica).

2- O conceito de Empresa ,de gestor e empresário?

Ser empresário é o profissional de uma atividade econômica organizada, então empresa é uma atividade; a de produção ou circulação de bens ou serviços. É importante destacar a questão.

O gestor detalha mais o funcionamento das estruturas adotadas e foca organizações que estão envolvidas em mercados que exigem alta velocidade na tomada de decisões e flexibilidade para reorganizar e atender as solicitações tanto internas como externas.

3- Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

As organizações, segundo a teoria de sistema, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções.

As organizações são dependentes de fluxos de recursos do ambiente externo, assim como os sistemas abertos. Essa dependência pode ocorrer de duas maneiras. Por um lado, ela precisa do ambiente externo para conseguir os recursos humanos e materiais que vão garantir seu funcionamento. Por outro lado, ela precisa do ambiente externo para comprar e vender serviços e produtos. Desse modo, para a organização sobreviver ela precisa de ajustes como ambiente externo, além de ajustes no ambiente interno.Ademais, assim como um sistema aberto, uma organização pode ser definida como uma associação de grupos de interesses, sendo esses formados por elementos distintos, onde cada um busca atingir seus objetivos no contexto do ambiente mais amplo.As coisa vivas são sistemas abertos com entrada e saida em constante intercambio em relaçao ao meio ambiente.

4- O que é missão ,visões e valores organizacionais ?

Um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo e o que mais orienta, para o pleno exercício da liderança compartilhada é o estabelecimento de missão, visão e valores da sua empresa. Os Conjuntos formados pela missão visão e valores representam a identidade organizacional.

• Missão: A missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem? A organização deverá seguir uma linha da qual não abre mão, como por exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, etc. Missão é a bússola do negocio.

• Visão; A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado pelos esforços individuais, da equipe e pela alocação de recursos. A visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração. A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado.Deve ser uma frase prática, realista e visível, pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propor resultados inatingíveis.Uma simples frase pode sintetizar essa idéia sendo, ao mesmo tempo,ambiciosa e inspiradora.

• Valores; Quando falamos em valores, estamos falando sobre princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão.Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que definem e facilita a participação das pessoas no desenvolvimento da missão, visão e dos próprios valores. Os valores ainda facilitam no comprometimento entre os colaboradores e dos colaboradores com os clientes, comunidade e com a sociedade.Resumidamente, os valores definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes dos colaboradores. São regras para que, executando a missão, se alcance a visão. Os valores dão o suporte, é o foco da moral e ética da empresa.

2° Passo (Equipe)

Reunir com os colegas de grupo e debater sobre os conceitos levantados no passo 1, trazendo-os para realidade empresarial em que você esta inserido,ou seja ,mostrar como os conceitos pesquisados são entendidos na empresa em que você trabalha.Observar também se você,enquanto profissional ,possui habilidades e competências necessárias para um gestor de sucesso.Os conceitos levantados servirão de base para você trabalhar a teoria na pratica nas próximas etapas. ok

3° Passo (equipe)

Aplicar no desafio proposto alguns dos conceitos levantados no passo 1,ou seja,definir a missão,visão e valores da empresa B.O.N.I.T.A. Ltda. Reservar esse material para entrega do material final.

Missão,Visões e valores em função da empresa B.ON.I.T.A .

A missão significa a razão de ser do próprio negocio.Por que ele foi criado e para que existe.O empreendedor pode abrir um negocio por muitas razões ,como prestar um novo e diferente serviço a sociedade ,satisfazer novas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com