TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Das Relações Humanas E Comportamentais.

Pesquisas Acadêmicas: Abordagem Das Relações Humanas E Comportamentais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 6 – Veja, a seguir, as questões propostas para verificar o seu desempenho no estudo desta unidade:

1) – Quais são os fatores presentes no ambiente das organizações que afetam os indivíduos no trabalho e na satisfação pessoal com a atividade realizada?

R: Fatores sociais, como a moral, as relações satisfatórias entre os membros de um grupo de trabalho e a administração eficaz, um tipo de administração que leva em conta o comportamento humano, em especial o comportamento do grupo, e o atender por meio de habilidades interpessoais, como a motivação, aconselhamento, direção e comunicação.

2) – O objetivo dos Estudos de Hawtorne era o de aprimorar o desempenho da organização, ou também, dos indivíduos?

R: O objetivo era provar que o homem pode ser encarado como unidade isolada, e sua eficiência podem ser prevista cientificamente, sendo que esse estudo para surpresa dos pesquisadores demonstrou que os funcionários se comportavam independentemente dos fatores adversos introduzidos, em outras palavras, não ocorreu uma reação por parte dos funcionários de causa de causa e efeito de caráter mecânico, como menos descanso, menor produção, sendo que comprovou que outros fatores estavam ligados a produção dos funcionários, mas de caráter interno ao ser humano, como suas relações com os colegas, seus problemas pessoais, etc.

3) – Qual foi o grande mérito da Escola das Relações Humanas?

R: Desvendar ao mundo que o homem, o grupo e suas inter-relações eram vitais para os resultados buscados pelas organizações.

4) – O sucesso das empresas do século 21,segundo Marcos Vianna (2001),depende exclusivamente de três fatores: o conhecimento, visando á competitividade, á elaboração de cenários e ao estabelecimento de mecanismos para tirar das pessoas a essência dos fundamentos necessários para as constantes mudanças. Em todas as situações, a presença da área de RH é fundamental, uma vez que, para atingir esses objetivos, as empresas terão que deixar de administrar as pessoas para administrar com as pessoas. Diante do exposto, pergunta-se: como a empresa conseguirá aplicar a motivação das pessoas e mudar a postura delas para o perfil da administração com a organização?Na sua empresa qual a tendência, a ser administrado ou administrar com as pessoas?O que está faltando para aplicar a segunda hipótese?

R: Que as organizações adotem estratégias de qualidade total,para passarem a dar maior ênfase ao gerenciamento dos seus recursos humanos,investindo em programas de treinamento e desenvolvimento,remuneração e benefícios,para que as organizações conseguem maiores resultados.A tendência é de ser administrado, mas para que seja aplicada a administração com as pessoas é que as organizações devem motivá-los e satisfaze-los a fim de atender aos seus anseios e expectativas,tornando-se os verdadeiros parceiros do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com