TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Artigos Científicos: ATPS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Esse trabalho tem por objetivo nos levar a entender melhor a definição e a importância de ter um departamento de Recrutamento e Seleção bem estruturado, para a contratação efetiva de funcionários aptos para compor o quadro de funcionários de uma Empresa, ressaltando como é feito todo processo seletivo especificando suas vantagens e desvantagens para que o processo de reter talentos seja bem sucedido.

Recrutadores e selecionadores investem em metodologias mais objetivas na busca de potenciais e talentos, com o objetivo de oferecer às empresas-clientes profissionais que atendam ao perfil solicitado.

Etapa – 1

1.1 - Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é composto pelas ofertas de trabalho e oportunidades oferecidas pelas organizações, ele é dinâmico, e suas características influenciam o comportamento dos candidatos ao emprego e as praticas do RH dentro das empresas. O mercado de trabalho refere-se as oportunidades quantitativa de emprego em determinada região.

Quando o mercado de trabalho esta em oferta o investimento em recrutamento para atrair talentos tem critérios de seleção mais flexíveis, aplicam treinamentos para compensar a inadequação dos candidatos, oferecem salários estimulantes para atrair candidatos e dão ênfase no recrutamento interno, como meio de fixar os funcionários atuais. Já na procura há baixos investimentos em recrutamento, os critérios para seleção são mais rígidos, poucos se investe em treinamento e os salários são mais baixos para aproveitar a competição entre candidatos.

O mercado de trabalho é essencial para a empresa analisar os recursos humanos disponíveis em determinada região, são compatíveis com as necessidades da empresa.

Conclusão: mercado de trabalho – oportunidades de emprego e vagas existentes.

1.2 - Mercado de Recursos Humanos

O mercado de RH é um conjunto de pessoas com competências necessárias que se candidatam a determinados empregos, pessoas que possuem capacidades e conhecimentos necessários para exercer o cargo, ou seja, mercado de recursos humanos são indivíduos aptos para o trabalho e consiste na quantidade indivíduos, que estão sujeitos a vender sua força de trabalho, sendo aptos a realizar algum tipo de serviço. Desse modo, o mercado de recursos humanos se relaciona intimamente com o mercado de trabalho, pois enquanto este oferta vagas de emprego, aquele demanda pelas mesmas e exige uma mão de obra, capaz de suprir suas necessidades.

Conclusão - mercado de recursos humanos é um conjunto de candidatos ao emprego.

1.3 - Qual a importância da contratação do profissional para a implantação do setor “Recrutamento e Seleção”.

A contratação desse profissional é de alta importância. Pois esse é o Setor responsável pela atividade de Atração e Seleção que identifica e provê, interna ou externamente, as competências individuais necessárias ao alcance das estratégias organizacionais. É responsabilidade dessa área planejar e implantar mecanismos que garantam um processo de retenção dos talentos necessários bem como definir e implantar políticas e ferramentas que garantam a escolha dos profissionais adequados.

O profissional desse setor é quem realiza a Gestão dos processos seletivos Internos e Externos, obedecendo às descrições de cargos e salários aplicados pela Instituição e posteriormente com a responsabilidade da Integração dos novos colaboradores. Através de um processo de Recrutamento e Seleção realizado com qualidade, a Instituição tem a garantia de contratar os melhores profissionais que melhor se enquadram ao seu perfil, diminuindo assim a rotatividade e consequentemente seus custos.

Etapa – 2

2.1 - Passo 1: Descrição do perfil de cargo

Figura 1

Descrição do Perfil de Cargo

IDENTIFICAÇÃO

CARGO:_________________________SETOR:___________________NÚM:__________

FUNCIONÁRIO (A): ________________________________________DATA:_________

ORGANOGRAMA

ENCARREGADO DE RH ANALISTA DE RH

OBJETIVOS DO CARGO

ATIVIDADES BÁSICAS

DESAFIOS PRINCIPAIS

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

TRAJETÓRIA INDISPENSÁVEL

TRAJETÓRIA DESEJÁVEL

2.2 - Descrição das atividades do cargo

Cargo: Analista de Recursos Humanos

Descrição sumária do cargo:

Administrar atividades de recursos humanos, fazendo administração de pessoal; desenvolvendo plano de cargos e salários; promovendo ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal; realizando processo de recrutamento e de seleção; gerando planos de benefícios e promovendo ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Administrar relações sindicais e jurídicas e coordenar sistemas de avaliação de desempenho e pesquisas de clima e opinião.

O analista de recursos humanos tem como principal função oferecer suporte à organização pessoal de uma empresa visando a integração dos seus setores.

2.3 - Descrição de atividades típicas do cargo:

• Recrutamento e Seleção – processos internos e externos;

• Avaliação de desempenho;

• Propor e implementar programas de treinamento e desenvolvimento pessoal;

• Supervisionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com