TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÕES EXTERNAS

Ensaios: AVALIAÇÕES EXTERNAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

OBJETIVO

O objetivo do trabalho é esclarecer como são aplicadas as avaliações externas nas escolas brasileiras.

De acordo com as pesquisas realizadas nas escolas, podemos não apenas mostrar como são aplicadas, mas para q servem cada avaliação.

Para ter uma noção de como os alunos estão assimilando e aprendendo cada disciplina. Saber se as matérias dadas pelos professores ter surtido efeito.

Assim podemos averiguar como está o aprendizado das crianças nas escolas e saber, sobretudo, onde estamos errando no modo de ensino. Podendo assim, melhorar cada vez mais a educação e as escolas.

De certa forma, podemos perceber se as escolas estão tendo condições necessárias para ensinar os alunos. Pois com más condições não é possível um bom ensino.

Com esse recurso do governo, foi possível analisar o que estava faltando no aprendizado. O que pode servir de melhoria para o crescimento de todos.

Foi muito importante, tanto que até hoje tem avaliações para obter mais informações sobre o que o aluno necessita.

INTRODUÇÃO

A Escola, é municipalizada, assim como as demais Creches e Escolas de Educação Infantil e Educação Fundamental, pois o processo de Municipalização em São Paulo teve início em 1995 com um amplo levantamento junto às prefeituras municipais do Estado sobre o trabalho educacional que vinham realizando na educação infantil e abrindo o debate para iniciarmos a Municipalização do Ensino Fundamental.

Ao Estado de São Paulo coube o papel de articulador e integrador do projeto educacional e a Secretaria de Educação coube a liderança desse processo.

O início da municipalização em Votorantim ocorreu no ano de 2000, houve concurso público para a admissão dos profissionais da educação, e os professores efetivos do Estado que quiseram permanecer na sua escola de origem puderam permanecer.

A escola citada nesse ano de 2014 conta com quinze salas de ensino fundamenta do Ciclo I, funcionando 8 salas no período da manhã e 7 salas no período da tarde.

Essas salas se compõem da seguinte forma: período da manhã: uma sala de 1º ano, uma sala de 2º ano, duas salas de 3ºanos, uma sala de 4ºano, e três salas de 5º anos.

No período da tarde as salas se compõem da seguinte forma: duas salas de 1º anos, duas salas de 2º anos, uma sala de 3ºano e duas salas de 4ºanos.

A escola funciona também em período integral, atendendo apenas os alunos do 4º anos, esse horário que as crianças ficam no período oposto de seu horário de aula, eles tem atividades diversificadas, como aulas de teatro, capoeira, desenho, pintura e reforço escolar para os que necessitam.

A Escola “Professor Walter Rocha Camargo”, atende em média 525 anos somando os dois períodos de seu funcionamento, oferecendo o café da manhã para os alunos do período matutino, e o almoço, no período da tarde apenas o almoço, e para os alunos do período integral um lanche a mais durante a permanência dos alunos nesse período.

Também a Prefeitura Municipal de Votorantim oferece transporte para os alunos que moram numa localidade distante onde estudam e seu bairro não possui escola por perto, no caso dessa escola, há muitos alunos que utilizam desse transporte , pois residem num bairro distante, chamado Bairro dos Morros.

A Prefeitura Municipal também oferece material escolar e uniforme a todos os alunos da rede.

A clientela que freqüenta essa escola é de origem socioeconômica de classe média/ baixa ,a maioria dos alunos residem em conjuntos habitacionais oferecidos pelo governo para a população de baixa renda, chamados de PROMORAR.

DESENVOLVIMENTO

Como toda a escola pública diante do sistema educacional que apresentava baixos índices de conclusão do ensino básico, com altos índices de evasão e repetição, e acentuadas disparidades educacionais entre as várias regiões. Essa baixa qualidade da educação, principalmente a pública, é ligada a uma ineficiente administração e gerenciamento educacional, uso insuficiente e impróprio dos recursos financeiros e principalmente à estratégias de ensino e avaliação do desempenho escolar inadequadas.

Novas políticas e estratégias educacionais foram, portanto, exigidas para reverter tal situação. O SARESP ( Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), veio como uma nova forma de avaliar o ensino das escolas públicas de nosso Estado, assim como o Ideb(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino criado pelo governo federal, a administração estadual criou o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (Saresp) com a mesma finalidade.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

O SARESP vem adquirindo maior repercussão no trabalho pedagógico do que a progressão continuada utilizada no período de 1990 até 2002, no qual o procedimento utilizado pela escola que permitia ao aluno avanços sucessivos e sem interrupções, nas séries, ciclos ou fases e era considerada uma metodologia pedagógica avançada por propor uma avaliação constante, contínua e cumulativa, além de se basear na ideia de que reprovar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com