TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abril Despedaçado

Artigo: Abril Despedaçado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Sociologia

Questionário sobre o filme Abril Despedaçado, de Walter Salles

1) Tomando por base o texto “Conceito de sociedade simples” (apresente as principais idéias), explique a frase: “Teu avô, teu tio, morreram por essa terra. Tu és um Breves”

2) Tome por base a frase “a gente é que nem os bois – roda, roda e nunca sai do lugar” e relacione a idéia de circularidade com a lógica das sociedades simples (ver principais elementos no texto enviado).

3) Explique a frase: “Nessa casa os mortos é que comandam os vivos” com base no conceito “comunidade” (Consultar Dicionário Crítico de Sociologia e/ou Dicionario de Teoria e Sociologia do Direito).

4) A partir dos conceitos de status atribuído e papel social (consultar dicionários indicados acima) explique o diálogo:

 Se o Senhor desse permissão, eu pegava os homens e nós acabávamos logo de uma vez com a raça desses Breves

 Já te disse e vou repetir pela última vez: o sangue de cada um tem a mesma valia. Tu só tem o direito de pedir o sangue que perdeu. Quem ultrapassa esse direito paga dobrado por isso nessa vida ou em outra. Foi isso que meu pai me ensinou e o pai do meu pai ensinou a ele. Vai ser assim até minha morte”

5) Explique o significado dos quadros na parede das casas dos Breves e dos Ferreira a partir do texto “Conceito de sociedade simples”?

6) Explique a lógica subjacente à rixa de sangue desenvolvida no filme a partir do conceito de papel social.

7) Qual o significado sociológico da faixa preta amarrada no braço de Tonho Breves? Explique com base nos princípios que regem as sociedades simples (consultar texto enviado e Dicionarios indicados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com