TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Do Marketing

Exames: Abordagens Do Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagens do Marketing

Os conceitos em relação ao marketing costumam variar de significado conforme a corrente de pensamento que os analisa. Poucos conceitos, no entanto, têm tantos e tão distintos predicados quanto o marketing. Já que um dos alicerces de qualquer área de conhecimento, em especial das ciências, é a delimitação clara de suas fronteiras, a multiplicidade de definições torna o conceito de marketing impreciso, pouco científico.

Quando o produto ou serviço atende, completamente o consumidor e se vendem sozinhos, aí encontraremos a finalidade do marketing (Drucker, 1962). Já para Levitt (apud Silva, 1997, s/p.), “o primeiro negócio de qualquer negócio é continuar o negócio. Para tanto, é preciso gerar e manter consumidores”.

O marketing aplicado ao setor educacional visa identificar os principais grupos de consumidores e suas necessidades de conhecimento para a formação profissional.

É o esforço de posicionamento/comunicação desenvolvido por instituições de ensino junto aos usuários de seus produtos e serviços ou a grupos sociais determinados ou ainda à própria comunidade.

Apenas recentemente, pelo menos no Brasil, já que essa competência é indiscutível em organizações no exterior, o marketing educacional vem ganhando corpo, ainda que timidamente, por que falta a estas instituições nacionais uma cultura de comunicação/marketing.

O Marketing nas Instituições de Ensino

Atualmente as instituições que não trabalham com um profissional de marketing correm um sério risco de não se firmarem no mercado. Com o aumento da demanda, o mercado firmou-se e começaram a sobrar vagas nas IES, e como cada dia surgem mais instituições, quem tem uma estratégia de marketing certamente se sobressairá das demais.

São fatores determinantes para uma trajetória de sucesso na inserção do marketing educacional na instituição de ensino:

A liderança na gestão: tem de lidar com as mudanças do cenário, assim realizar avaliações freqüentes para que seja possível analisar o crescimento da empresa, enfim, o gestor deve ter a visão do todo e assim tomar as devidas decisões de acordo com o planejado.

Trabalho em equipe: inovação; criatividade; eficiência e eficácia; visão; estratégia.

Perfil do gestor: acompanhar o avanço tecnológico, capacitação dos colaboradores, investimentos em marketing e comunicação.

O envolvimento dos profissionais com os alunos, a busca freqüente de trazer novidades para a sala de aula, inovar na metodologia de ensino e sempre estimular o aluno a buscar o conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com