TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA CONTABIL

Trabalho Escolar: AUDITORIA CONTABIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  4.411 Palavras (18 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 18

O que é auditoria?

É um exame detalhado e minucioso das atividades desenvolvidas num determinado setor da empresa com o objetivo de averiguar se tudo está tudo de conformidade com as disposições planejadas ou estabelecidas previamente, se foram implantadas com eficácia e se estão adequadas a atingir os objetivos pré-estabelecidos.

Quais os tipos de auditoria existentes? Explicar cada um.

Existem dois tipos de auditoria, a interna e a externa.

1 - Auditoria Interna – É feita por profissional da própria empresa com o intuito de avaliar e monitorar os controles internos. É feito levantamento e a partir de então, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, sistemas de informação e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da empresa no cumprimento dos seus objetivos.

Existem seis tipos de auditoria interna:

a) Contábil;

b) Operacional;

c) De compliance;

d) De sistemas;

e) Fiscal e tributária;

f) De qualidade e ambiental,

Auditoria Contábil – A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações, de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada. Tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.

Este tipo de auditoria, dadas suas peculiaridades de continuidade, é a única que não é comumente prestada por terceiros. O resultado do seu trabalho é um relatório de recomendações, de maneira geral, composto da seguinte forma:

• Descrição do problema verificado;

• Consequências para a empresa;

• Sugestões para solução do problema.

Auditoria Operacional – É a análise e avaliação do desempenho da organização em todos os processos ou em partes, visando a elaboração de recomendações e comentários que contribuirão para melhorar os processos quanto aos seus objetivos econômicos, de eficiência, de eficácia e de efetividade e de qualidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.

Auditoria De Compliance – É o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio de inconformidade que possa ocorrer. É um termo que tem origem no verbo em inglês to comply, que significar agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.

Auditoria de Sistemas – É feita em sistemas de informática ou Riscos Tecnológicos é uma atividade independente que tem como objetivo o gerenciamento de risco operacional envolvido e avaliar a adequação das tecnologias e sistemas de informação utilizado na organização através da revisão e avaliação dos controles, desenvolvimento de sistemas, procedimentos de TI, infraestrutura, operação, desempenho e segurança da informação que envolve o processamento de informações críticas para a tomada de decisão.

Auditoria Fiscal e Tributária – É aquela voltada para a análise do correto cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes. A auditoria tributária objetiva o exame e a avaliação de planejamento tributário e a eficiência e a eficácia dos procedimentos e controles adotados para a operação, pagamento e recuperação de impostos, taxas e quaisquer ônus de natureza fisco-tributária que incida nas operações, bens e documentos da empresa. Só pode ser realizada por servidor público empregado no ente tributante, ele é a autoridade administrativa incumbida de verificar o correto funcionamento do sistema tributário.

Auditoria de Qualidade e ambiental- É um instrumento gerencial utilizado para avaliar as ações da qualidade previstas num sistema de qualidade. É um processo construtivo e de auxilio a prevenção de problemas e oportunidades de melhorias relacionadas direta ou indiretamente à melhoria da qualidade dos produtos e redução dos impactos ambientais das atividades da empresa.

Esta auditoria pode ser subdividida em duas partes:

• Auditoria interna - para adequação de procedimentos e normas com fins de melhorias operacionais e de custos. Visa, a redução de falhas, danos ambientais e desperdícios durante o processo produtivo; e

• Auditoria de certificação – Visa à obtenção de certificação através de especialistas externos, pelas normas ISO 9000 e 14000 e mais recentemente a ISO 19011, que fez a junção das ISO 9000 E 14000, visando a redução de custos na implementação conjunta.

2 - Auditoria Externa – É feita por um profissional sem vínculos empregatícios com a empresa. É uma forma de aumentar a confiabilidade nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. É uma forma também de ter um parecer, uma opinião sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada no período e assegurar que foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação específica.

As principais características da auditoria externa são:

O executor é um funcionário da auditoria independente;

A isenção para informação externa é maior;

O objetivo principal é o exame das DCs com evidenciação da situação da empresa auditada através do parecer;

O resultado do trabalho é a emissão do parecer;

O cliente do serviço é a empresa contratante;

O sigilo é sim para o WPs, não para o parecer;

A freqüência é periódica;

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com