TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS em Planejamento de Segurança

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

ENTENDENTO O ATPS

OBJETIVO DO DESAFIO

Desenvolvimento de planejamento estratégico em segurança e análises de riscos, que sejam pertinentes aos prejuízos que estão ocasionando o prejuízo corporativo.

“O objetivo do Desafio: Desenvolvimento de planejamento estratégico em segurança e análises de riscos. Isto é o que os grupos irão produzir”.

ETAPA 1 (TEMPO PARA REALIZAÇÃO: 10 HORAS)

_ Aula-tema: Conceitos e Definições. Gerenciamento de riscos corporativos: cenários de riscos, diagnóstico, levantamento de riscos e análise de riscos.

Esta atividade é importante que seja desenvolvida em grupo.

A equipe ao qual estiver sendo formada deverá escolher a empresa e iniciar os trabalhos nas formas que são dirigidas.

Os estudos de casos, desenvolvimento de cenários e pontos de vistas diferentes é fundamental para que um trabalho de planejamento estratégico em segurança seja desenvolvido. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Buscar uma empresa que permita ao grupo um estudo de caso. É fundamental que na escolha da empresa, um ou mais integrantes do grupo seja(m) colaborador (es) devido às problemáticas que irão surgir para conhecimento do comportamento empresarial. Neste passo é proposto que desenvolva:

1. Nome da empresa, história do nascimento, tipo de empresa, estilo de liderança, segmento de mercado desenvolvido pela empresa, tamanho/porte, localização física, planta baixa; missão, valor e visão da empresa.

2. Qual o objetivo de escolha desta empresa.

“Apenas responda as perguntas nos itens 1 e 2 de uma forma direta e objetiva”.

Passo 2 (Individual)

Assistir ao filme ‘Ponto de Vista’ – “Vantage Point”, com Dennis Quaid e Forest Whitaker, este filme irá contribuir para criar o cruzamento de informações para diagnóstico de diferentes cenários e ainda criar diferentes pontos de vista do mesmo cenário. O mesmo evento quando existem diferentes pontos de responsabilidade, a tendência natural do profissional é realizar sua parte com o máximo da qualidade esperada, contudo a parte da outra equipe, com outro ponto de vista e outras responsabilidades tende a ser esquecidas. É de suma importância que os cenários sejam estudados de diferentes pontos de vista, só assim seu contexto será rico em detalhes. Uma informação só pode ser construída quando originadas de diferentes fontes, esse mosaico que compreende a construção de um fato ou opinião.

“Assista ao filme Ponto de Vista em https://www.youtube.com/watch?v=BKtAE967JQI

“Procure observar os diversos eventos e cenários bem como as formas como as pessoas têm visões diferentes sobre cada situação”.

Passo 3 (Equipe)

Elaborar os possíveis cenários prospectivos na visão negativa e comece a tabelar esses

possíveis cenários. Importantíssimo nesta fase da criação dos cenários que toda a criação deve conter um grau de risco negativo, mas deve conter o grau de risco. Cuidado para que na criação do cenário não exista um envolvimento neste momento, qualquer tipo de envolvimento irá influenciar diretamente no diagnóstico e tratativa futura.

Para auxiliar nesta produção, o autor Antônio Celso Ribeiro Brasiliano em sua obra Manual de Planejamento – Gestão de Riscos Corporativos – no capítulo 3 (p. 45 a 71) irá auxiliar exatamente como cumprir esta proposta.

“Siga exatamente a sequência dos métodos apresentados no 3º Encontro – Cenários. Deverão ser apresentados: o quadro Classificação em PERTINÊNCIA E PROBABILIDADE (slide 14); a Matriz de Tratamento de Eventos (slide 16); a Tabulação de Impactos Cruzados (slide 20); e a Grade Modelagem de Cenários (slide 22)”.

Passo 4 (Equipe)

Entrevistar colaboradores da empresa que possam ampliar o campo de estudo e alertar para fatores endógenos ou exógenos que possam criar algum tipo de risco negativo. Caso a realização desta entrevista não seja viável, criar um debate entre os integrantes do grupo para que juntos entendam e estudem os cenários propostos.

Após o cumprimento desta entrevista ou debate, redigir um texto com no máximo cinquenta linhas apontando os resultados obtidos.

“Redigir, no mínimo, dois parágrafos com dez linhas, apresentando o resultado das entrevistas (as opiniões dos entrevistados sobre o que pode gerar riscos). Aqui, devem ser apresentados os fatores (origens) internos e externos que possam causar algum risco negativo à empresa”.

1. Após o texto produzido apontar qual foi à margem de acerto que o grupo teve ao desenvolver os cenários no Passo anterior (Passo 3) e qual foi os pontos de menor relevância encontrados. Apresentar uma justificativa para esses resultados.

“Comparar os fatores de riscos levantados nas entrevistas, com um cenário mais provável e com um cenário menos provável. Faça considerações sobre a margem de acerto ou erro. Dois parágrafos são suficientes”.

ETAPA 2 (TEMPO PARA REALIZAÇÃO: 10 HORAS)

Aula-tema: Matriz de Vulnerabilidade. Exercício da Ferramenta Científica. Princípios Gerais e Específicos do Planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com