TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUMENTO DO PROCESSO DE INFRA-ESTRUTURA LOGÍSTICA DE FORNECIMENTO

Tese: AUMENTO DO PROCESSO DE INFRA-ESTRUTURA LOGÍSTICA DE FORNECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2014  •  Tese  •  8.645 Palavras (35 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 35

MELHORIA NO PROCESSO DE INFRA-ESTRUTURA DA LOGISTICA DE SUPRIMENTO

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA ALFA CONCENTRADOS DA AMAZONIA LTDA

Relatório de estágio apresentado ao Centro Universitário do Norte – Uninorte, como um dos pré-requisitos para obtenção do grau de bacharel em Administração.

Aprovada em ____/____/____

BANCA AVALIADORA

Wanderley de Oliveira Pires, Esp.

Orientador do Artigo

Em primeiro lugar, agradecemos a Deus, a instituição Uninorte por selecionar dois dos seus melhores professores bem capacitados Srs Marcello Pires Fonseca e Wanderley de Oliveira Pires, as nossas famílias por toda a paciência e colaboração em nosso dia-a-dia. Aos colaboradores da Alfa Concentrados da Amazônia e seu diretor industrial que nos permitiu adentrar a sua organização e realizar esse projeto.

Como certo ditado é falado “Não é digno de saborear o mel aquele que se afasta da colméia com medo das picadelas das abelhas“ é com esse pensamento que iremos aplicar nossos conhecimentos e conquistar nosso espaço com muito trabalho, estudo e dedicação. Nosso ilustríssimo Shakespere.

De uma forma geral a nossa força e determinação que nos encorajou a finalizar essa jornada de conclusão de curso, e todos os que direta e indiretamente contribuíram para realização dessa conquista.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 Organograma Organizacional da Alfa Concentrados da Amazônia Ltda 25

Figura 2 Organograma Organizacional da Alfa Concentrados da Amazônia Ltda 62

Figura 3 Fluxograma atual da Alfa Concentrados da Amazônia Ltda 86

Figura 4 Fluxograma proposto da Alfa Concentrados da Amazônia Ltda 87

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1 Perfil do quadro funcional por faixa etária 28

Gráfico 2 Perfil do quadro funcional por faixa sexo 28

Gráfico 3 Perfil do quadro funcional por hierarquia 29

Gráfico 4 Perfil do quadro funcional por escolaridade 29

Gráfico 5 Gráfico Radar da Alfa Concentrados da Amazônia Ltda 33

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 Análise Interna – Tabulação dos 10 M’S 32

Quadro 2 Detalhamento das Atividades 67

Quadro 3 Cronograma de Atividades 68

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 Quadro funcional 27

RESUMO

Analisando a necessidade de melhorar a infra-estrutura, para obtê-la o máximo de qualidade na área de materiais, buscou-se estudar e oferecer soluções de melhoria como uma forma de contribuir para o diferencial competitivo da empresa Alfa Concentrados da Amazônia Ltda. A pesquisa foi composta por três etapas, sendo assim: no capitulo I, consta à apresentação da empresa, com sua localização, natureza do negocio, missão, visão, valores, princípios e crenças, sua políticas, objetivos, metas e histórico da empresa, perfil da organização, citando os produtos e serviços, porte da empresa, suas características físicas, as tecnologias utilizadas e características do quadro funcional, os aspectos organizacionais, como a análise interna com seus pontos fortes e fracos, análise externa, com as oportunidades e ameaças, os catalisadores, os ofensores, os stakeholders, os principais clientes, o diferencial competitivo, os concorrentes de mercado e os principais fornecedores. Neste capitulo a análise dos ambientes foram de extrema importância, pois foi através desta pesquisa que identificamos o problema da organização através da implantação do gráfico radar. No capitulo II, foi verificado à justificativa, o problema, o objetivo geral e os objetivos específicos, bem como a fundamentação teórica, a caracterização da empresa, o organograma, a metodologia do projeto, através da análise documental, entrevista e observação direta, a proposta de solução, e o cronograma. Demos ênfase no capitulo III, a fundamentação teórica, a metodologia do projeto, citando bem como as entrevista e a observação direta, a demonstração dos resultados, o fluxograma atual e o proposto para organização, a conclusão e as recomendações. A implantação das recomendações aqui proposta tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da empresa e dos colaboradores, melhorando a qualidade dos serviços e satisfazendo as necessidades dos clientes. Os métodos foram qualitativos para o bom estruturamento da organização e a satisfação de seus colaboradores. E para Martins e Laugeni administração de materiais tem impacto na lucratividade da empresa e na qualidade dos produtos com o objetivo de reduzir estoques e manter o cliente satisfeito. Todavia o artigo apresenta especializações que propõe recomendações, apresentando soluções que melhore a sistemática da infra-estrutura da logística de suprimento da empresa Alfa Concentrados da Amazônia Ltda.

Palavras-chave: Layout, Infra-estrutura e Análise.

ABSTRACT

Analyzing the necessity to improve the infrastructure,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com