TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TECNICAS

Trabalho Escolar: ATPS TECNICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  3.108 Palavras (13 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 13

POLO: Bragança Paulista

CURSO: Marketing

DISCIPLINA: Técnicas de negociação

NOME: Willian Fernando Lopes RA:406634

NOME: Caique Rosa Oikawa RA:438633

NOME: Gregory Catanzaro RA:413791

NOME: Rafael Gomes da Silva RA:436498

TÍTULO: Negociações salariais

PROFESSOR: Karen Rojas

Cidade: Bragança Paulista

DATA:19/04/2013

Roteiro de preparação para negociações salariais

Durante toda nossa vida fazemos planos, estabelecemos metas, e se tudo der certo alcançamos nossos objetivos. Um trabalho árduo e cansativo até alcançarmos o que almejamos é espera. Sabemos de todas as dificuldades que possivelmente enfrentaremos, sabemos que imprevistos acontecem e, mesmo sabendo de tudo isso não desistimos de nosso objetivo. O prazer que temos ao satisfazermos a nossa vontade é grande e maior ainda quando nos lembramos das etapas em que foi preciso se superar.

A vida de um trabalhador não é diferente, todos os dias acordamos cedo, as vezes contra a própria vontade, para enfrentar dias intensos e cansativos de trabalho. Com a esperança de que possamos ter no mínimo um conforto financeiro e que nossas mentes durmam tranquilas. Isso é rotina na vida do ser humano.

Constantemente é necessária a comunicação para que possamos conseguir o que queremos. Nos tempos atuais ninguém vive sem se comunicar. O mundo moderno funciona pelos diversos canais de comunição, observamos isso em todos os lugares, por meio da internet, sistema de telefonia, mídia televisiva, rádio e mídia impressa.

Negociar se tornou uma necessidade diante de tantas possibilidades. Vez por outra nos deparamos negociando por determinado produto, direta ou indiretamente. Sempre estamos pesquisando os melhores preços e as melhores opções, na internet ou em outros meios de comunicação.

Diante de tantas e diversas opções, estamos em constante crescimento individual dentro desse sistema em que vivemos. Almejamos sempre mais e o melhor para nós diante das dificuldades do mundo moderno.

Profissionalmente também queremos o melhor. Reconhecimento, promoção e aumento de salário, todos os colaboradores dentro de uma organização desejam essas coisas. Se esforçando para alcançar os objetivos, estão constantemente dando o maximo de seu potencial para conseguir o tão desejado aumento salarial. E negociar com o chefe é uma das tarefes essenciais para que isso aconteça, mas possivelmente enfrentara dificuldades e terá respostas negativas ao que você deseja.

Sabendo que enfrentaremos dificuldades e prováveis respostas negativas durante o processo de negociação, será um grande sinal de fraqueza simplesmente desistir depois de receber um “não” como resposta. Pensar em desistir de seu objetivo, apenas por um pequeno obstáculo que nos impede é a melhor escolha, simplesmente é a pior escolha que se pode ter. Se pensarmos assim nunca terá o que deseja.

Depois de um certo tempo trabalhando em uma empresa, naturalmente desejamos que nossos esforços sejam reconhecidos com benefícios, promoções e principalmente um aumento da remuneração salarial. Para isso é necessário negociar com nosso chefe, convencer ele de que somos merecedores de um aumento. Para alguns isso é uma tarefa simples, mas para a maioria das pessoas é uma tarefa muito difícil de enfrentar. Muitos tem medo de uma provável resposta negativa, e por isso, não negociam com seus chefes. Um bom negociador vai se preparar para essa negociação salarial.

Uma das virtudes de um negociador é estar preparado para receber uma possível resposta negativa, em uma negociação por aumento de salário não é diferente. Respostas e argumentos negativos sempre existirão em diversos tipos de negociação, o que determina o sucesso é como reagimos a esses contra argumentos. Estar preparado para receber uma resposta negativa diante de uma negociação salarial, não quer dizer desistir de nosso objetivo, mas entendermos a opinião de nosso chefe para usarmos argumentos melhores que os dele.

Em momentos como esse é preciso agir com critério e pensar, antes de tudo, na melhor forma para propor a conversa. Estarmos preparados para a ocasião surpreende e, para isso, precisamos de um planejamento adequado. O planejamento é o fator determinante para o sucesso.

Antes de discutir esse tema com o chefe, é necessário estarmos em uma situação favorável para pedirmos aumento. Avaliarmos como esta nossos serviços prestados para a empresa entre as opções: excelente, bom, regular ou insatisfatório. Levar em consideração o tempo que trabalhamos para a empresa, se realmente existe motivo para o descontentamento ou se apenas estamos procurando uma alternativa mais fácil para resolver os problemas financeiros.

Analisarmos como esta a situação financeira da empresa em que trabalhamos também é importante. No caso de uma empresa de médio e pequeno porte fica fácil obtermos uma informação dessas, mas caso trabalhe um uma empresa de grande porte, talvez seja mais difícil de obter essa informação, nesse caso, usarmos a percepção ira nos ajudar a saber, se é uma hora boa ou ruim para determinado tipo de conversa.

Pesquise qual a média salarial de seu cargo em outras empresas da região e compare com a média paga pela empresa em que trabalha, sempre considerando o porte da organização. O salário pago por uma multinacional talvez seja três vezes maior do que você ganha; por tanto, não espere receber o mesmo valor em uma empresa de pequeno ou médio porte.

Ao argumentar com o chefe, estabeleça um ambiente propicio e tenha bons argumentos para isso. Evite frases como “estou trabalhando muito”, “as coisas estão caras”, “estou a muito tempo na empresa” ou “eu mereço mais”, é desnecessário dizer isso ao seu chefe, mas de muito mais valor demonstrar com trabalho e atitude que você realmente merece.

Se desejar receber mais reconheça seu valor dentro da empresa, estabeleça metas e demonstre o porquê você é merecedor de um aumento ou promoção. Assim terá grandes motivos para ganhar um aumento salarial e uma promoção na empresa, além de ser reconhecido como um ótimo profissional.

Referencias:

PUCCI, Claudio.Como pedir um aumento de maneira madura e eficiente. Disponível em: < http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/como-pedir-um-aumento-de-maneira-madura-e-eficiente,21089f79c4237310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com