TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Recrutamento E Seleção

Trabalho Escolar: ATPS Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  2.073 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividades Práticas Supervisionadas

Técnicas de Recrutamento e Seleção

Tutora Profª. Milvânia

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Elisângela Rodrigues da Costa – 6786417096

Jéssica Alves Barbosa – 6786399404

Natalí da Costa Silva – 6791375338

Patrícia Pereira Marques – 6947468445

Solange Aparecida Miranda - 7599628881

Campinas / SP

2014

Sumário

1. Introdução__________________________________________________________ 3

2. Desenvolvimento

a. Justificativa da contratação¬¬¬¬¬¬¬¬_____________________________________________4

b. Descrição do cargo___________________________________________________ 6

c. Fontes de recrutamento a serem utilizadas_________________________________ 7

d. Anúncio do cargo____________________________________________________ 8

e. Elenco de competências do cargo________________________________________8

f. Sugestão de dinâmicas de grupo_________________________________________9

3. Considerações finais_________________________________________________10

4. Referências bibliográficas_____________________________________________11

1 Introdução

Nos quatro cantos do mundo, teve uma mudança revolucionária na vida das pessoas, contudo, nas organizações também.

Essa mudança nos trouxe um mercado muito competitivo, e clientes internos/externos, muito exigentes, onde a qualidade de produtos, serviços e/ou atendimento passam a ser primordial ao sucesso de uma empresa.

A preocupação com a qualidade, fez com que as empresas deixassem de ver somente seus clientes externos e passassem a valorizar os colaborados. Entenderam que o crescimento e o sucesso da organização, dependiam de uma boa produção, e para isso acontecer, era preciso obter uma boa Gestão de Pessoas que agregasse ao motivacional e incentivo de seus funcionários.

Estaremos relatando a seguir, a preocupação de uma empresa, que vem se destacando no mercado, em contratar um profissional na área de Recursos Humanos, a fim de otimizar o processo de recrutamento e seleção de pessoal da empresa, e as técnicas que serão utilizadas para essa contratação.

Além disso, iremos entender a importância em ter esse profissional na organização, e qual as principais funções que esse cargo exerce.

Assim como a “Brasil Confecções”, entenderemos melhor o que uma empresa espera de um profissional desse porte, no que ele pode contribuir para o sucesso da organização.

2 Desenvolvimento

a. Justificativa da Contratação

Num mercado tão competitivo, as empresas vêm cada vez mais se inovando, a fim de manter e/ou melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. Em razão dessa competitividade, as organizações vêm valorizando a necessidade de uma boa Gestão de Pessoas.

Visando melhorias e continuidade ao desenvolvimento da “Brasil Confecções”, identificamos a necessidade de um profissional de Recursos Humanos na empresa, para que este capacite e acompanhe o desempenho dos funcionários. Além disso, é primordial que esse profissional venha agregar para organização, técnicas de recrutamento e seleção, já que hoje a empresa não possui alguém que se dedique exclusivamente a isso.

A contratação de um Analista de Recursos Humanos fará toda diferença dentro da empresa. É este profissional que dará assessoria aos demais departamentos da organização, a fim de minimizar ou eliminar prejuízos e desgastes na empresa por motivo de contratações mal sucedidas.

A importância de ter um profissional desse porte na empresa, é evitar a contratação de pessoas na qual não tem características especificas as necessidades da empresa, ou ainda, não tem o perfil para exercer funções dentro de determinados cargos.

Um profissional de Recursos Humanos é responsável pela inovação na Gestão de Pessoas da organização. Essa inovação é baseada nas mudanças que vem acontecendo no mundo empresaria, hoje com foco nas pessoas. Além disso, contratar pessoas que possam agregar ao sucesso da empresa, não é uma tarefa fácil.

Esse profissional deve aplicar técnicas na hora de recrutar e selecionar pessoas, e para isso, é preciso que esse obtenha grande conhecimento na missão e nos valores da empresa, além de conhecer cada departamento, suas características e necessidades. Tudo isso é importante na hora da contratação, pois uma empresa bem sucedida precisa de funcionários que tenham objetivos e valores a se identificarem com os da empresa.

A contratação por competências técnicas deixou de ser a principal característica analisada. Hoje em dia, o RH das empresas procura por pessoas com habilidades e atitudes especificas às necessidades da empresa, e da vaga em questão.

A fim de maximizar o desempenho da “Brasil Confecções” e de seus colaboradores, dá-se então a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com