TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abertura De Restaurante

Exames: Abertura De Restaurante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  3.770 Palavras (16 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 16

Estudo de viabilidade para a implantação de um restaurante japonês na cidade de Brasília.

Brasília – Distrito Federal

2014

RESUMO

O projeto apresentado é a proposta de abertura de um restaurante japonês em Brasília, buscando conhecer a viabilidade do negócio, está empresa será uma parceira das pessoas que admiram a culinária japonesa, pois serão responsáveis por atender com excelência a necessidade de comer uma comida que seja saudável, saborosa, de qualidade e que não seja muito cara. A empresa buscará sempre oferecer qualidade em seus produtos oferecidos, o bom preço e excelência em atendimento. Buscaremos um local estratégico para implantação, buscando conhecer o público alvo da região.

1. INTRODUÇÃO

Nosso Plano de Negócio tem como propósito abertura de um restaurante japonês. A nossa empresa será uma parceira das pessoas que admiram a culinária japonesa, pois seremos responsáveis por atender com excelência a necessidade de comer uma comida que seja saudável, saborosa, de qualidade e que não seja muito cara.

Apreciar a comida Japonesa inicialmente foi um desafio para todos os brasileiros, afinal, degustar-se de alimentos preparados diferencialmente a exemplo do sashimi (peixe cru), não estavam acostumado e foi muito bem aprovado pelos brasileiros e com isso derruba certas tradições brasileiras como o churrasco e a feijoada. A busca de nossa sociedade por alimentos benéficos a saúde tornou-se uma grande oportunidade de conhecimento a culinária japonesa, essa diferenciada culinária gastronômica traz simplicidade, frescor e requinte aos seus apreciadores além de oferecer ingredientes altamente benéficos e conseqüentemente melhoria na qualidade de vida.

Por tratar-se de alimentos altamente diferenciados, a culinária Japonesa no decorrer do tempo sofreu grandes dificuldades como o desafio da importação de alimentos qualificados, compra de produtos com preços acessíveis e principalmente a busca de produtos frescos sem conservação em produtos químicos em um país tropical como o Brasil. Todos os desafios mencionados acima foram coibidos através da unificação de especiarias da comida Brasileira como frutas tropicais ou verduras típicas nacionais como quiabo inseridas de forma customizada na comida Nipônica, denominada por muitos apreciadores como nipo-brasileira. Vale lembra que fatores climáticos também obrigaram a cozinha Japonesa a utilizar-se de ingredientes brasileiros, ou seja, a cozinha Japonesa hoje encontrada no Brasil difere-se totalmente da original, no entanto, ela torna-se totalmente aceitável para os Brasileiros apreciadores da comida Japonesa ou até mesmo consumidores que buscam por produtos inovadores e criativos. Segundo pesquisas nos últimos anos o crescimento de restaurantes japoneses foi bastante relevante, esta culinária passou a ser apreciada não só por adultos, mas por jovens e crianças. Alguns dos motivos desta explosão certamente são explicados pela gama de pratos exóticos e extravagantes, além de serem saudáveis, frescos, e sem gorduras e frituras.

2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA OU DA OPORTUNIDADE

Destaca-se como oportunidade crescente do conhecimento da população a culinária japonesa, fator este que esta sendo cada vez mais impulsionados pela inserção dessa culinária em churrascarias de grande porte, desta forma, apreciadores de carne, umas das principais preferências brasileiras poderão conhecer, e quem sabe tornarem-se admiradores da culinária japonesa.

“Como será possível viabilizar o empreendimento do restaurante japonês, implementando em um local de grande movimento e com público alvo?”

1. Objetivos

1.1 Objetivo geral:

Este projeto tem por objetivo analisar o mercado e público alvo para a viabilidade de abertura de um restaurante japonês em Brasília com melhores preços e atendimento diferenciado.

1.2. Objetivos específicos:

• Identificar a localização de maior movimentação para implantação do negócio;

• Sobressair aos concorrentes;

• Verificar a estrutura física necessária;

• Estudar área de público alvo;

• Definir um planejamento de marketing

• Verificar a viabilidade financeira

2. Justificativa

Pesquisas realizadas demonstram que nos últimos três anos o Brasil atingiu o seu ponto máximo de hibridismo cultural entre a cultura japonesa e brasileira, tendo como fator principal e mais criativo as temakerias que hoje são encontradas no Brasil inteiro. Além da grande aceitação do brasileiro a comida Japonesa, destaca-se como oportunidade a variedade comidas saudáveis oferecidas pela culinária nipônica, afinal, a preocupação com saúde e bem estar continua sendo fator característico do brasileiro.

A vontade dos brasileiros em receber um bom atendimento, esta cada vez mais evidenciada, desta forma acreditamos que podemos atender as expectativas com relação a este fator, seja com atendimento diferenciado e personalizado.

3. REVISÃO DA LITERATURA

1. O que é um plano de negócios?

Muitas são as definições para plano de negócio, porém todas chegam a um consenso geral.

Dornelas salienta sobre o significado de um plano de negócio que é comumente empregada para delinear minuciosamente o negócio. O plano de negócios pode:

[...] identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los; identificar seus pontos fortes e fracos em relação concorrência e o ambiente de negócio em que você atua; conhecer seu mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; analisar o desempenho financeiro de seu negócio, avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido; enfim, você terá um poderoso guia que norteará todas as ações de sua empresa.[1]

De acordo com Chiavenato[2], o plano de negócio distingue- se por planejamento antecipado pelo qual um pretenso empreendedor, abalizado em um conjunto de dados e subsídios sobre um acurado negócio, busca viabilizar uma sociedade de seu interesse. Fundamentalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com