TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Humanista Do Livro Pinóquio As Avessas

Monografias: Abordagem Humanista Do Livro Pinóquio As Avessas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  1.101 Visualizações

Página 1 de 3

ABORDAGEM HUMANISTA

Na estoria do livro pinóquio as ávessas, podemos perceber que na parte que diz respeito a noção de homem da abordagem humanista e relacionando com o livro, elas se divergem, pois o homem é arquiteto de si mesmo, dá-se ênfase nas relações interpessoais e na vida emocional da pessoa. Entretanto o personagem Felipe na escola não podia ser assim. Ele em suas atividades escolares não poderia nem por um instante sequer desviar sua atenção do conteúdo, e não tinha liberdade para se expressar do jeito que queria, ele tinha que fazer o que o sistema ordenava.

Para Rogers a realidade é um fenômeno subjetivo, pois o ser humano reconstrói em si o mundo exterior, partindo da sua percepção, recebendo os estímulos, as experiências, atribuindo-lhes significado. Em cada indivíduo, há uma consciência autônoma e interna que lhe permite significar e optar, e a educação deverá criar condições para que essa consciência se preserve e creça.

Voltando na estória de Felipe, quando criança é explícito no texto o quanto ele amava pássaros. Mas não havia uma profissão como cuidador deles, e não se poderia ganhar dinheiro com isso. Então Felipe deveria desviar sua atenção disso, por mais que fosse sua paixão. Mesmo assim, ele não os esquecerá, e se especializou em corte de frangos. Mas chegou um ponto em sua vida que ele ficou angustiado, e tinha pesadelos com pássaros por não saber seu nome. Mas num belo dia isso passa pois ele descobre qual o nome do pássaro azul. Assim como Rogers disse, a paixão de Felipe se preservou.

Rogers criticou o controle e a manipulação, mesmo que a finalidade fosse que o sujeito seria feliz. Um exemplo disso, Felipe frequentemente era alertado que em determinado momento de aula deveria prestar atenção no que se era explicado e não ter pensamentos que não fosse sobre a aula, ainda que se fosse sobre pássaros ou outras dúvidas, não deveria pensar.

Em diversos estágios de nossas vidas podemos adquirir conhecimentos, seja com nossos pais, como amigos, na televisão, internet, regras de um jogo, nomes de animais e tantas outras coisas. Contudo, elas não servem para a somatória do que já se foi aprendido. Apenas o que é aprendido na escola é relevante para depois ser medido em notas.

No humanismo e na escola de Felipe, durante o processo de educação se o aluno não conseguir absorver os conhecimentos não é o déficit do meio o responsável mas sim do aluno.

A escola deve respeitar o indivíduo como ele é, e oferecer condições mínimas necessárias para o processo de vir-a-ser. Tem o compromisso de desenvolvimento da pessoa. A escola de Felipe era assim, conforme essa abordagem diz, ela preparava seus alunos para aprenderem e passarem no vestibular para entrerem na faculdade e se formarem em algo que dê dinheiro.

O ensino humanista é inatista. O ensino é centrado no aluno. O conteúdo das aulas advém das próprias experiências dos estudantes. As potencialidades devem ser liberadas não diretivamente. O professor tem um papel de facilitador, ele não transmite o conteúdo, dá uma assistência para que os alunos aprendam. Onde Felipe estudava entende-se que o método era diferente. Pois lá só o professor falava como que se quisesse que o conhecimento fosse passado de (professor) e entrasse na mente dos alunos.

A metodologia da escola é diferente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com