TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇAO EMPRESAS

Casos: AVALIAÇAO EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  382 Visualizações

COMPARANDO VIDAS-ÚTEIS

Uma indústria está indecisa entre dois tipos de equipamento, Alfa e Beta, ambos recém desenvolvidos pela indústria de bens de capital e igualmente adequados ao novo processo industrial que ela passou a utilizar. Este processo, dizem os especialistas, é uma inovação relevante e deve predominar nas próximas décadas.

O equipamento Alfa tem vida-útil estimada de 3 anos, custa $100.000 à vista e, uma vez colocado em operação, deverá gerar ganhos líquidos de fluxo de caixa de $ 60.000 por ano.

O Beta tem vida-útil estimada de 5 anos, custa $140.000 à vista e deverá produzir ganhos líquidos de fluxo caixa de $ 52.000 por ano.

Em ambos os casos a empresa não tem indicações confiáveis de possíveis valores residuais ao final da vida-útil, de forma que ela prefere não considerar este aspecto na análise preliminar em questão.

A empresa solicitou a você um parecer sobre a aquisição dos equipamentos. Que equipamento você recomendaria, fazendo a análise estritamente sob a ótica econômico-financeira, nas condições abaixo?

a) se os projetos não forem renováveis, ou seja, não há possibilidade de repetição de investimentos no final da vida útil. Que considerações você julga importantes para essa decisão? Justifique a sua recomendação.

b) se os projetos fossem renováveis e se o custo de oportunidade fosse de 10%? Justifique a sua recomendação.

c) na hipótese de os projetos serem renováveis, você manteria sua decisão em qualquer custo de oportunidade? Justifique a sua recomendação

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com