TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS COLABORADORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLÂNEA – PB

Por:   •  13/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

Vivenciando a prática da pesquisa Qualitativa

2018

1 APRESENTAÇÃO

A monografia “AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS COLABORADORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLÂNEA – PB” tem como intuito fazer uma análise qualitativa sobre como é feita a avaliação com os colaboradores efetivos e contratados através de fontes documentais de evidências como manuais, relatórios do processo de implantação da avaliação desde 2012, relatórios e atas de reuniões setoriais e diagnósticos dos resultados da aplicação do Programa de Avaliação de Desempenho e posteriormente identificar através de dados, se a avaliação está sendo efetiva. Outra observação a ser feita será dos dados que serão obtidos através de um questionário aplicado nos colaboradores pelo pesquisador, com variáveis categórica e quantitativas, e uma avaliação de desempenho, que será feita com os mesmos, para se fazer uma correlação com os dados obtidos através dos dados repassados pela instituição.

2 PROCESSO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO

Para Baroin (1977) o processo da análise de conteúdo se constitui de várias técnicas onde se busca descrever o conteúdo emitido no processo de comunicação, seja ele por meio de falas ou de textos. Sendo assim, a técnica é formada por métodos sistemáticos que proporcionam o levantamento de indicadores (quantitativos ou não) permitindo a realização de inferência de conhecimentos.

3 PRÉ ANÁLISE

É a fase de organização propriamente dita. Segundo Bardin (1977, pág 95) corresponde a um período de intuições, mas, tem por objetivo tornar operacionais e sistematizar as ideias iniciais, de maneira a conduzir a um esquema preciso do desenvolvimento das operações sucessivas, num plano de análise. Esse plano geralmente é feito em três etapas, quando tem a escolha dos documentos a serem submetidos à análise, a formulação das hipóteses e dos objectivos e a elaboração de indicadores que fundamentam a interpretação final.

3.1 Leitura flutuante

A busca por artigos que tivessem o mesmo tema foi feita nos sites Scielo e no Portal Periódicos CAPES, onde foi possível encontrar artigos com temas parecidos coincidindo com os interesses do pesquisador. Artigos sobre Avaliação de Desempenho na esfera pública tem um grande valor a ser estudado e explorado, diversos autores nos artigos lidos refletem a importância do estudo nessa área. Sendo assim, a monografia “AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS COLABORADORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLÂNEA – PB” vem a agregar ainda mais os estudos nesse campo de pesquisa.

3.2 Escolha dos documentos

Os documentos utilizados para a aquisição de informações para a elaboração dessa monografia foram artigos com temas de pesquisa relacionado à “avaliação de desempenho” e “Avaliação de desempenho na esfera pública”, fontes documentais de evidências como manuais sobre as atividades que os colaboradores devem realizar na instituição que fazem parte, os relatórios do processo de implantação da avaliação de desempenho desde o ano 2012 para que seja possível ter conhecimento de como vem sendo a sua procedência até os dias atuais, relatórios e atas de reuniões setoriais e diagnósticos dos resultados da aplicação do Programa de Avaliação de Desempenho realizados na instituição.

3.3 CONSTITUIÇÃO DE UM CORPUS

3.3.1 Regra da exaustividade – corpus completo da amostra

uma vez definido o campo do corpus [...] é preciso terem-se em conta todos os elementos desse corpus” (BARDIN, 1977, p. 97). Tínhamos os registros orais e escritos, entrevistas e questionários para a caracterização dos participantes e, para assegurar que iríamos contemplar essa regra, sentimos necessidade de retornar ao grupo/comunidade, com novos questionamentos (nos fóruns de discussão) para que esse corpus ficasse mais consistente

3.3.2 Regra da representatividade – amostra generalizada

“A análise pode efetuar-se numa amostra desde que o material a isso se preste. A amostragem diz-se rigorosa se a amostra for uma parte representativa do universo inicial” (BARDIN, 1977, p. 97). No nosso caso, não recorremos a uma amostragem por não considerarmos que fosse necessário, pois trata-se de uma pesquisa qualitativa e nosso universo era possível de ser analisado em sua totalidade.

3.3.3 Regra de homogeneidade“os documentos retidos devem ser homogêneos, quer dizer, devem obedecer a critérios precisos de escolha e não representar demasiada singularidade fora destes critérios de escolha” (BARDIN, 1977, p. 98). Entendemos que nossos documentos corresponderam a essa regra. Os questionamentos e inferências dos fóruns e das entrevistas foram os mesmos para todos os participantes.

3.3.4 Regra de pertinência

“os documentos retidos devem ser adequados, enquanto fonte de informação, de modo a corresponderem ao objetivo que suscita a análise” (BARDIN, 1977, p. 98). Essa regra está intimamente ligada àquela da homogeneidade. Entendemos que, em nossa pesquisa, os documentos foram adequados ao objetivo e questão de investigação da pesquisa, conforme será explicitado na análise de dados da pesquisa.

4. EXPLORAÇÃO DO MATERIAL

4.1 Unidade de registro

Reler cuidadosamente os

materiais com a finalidade de definir a unidade de análise. Também denominada “unidade de registro” ou “ unidade de significado”, a unidade de análise é o elemento unitário de conteúdo a ser submetido posteriormente à classificação. Toda categorização ou classificação necessita definir o elemento ou indivíduo unitário a ser classificado. Na análise de conteúdo denominamos este elemento de unidade de análise.

A natureza das unidades de análise necessita ser definida pelo pesquisador. As unidades podem ser tanto as palavras, frases, temas ou mesmo os documentos em sua forma integral. Deste modo para a definição das unidades de análise constituintes de um conjunto de dados brutos pode-se manter os documentos ou mensagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com