TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD Atividade De Filosofia

Exames: EAD Atividade De Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 3

Primeira Avaliação Processual de Filosofia

1 – Conforme consta nas Aulas do e-book Filosofia, a reflexão filosófica apresenta características específicas. Explique cada uma delas. Em seguida, escreva de modo coerente e devidamente fundamentado sobre a importância da reflexão filosófica para a saída das chamadas “zonas de conforto” e conquista das “zonas de aprendizagem” propostas pela mensagem do.

(Pontuação de zero aa 2,0 para envio até o prazo oficial. De zero a 1,5 para envio no prazo estendido).

R:

A reflexão filosófica possui por características específicas ser radical,rigorosa e de conjunto.

A radical significa no sentido figurado “fundamento, base”. Portanto, a filosofia é radical não no sentido corriqueiro de ser inflexível, mas na medida em que busca explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir.

A característica rigorosa vem do obter o conhecimento por meio da argumentação. Foi muito usado por Platão e Kant.

Já a característica de conjunto se dá porque o pensamento filosófico sempre é obtido por meio do pensamento no todo, usando a interdisciplinaridade para resolver os problemas de um conjunto.

Zona de conforto é a zona metafórica em que você está quando você se move no ambiente em que domina. Nesta zona as coisas são conhecidas e confortáveis, independente de serem ou não agradáveis. Por exemplo: Um engarrafamento no trânsito ou uma discussão conjugal, assim como seu comportamento.

Em torno da zona de conforto está a zona de aprendizagem. Esta é a zona que você sai do confortável para ampliar sua visão do mundo (cosmovisão). Isso acontece por exemplo, com a aprendizagem de um novo idioma, fazer uma viagem ou experimentar sensações inovadoras porque a partir disso o ser muda seus hábitos, enriquecendo seus pontos de vista. É uma zona em que consiste o observar, o experimentar, o comparar e o aprender.

A filosofia nos ensina a pensar, e este pensar é justamente o sair da zona de conforto e ir para a zona de aprendizagem.

2- Escolha um dentre os temas abaixo e elabore um comentário explicativo, devidamente fundamentado quanto ao tema escolhido e relacione-o a mensagem proposta pelo vídeo:

Questão 02, opção de tema A – Ética e Moral

Questão 02, opção de tema B – Relação com o Saber

Questão 02, opção de tema C – Ideologia e Alienação

Questão 02, opção de tema D – Multiculturalismo e Interculturalismo

(Pontuação de zero a 1,5 para envio até o prazo oficial. De zero a 1,0 para envio no prazo estendido)

R:

A idelogia é o aprendizado por meio da reflexão e a alienação é quando o aprender vem do outro e não é refletido. Por exemplo: A informação é que casca de maçã possui vitaminas. Se um ser diz isso para outro e este outro não reflete na informação é uma situação de alienação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com