TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA PRIMEIRA ATIVIDADE EAD

Por:   •  4/12/2020  •  Bibliografia  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Tecnologia em Gestão Ambiental[pic 1]

Turma: TGA18.1

Docente: Prof. Dr. Antônio Oliveira

Discente: Ângela Uchôa

Disciplina: Solos e Meio Ambiente 

Nutrição Mineral

AVALIAÇÃO DA PRIMEIRA ATIVIDADE EAD

  1. Porque algumas plantas exigem mais alguns nutrientes que outras?

Essa questão trata-se de uma variação genética natural fazendo assim que algumas espécies de planta necessitem de mais nutrientes que outras. Desta forma, a adoção de técnicas de adubação orgânica para evitar a degradação dos solos.

  1. Como você discerne a deficiência de nutrientes nas plantas?

Observa-se na literatura que este conceito está relacionado com a falta e/ou insuficiência de nutriente que acaba debilitando e atrasando o desenvolvimento das espécies de plantas, ocasionando assim sintomas de deficiência nutricional. As espécies com este problema apresentam crescimento retardado e as suas folhas mais velhas tornam-se verde-amareladas.

  1. Várias plantas apresentam clorose nas folhas como sintoma de deficiência de nutrientes, como você distingue qual o mineral que está faltando?

Sabe-se que cada nutriente tem um papel a ser desenvolvido nas plantas, sendo assim a insuficiência de cada um deles irá interferir de um determinado jeito, tendo como exemplo o caso da deficiência de Manganês na soja irá provocar clorose entre as nervuras das folhas. Além das nervuras, as folhas de soja tornam-se verde-pálido e passa para amarelo-pálido.

  1. Que componentes das plantas contêm o Nitrogênio?

Esse mineral está relacionado com o metabolismo vegetal, sendo essencial para a estrutura e funções nas células, além de fazer parte da molécula de clorofila, responsável pela fotossíntese, ressalta-se ainda que este é o componente das vitaminas biotina, tiamina, niacina, riboflavina e atua na produção de carboidratos.

  1. Qual dos elementos está relacionado com energia vital e em que estruturas ele exerce esta função?

A energia vital das plantas está relacionada com dois processos fundamentais, a respiração celular e a fotossíntese, sabendo disso fica explicito que a clorofila é fundamental para o sucesso desse processo. Diante disso, aponta-se que a insuficiência e falta de magnésio nas plantas pode prejudicar esses processos, tendo em vista que ele é um dos responsáveis pela clorofila. Sendo assim, a falta de magnésio nas plantas prejudica o processo de fotossíntese.

  1. O que a podridão apical dos frutos como tomate pode nos indicar?

É resultado de estresses de umidades, de deficiência de cálcio, excesso de amônio ou de uma combinação de todos esses fatores.

  1. Porque o potássio é importante?

Esse componente é importante pois contribui em várias bioquímicas, além de ser um ativador de grande número de enzimas, regulador de pressão osmótica, abertura e fechamento dos estômatos, é importante na fotossíntese, na formação de frutos, resistência ao frio e doenças.

  1. Porque o Magnésio é essencial para as plantas?

Pois é um dos principais elementos responsáveis pelo processo de clorofila. Sabe-se que a clorofila necessita de 15 a 20 % do total de magnésio presente na planta. O magnésio é responsável pela regulação do pH e do ajuste da turgescência nas células das plantas. A nutrição com Mg confere qualidade ao fruto, como por exemplo, doçura, cor, sabor e maciez, quando existe deficiência de Mg, há dificuldade de translocação de carboidratos para a raiz, prejudicando o desenvolvimento do sistema radicular, que por sua vez reduzirá a absorção de outros nutrientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com