TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E RELAÇÕES

Projeto de pesquisa: EDUCAÇÃO E RELAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO SUPERIOR DETECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

1º SEMESTRE

RA:

RA:

RA:

RA:

ATPS (ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS)

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

PROFESSOR-TUTOR A DISTÂCIA EAD (MAURÍCIO DIAS)

PROFESSOR - TUTOR PRESENCIAL EAD (VÂNIA CAVALCANTE)

ARAGUAÍNA – TO

2013

INTRODUÇÃO

Basta olhar em volta para percebemos que ética hoje em dia é um assunto que envolve tudo que está em nossa volta. Ética na política, ética no esporte, ética nas profissões, e ética nas relações sociais, fala-se tanto ao ponto de banalizarem seus conceitos. Antigamente era um assunto que se encontrava apenas nos livros, Mas nos dias de hoje podemos observar que ética está se tornando um assunto cada vez mais amplo e destinado a um grande público, é um tema bastante conceituado, que se insere em todos os meios, comunicação, educação, medicina, na empresas, em todos os campos cabe a ética. Isso já se tornou uma necessidade, precisamos de mudanças, precisamos da ética.

A ética é condição essencial para o exercício de qualquer profissão, exercer a ética é exercer a responsabilidade, é transmitir valores positivos, é ter moral, é ter respeito, é ser feliz consigo mesmo, ter a consciência tranqüila é o melhor bem está que se pode ter. O ato humano é bom ou mau na medida em que a auto decisão do sujeito se conforma, ou não, com o que a consciência diz ser susto ou reto.

A ética é importante no universo organizacional, já que as empresas, as organizações ou instituições são agentes da sociedade que dependem de homens de caráter bem formado, livres inteligentes, competentes e eficazes.

A ética empresarial leva em consideração três áreas básicas de tomadas de decisão gerencial: escolhas quanto à lei, escolhas sobre assuntos econômicos e sociais que estão além do domínio da lei e escolhas sobre a preeminência do interesse próprio. Não podemos fiscalizar a ética em todas as áreas, nem temos punição para a falta de ética nas pessoas, pois ética tem quem quer ter, mas temos os códigos de ética que podem ser cobrados dentro das empresas, das instituições, e podem ajudar a pessoas a desenvolver e entender melhor a ética.

A ética na empresa revela harmonização efetiva, desenvolvendo amizade e participação. Além disso, manifesta segurança social e técnica, que advém do conhecimento partilhado e do ambiente em que todos ensinam e aprendem. A empresa ética é capaz de despertar a solidariedade em seus profissionais, comprometendo-se com a causa comum. Em uma empresa ética percebe-se a valorização profissional, o reconhecimento pelo trabalho através do feedback valorativo dos sujeitos.

Os códigos de ética estruturam e sistematizam as exigências éticas de todos os profissionais nos seguintes planos: de orientação, disciplina, e de fiscalização. Eles fazem parte do sistema de valores que orientam o comportamento da pessoas, grupos, e das organizações e seus administradores. A razão de ser do código de ética é fornecer critérios ou diretrizes para que as pessoas descubram formas éticas de se conduzir.

“De acordo com Coelho (2010), as regras éticas são aquelas universais, ou seja, devem ser respeitadas

por todos os integrantes da sociedade e sustentam valores que preservam a dignidade da pessoa

humana e são esteios que impedem a transformação das pessoas em coisas ou em pessoas

manipuladas”.

Durante esta ATPS vamos esclarecer um pouco da ética no nosso cotidiano, tanto profissional quanto empresarial, pessoal também que é muito importante, e tudo baseado no filme “Amor sem escalas” e em tudo o que pesquisamos. Pois diante de tudo isso não podemos esquecer jamais, que ética é o fundamento da sociedade não é um tema para apenas as horas vagas, é algo concreto e de extrema importância na nossa vida. A ética pode determinar o sucesso

ou o fracasso de uma organização empresarial. Só depende de cada um como sujeito livre e racional decidir nas ações de cada dia por uma vivência da ética e de maneira consciente e responsável.

Ética Profissional

A ética profissional é importantíssima dentro de uma empresa, desde o dono até o mais simples funcionário. É a alma do negócio, é o que garante o conceito público e a perpetuidade da empresa.

Em relação ao filme “Amor sem escalas” podemos observar vários fatores que demonstram tanto pontos positivos, como negativos em relação à ética profissional, no ponto de vista do grupo, demitir pessoas já com um pacote em mãos, com explicações que eles acham ser o suficiente e necessárias para quem está sendo demitido, sem ter um argumento concreto, é com certeza uma grande falta de ética profissional. Mesmo porque havia pessoas que trabalhava há anos na empresa, e chegar ao ponto de ser demitido por uma pessoa que não fazia nem se quer parte do seu ciclo de trabalho, uma pessoa totalmente desconhecida, é uma tremenda falta de respeito e de consideração pela parte do proprietário ou sócios, a final foram anos de dedicação, e com certeza esses pacotes não tinha nem a metade do seu justo direito.

Outro fator importante em relação a ética profissional é a relação entre patrão e empregado, o patrão não impõe um pingo de respeito só ameaça se não sair como ele quer, o executivo empregado além de responder o patrão,se coloca no lugar dele querendo dar uma de chefe, e em certos momentos acha que ninguém é capaz de fazer o que ele faz, ou seja ele é o melhor.O respeito e a humildade é um dos pontos fortes da ética, e na ética profissional não é diferente, um bom profissional tem que saber sempre o seu lugar e suas obrigações por mais eficiente que ele seja.

A frieza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com