TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE EAD

Por:   •  31/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  8.023 Visualizações

Página 1 de 2

A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.  Alimentação, religião, dança música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época.   Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje! 

Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.  Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano. 

Conforme leituras no material de apoio, podemos entender que o Brasil é repleto de heranças dos mais diversos povos, gerando o que conhecemos como miscigenação.  A miscigenação ou herdabilidade pode ser mais bem compreendida através dos estudos da Antropologia e Sociologia, que constroem e reconstituem esse compilado de passagens culturais, procurando assim definir os seus valores, culturas, idiomas, crenças e religiões que acompanham nossa sociedade ate os dias atuais. Em todos os estados do Brasil, há características próprias que chamamos de identificação cultural, ou seja, essas particularidades de um povo é a forma de serem compreendidos e de se organizarem enquanto sociedade.

Como por exemplo, se comparamos costumes do estado do Rio Grande do Sul, um dos principais costumes e símbolo é o Chimarrão, já no estado do Minas Gerais é o pão de queijo. Então, por mais que ambos estejam no mesmo pais, falem a mesmo idioma e gostem de futebol, ainda sim há particularidades em cada grupo social. Isto também acontece em casos em que há variações linguísticas, como por exemplo, em alguns estados a palavra aipim ser a mesma coisa que a palavra macaxeira, o que ocorre é como os antepassados apropriaram-se desta palavra em diferentes locais.

Portanto estudar e compreender as mais diversas culturas dos nossos estados é respeitar a memória dos ancestrais e assim entender de que forma a miscigenação é algo que vai alem de raça, credo ou gênero, mas sim, que todos somos pertencentes ao um mesmo grupo; o grupo dos humanos e se todos pudessem refletir sobre isto, talvez tivessem um pais melhor e por consequência um mundo melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com