TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Contabil

Trabalho Universitário: Auditoria Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar suporte à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e funcionários a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.

Um sistema é composto de subsistemas que se relacionam dependente ou independentemente. A organização é, no caso, um sistema. O SI é um subsistema da empresa. Assim, o subsistema orçamentário, por exemplo, desdobra-se nos subsistemas de:

• Orçamento de vendas

• Orçamento de produção

• Orçamento de materiais

• Orçamento de resultados

• Orçamento de Investimento

• Orçamento de Caixa

CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS

- Sistemas de Apoio às Operações ou Sistemas de Processamento de Transação (SPT)

São redes de procedimento rotineiros que servem para o processamento de transações recorrentes de uma empresa. São eles que fazem o controle de estoque, a folha de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais, etc. O principal objetivo dos SPTs é controlar o fluxo de transações da organização.

Os SPT permitem que as empresas executem suas atividades mais importantes de maneira mais eficiente. Sendo assim, esses sistemas são importantes fornecedores de dados para o nível operacional da organização e também para os níveis mais elevados.

Exemplos de SPT

• Sistema de reserva de hotel, Informações de clientes, Folha de pagamento, Cadastro de empregados.

• Processamento de pedidos, Faturamento, Controle de estoques, Contas a pagar – receber, Compras.

• Controle de pontos de funcionários, Expedição de material.

- Sistemas de Apoio à Gestão (SAD) e Sistemas de Informação Gerencial (SIG)

São sistemas que auxiliam no processo de tomada de decisão, e se voltam para estratégias operacionais que envolvem uma agregação de várias transações, tais como planejamento e controle de produção, custos, contabilidade, etc.

IMPACTO

Enquanto a qualidade da performance dos sistemas processadores de transações pode afetar diretamente a eficiência das operações (demora nas confirmações de pedidos, atrasos no faturamento, etc), os sistemas operacionais para a tomada de decisão podem ter um impacto significativo nos resultados da empresa, podendo por exemplo levar à redução de custos unitários de produção, redução de estoques, defasagem no uso de equipamentos, etc.

A REVOLUÇÃO DA REDE

Uma das razões pelas quais os sistemas de informação têm papel tão importante nas organizações e afetam tantas pessoas é o imenso poder e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com