TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATS ETICA

Trabalho Escolar: ATS ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

1. Introdução (Ética e Administração).

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.

2.1. Sinopse do filme.

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração.

3. Conclusão.

4. Referências bibliográficas

1. Introdução (Ética e Administração).

Nas organizações, a grande competitividade coloca as pessoas em batalhas sem fim, disputando fatias de mercado, disputando posições de destaque dentro das empresas e fora delas. Na busca desenfreada pelo reconhecimento, manutenção do "status", prestígio, lucratividade e poder, muitas das vezes, a ética é deixada de lado. É a guerra da sobrevivência patrocinada pelo mercado.

Nesse cenário mercadológico conciliar interesse pessoal, com objetivos comuns, por vezes exige do administrador um comportamento, sobretudo, ético, de respeito ao próximo, respeito à concorrência, ao cliente, às leis, etc. Aí está o grande desafio do administrador.

Agir de forma proativa em prol dos interesses organizacionais, priorizá-los em detrimento das questões individuais e ao mesmo tempo ser honesto, respeitar os clientes, a concorrência, ser cumpridor das leis e saber valorizar as pessoas é palavras de ordem nos códigos de ética das organizações. Quanto a ser e manter-se ético, diante das circunstâncias, vai depender de cada indivíduo, de cada administrador.

Entendo que o administrador em seu processo de formação é brindado com uma série de saberes sociológicos, filosóficos e humanos que o credenciam a agir de maneira ética no exercício da profissão. Cabe ressaltar, que as regras são postas e impostas pelo mercado, qualquer que seja o mercado. Ser fiel aos princípios de vida em sociedade; respeitar as opiniões divergentes; ser leal aos objetivos organizacionais; ser coerente e ter a consciência de que é preciso estar sempre procurando aprender mais.

O administrador, dentro e fora das organizações deve ter perseverança e lutar pelo seu futuro e de sua família, fazendo sua parte enquanto cidadão, para que tenhamos um mundo melhor, mais justo, onde todos tenham oportunidades. É necessário em minha opinião, que o administrador tenha sensibilidade e equilíbrio no momento de tomar esquecer que as organizações fazem parte de um sistema aberto, portanto, não é um fim em si mesmo. O administrador não pode se dar ao luxo de desconsiderar tais premissas.

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.

No filme, podemos identificar a vida agitada de um profissional em que seu tempo é cronometrado para que nenhum minuto seja desperdiçado, um profissional ético com muitos anos de profissão e com vasta experiência no seu ramo e isso o tornava um excelente profissional, com grande poder de persuadir as pessoas com sua clareza e firmeza. Não aceitava de forma alguma a possibilidade de ser demitido e por dominar o que fazia, colocava despedia as pessoas de forma humanizada, assim demonstrou ao seu superior que o sistema de informatização tinha muitas falhas, e através de vários argumentos ele conseguiu dobrar seu chefe.

2.1 Sinopse do filme.

Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho.

2.2 Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração.

Um profissional altamente competente, cercado de inteligência emocional, perspicácia para entender e analisar as oportunidades, com alto poder de neutralidade perante as situações e alto poder de argumentação uma vez que conseguia fazer os desligados a enxergar uma chance de recomeço.

3 Conclusão.

O filme Amor sem Escalas (Up in the Air, 2009), de Jason Reitman, retrata a vida de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com