TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Recrutamento E Seleção

Dissertações: Atps Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

RECRUTAMENTO DE PESSOAL

O setor de terceirização está cada vez mais se expandindo em todos os ramos de atividade e não é diferente no setor de recrutamento e seleção, comum hoje como (ARH) Administração de Recursos Humanos, onde profissionais como administradores, psicólogos, tecnólogos em gestão de RH estão trabalhando juntos em consultorias para Recrutamento e Seleção. Visando esclarecer a comunidade de Administração, RH e demais interessados, é comum hoje a terceirização de serviços ao Sistema de Administração de Recursos Humanos das Organizações (ARH). O Recrutamento, visa localizar e atrair o maior números de candidatos aptos nas organizações.

Em 1983, Chiavenato propôs que seleção de Recursos Humanos, poderia ser definida como o Homem certo para o cargo certo. Sendo assim o papel do selecionador é garantir a eficiência das atividades dentro das organizações, mantendo ou elevando a produtividade das mesmas, via perfil de psicológico, recrutando profissionais capacitados para o cargo certo, na empresa certa e também na hora certa.

O Recrutamento inicia com o recebimento da vaga para o cargo específico, com o perfil do profissional desejado para o recrutamento. Com essas informações segue a etapa para o anuncio ou divulgação da vaga por fonte e especifica a área do cargo selecionado.

O recrutado pode ser interno, dentro da organização entre os colaboradores aptos a vaga, assim abrindo a vaga (se selecionado) do colaborador recrutado. Ou o recrutamento externo, chamando profissionais capacitados ao cargo.

As fontes de recrutamento podem ser:

- Recrutamento interno consiste em recrutar colaboradores para o preenchimento da vaga existente. Esse tipo de recrutamento faz com o funcionário se sinta motivado com a promoção desempenhando novas tarefas, e testando suas habilidades e conhecimentos.

- Recrutamento externo é a divulgação da vaga para o mercado de mão-de-obra externo. Nesse processo podemos destacar o vários perfis de pessoas, com habilidades e conhecimentos diferentes o que pode ser muito bom na hora de selecionar um candidato, isso faz om a vaga seja preenchida mais rápido.

- Recrutamento misto é junção dos dois recrutamentos acima, esse tipo de recrutamento acontece simultaneamente.

Os meios de recrutamentos podem ser através de:

- Instituições de ensino tanto de nível médio, superior e profissionalizante;

- Sites especializados;

- Jornais;

- Mídias;

- Anúncios na porta da empresa ou consultoria;

Recrutar é apenas uma parte, um conjunto de comportamento e processos, onde este conjunto se resulta em Recrutamento e Seleção de pessoal. Após o recrutamento segue a etapa com a triagem e seleção dos currículos ou indicações dos candidatos, para convocação dos selecionados para a etapa de entrevistas e outras etapas de seleção ao candidato.

A triagem é feita cautelosamente, separando currículos por ordem alfabética, especializações e escolaridade. Sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com