TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM HUMANISTA

Trabalho Escolar: ABORDAGEM HUMANISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  3.522 Palavras (15 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 15

Segundo a Teoria Humanista o educando deve ter mais responsabilidade para decidir o que quer aprender e ser mais independente e auto-orientador da sua aprendizagem.A tarefa de aprender traduz-se por um processo cognitivo e não apenas à aquisição de mecanismos de estimulo-reação.Contrariamente à aprendizagem cognitiva até então praticada em que os conhecimentos a adquirir é apresentado ao educando como metas pré estabelecidas às quais se esperava que o mesmo se adapta-se e se conforma-se, os teóricos humanistas entendem-na mais como um processo de construção pessoal na medida em que o educando no seu processo de crescimento adquire experiência se lhe deixa livre a iniciativa para descobrir o seu próprio caminho, numa atitude de auto-realização e auto-avaliação, num processo de se tornar pessoa.Torna-se assim a chave do processo de aprendizagem na visão humanista.

Isto quer dizer que a aprendizagem é um processo pessoal, de caráter vivencial no centro da qual está a pessoa enquanto ser que pensa, sente e vive.Não exclui os aspectos emocionais antes pelo contrário considera-os determinantes sobre o que se retém e o que se aprende de tal forma que o desenvolvimento social e emocional do educando é tão importante como o desenvolvimento intelectual.

Para ter condições de promover a aprendizagem humanista os teóricos defendem um clima de total liberdade, criatividade, colaboração, espontaneidade e empatia.

Os princípios psicopedagógicos que procedem desta teoria e a influência sobre o processo de ensino aprendizagem .Segundo Abraham Maslow ³ (1908-1970) resumem-se da seguinte forma:

• A ênfase é dada à aprendizagem numa perspectiva de desenvolvimento da pessoa humana e não ao ensino propriamente dito.

• A aprendizagem centra-se no aluno, atendendo às suas necessidades, vontades,sentimentos e não no professor, nos objetivos definidos ou nos conteúdos programáticos.

• Procura desenvolver no educando a responsabilidade pela auto-aprendizagem bem como um espírito de auto-avaliação.

• Centra a aprendizagem em atividades e experiências significativas para o educando.

• Procura desenvolver as relações interpessoais, empáticas no grupo.

• Ensina a sentir e não apenas a pensar.

• Ensina a aprender.

• Procurar criar uma atmosfera emocional positiva que ajude o educando a integrar as novas experiências e as novas idéias.

• Promove uma aprendizagem ativa, orientada para um processo de descoberta autônomo e refletivo.

• Necessidade de implementar um sistema escolar que permita a consecução destes objetivos.

Nesta linha de pensamento o professor assume um papel de facilitador do processo de aprendizagem, pondo de parte o tradicional papel de disseminador de conhecimentos, sendo que para tal necessite de possuir um determinado perfil : deve ser genuíno, positivo, empático, respeitador, que seja também ele próprio um aluno capaz de criar um bom ambiente isento de excesso de energia/tensões, enfim de ajudar os outros a aprender.

Alguns dos métodos apropriados para facilitar este tipo de aprendizagem (Roger 1985):

• O ensino individualizado

• Técnicas de trabalho de grupo: discussões, debates,painéis,simulações, jogos de papéis e resolução de problemas.

A noção de desenvolvimento pessoal que surgiu nos anos 1950 à 1960 tem origem no conceito de desenvolvimento apresentado por Karl Rogers e G.M.Kinget e traduz-se na convicção de que o ser humano tem a capacidade de tomar consciência da sua experiência, avalia-la, verifica-la, que exprime a sua tendência inerente ao desenvolvimento para a maturidade, ou seja para a responsabilidade.(SOBREIRA et AL,2004).

Maslow(1908-1970) outro grande teórico defensor da perspectiva humanista desenvolveu a teoria da motivação centrada no conceito da auto-realização.Segundo ele este conceito transmite o “desenvolvimento máximo dos potenciais de cada ser humano.Cada pessoa atinge a auto-realização na medida em que procura atualizar os seus potenciais”(Sobreira et AL ,2004:16).

Segundo Montalvo e Hevia(2002) se entende por formação humanista aquela que sustenta o reconhecimento social, implicado na ação transformadora da realidade; é responsável com o respeito a si mesmo, a sociedade, a historia, a sua profissão e a comunidade; inclui as circunstâncias naturais e culturais em que vive e das quais participa; desenvolve a capacidade própria de ter compromisso diante a vida e assumir responsabilidade; Humaniza o processo de educação, reconhecendo o aluno como sujeito do processo de construção do conhecimento, junto com o professor; respeita as individualidades e relações interpessoais, dentre outras características.

Abreu (2003), fundamenta-se na teoria de Vygostsy, e na de Spou-se(1998)e afirma que em oposição às teorias Behavioristas que o desenvolvimento pessoal seria o resultado de maturação física e cultural, sendo que a aprendizagem social e cognitiva influencia a maturação e é facilitada pelo contato social.Resultado deste pensamentos que a interação social será uma fonte dominante de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal, social e profissional.

Abordagem Humanista: sob a perspectiva de MizuKami (2001)

O professor, na abordagem Humanista, em si não transmite conteúdo, mais dá assistência ao aluno sendo um facilitador da aprendizagem. O conteúdo advém das próprias experiências dos alunos, e o professor não ensina, apenas cria condições para que os alunos aprendam. Dessa forma, a responsabilidade da educação é fundamentalmente do próprio aluno; o ensino, então, é centrado no aluno.

A técnica ou o método para se facilitar a aprendizagem não são enfatizados. As palavras-chave dessa abordagem são: Envolvimento pessoal , ou seja, as aprendizagens acontecem por interesse do aluno.Por isso, a aprendizagem tem de ser auto-dirigida e auto-apropriada.

A relação professor-aluno é sempre pessoal e única e, assim, o professor não precisa obter competências. A competência básica consiste em compreende-se os outros.O professor tem como função ser o facilitador da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com