TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abstract - Artigo: Calculadora

Por:   •  15/7/2017  •  Abstract  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

1) Processo é um programa em execução formado por três partes, Contexto de Hardware, Contexto de Software e Espaço de Endereçamento. Este conceito é importante pois permite que um programa aloque recursos, compartilhe dados, troque informações e sincronize execuções.

2) A mudança de contexto permite que sistemas multiprogramáveis existam, quando uma mudança de contexto ocorre, as informações contidas nos registradores são substituídas por informações de um outro programa, salvando as informações do processo que está sendo retirado no seu PCB, esse evento ocorre várias vezes por segundo, fazendo com que o computador realize várias tarefas “ao mesmo tempo”.

3.a) Não se apenas a CPU estiver ociosa, os processos podem estar aguardando algum evento externo, fazendo com que a CPU não tenha o que executar momentaneamente.

3.b) Um processo “morto” é um processo que já foi finalizado, um sistema morto seria um sistema onde todos os seus processos foram finalizados, o que caracteriza o procedimento de desligamento do sistema, um sistema desligado não passa por transições de estalo, logo seria desnecessário a criação de um “estado morto”.

4) No escalonamento de longo prazo muitos processos são submetidos e armazenados para processamento posterior, o “scheduler” então seleciona os processos nesse “spool” e os carrega na memória para execução, típico de sistemas batch.

Já o escalonamento de curto prazo seleciona apenas processos que já estão prontos para execução e carrega apenas um para a CPU essa tarefa é repetida a cada poucos milissegundos, comum em sistemas multiprogramáveis.

E o escalonamento de médio prazo funciona como o escalonamento de curto prazo, mas eventualmente pode remover processos da memória, reduzindo o grau de multiprogramação para diminuir o consumo de recursos do sistema, também presente em sistemas operacionais.

5) Cada processo no sistema operacional é representado por um PCB, o PCB contém todas as informações necessárias para o gerenciamento do processo pelo sistema operacional, ou seja, o contexto de hardware, o contexto de software e o espaço de endereçamento.

6) O sistema A é monoprogramável, já o sistema B é multiprogramável. Sistemas monoprogramáveis executam apenas uma tarefa de cada vez, logo são ineficientes e ociosos, sistemas multiprogramáveis permitem que várias tarefas sejam efetuadas em paralelo, utilizando muito mais os recursos do hardware.

7) Um aluno de Ciências da Computação precisa fazer alterações em uma resposta que ele inseriu no seu arquivo de resposta para uma atividade, ele clica duas vezes sobre o arquivo de texto, o computador começa a carregar o programa editor de texto para a memória principal, uma vez que o programa foi carregado, o processo deste programa entra em estado de “pronto”, a CPU carrega os dados para os seus registradores e começa a processá-los, o processo entra em estado de “execução”, o editor aparece na tela com o texto carregado e o cursor começa a piscar aguardando a entrada de texto do usuário, o processo está em estado de “espera”. As alterações são feitas, o documento é salvo e o usuário “fecha” a aplicação, o PCB desse processo é apagado, todos os dados dele são removidos da memória, o processo foi “finalizado”.

8) O espaço de endereçamento é a área de memória pertencente ao processo onde as instruções e dados do programa são armazenados para execução. Um processo teu seu espaço de endereçamento definido quando ele é iniciado, e ele compartilha esse espaço com qualquer thread criado por ele.

9) Processos CPU-Bound não precisam fazer muitas operações de leitura/ escrita, por tanto ficam maior parte do tempo na CPU sendo executados, já processos I/O-Bound estão frequentemente acessando dispositivos de leitura/ escrita, o que faz com que eles fiquem mais tempo fora da CPU. Um programa CPU-Bound seria qualquer programa que faça um grande número de cálculos, por exemplo, algum programa que tente calcular dígitos de Pi. Já programas I/O-Bound, seriam, por exemplo, um programa de busca de arquivos, ao procurar esse arquivo ele faz leituras frequentemente no disco rígido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com