TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abuso Sexual Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Abuso Sexual Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  2.890 Palavras (12 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 12

INFÂNCIA E VIOLÊNCIA-SEXUAL DOMICILIAR

Projeto apresentado ao Curso de Serviço Social - campus Diamantina, do Centro Universitário de Belo Horizonte, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Pesquisa e Serviço Social.

Orientadora: Marisnei Souza Dourado

Belo Horizonte

2013

Sumário

1 - INTRODUÇÃO 7

2 - PROBLEMA 8

3 - HIPÓTESE 8

4 – OBJETIVOS ..........................................................................................................8

4.1 - Objetivo Geral......................................................................................................8

4.2 - Objetivos Específicos 8

5 - JUSTIFICATIVA 9

6 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 10

6.1 - A Definição de violência- sexual infantil............................................................10

6.2 - Evolução histórica, a estruturação da família e o espaço da violência..............13

7 - METODOLOGIA.................................................................................................. 16

8 - REFERÊNCIA ..................................................................................................... 17

1 - INTRODUÇÃO

A violência na contemporaneidade não é um fato novo, a mesma sempre existiu em nossa sociedade. É uma violência que se refere em abuso sexual domiciliar na infância tendo como vítima as crianças de 0 a 12 anos de idade e os agressores são preferencialmente homens, tendo como tipo mais frequente o incesto pai-filha. A violência sexual infantil é um fenômeno que ocorre em alguns tipos de família, podendo ser nomeadas como família conflituosa, incestogênicas como características o afeto de forma erotizada.

A comunicação não é aberta possibilitando a acomodação do agressor, tendo assim um complô de silêncio no qual a criança vítima se cala enquanto os demais membros se negam a enxergar a realidade, por respeito a autoridade do pai de família,a obediência necessária dos filhos,a discriminação entre os papeis de gênero com consequente defesa da mulher como objeto sexual do poder masculino.Podendo ser apresentada com outros tipos de características como: È uma família capaz de produzir e reproduzir o abuso incestuoso, sendo a mesma gastadora e alimentadora da violência,tendo como vivência de um viver simbiótico. Uma relação rígida estruturada no princípio da homeostase, onde qualquer mudança seria um terror a evitar.

Na grande maioria os incestuosos estão sobre efeito de algum tipo de substância como álcool e as drogas tendo em sua estrutura traços abusivos, como moralista, autoritário, e as mães são passivas ou ausentes.São descritos também, cônjuges com relações inadequadas,pais que acariciam seus filhos ou exigem deles determinado tipo de carícias, violando a privacidade sexual; pais que ficam a sós com seus filhos por tempo demasiado; filhas desempenhando papéis de mães; filhas promíscuas ou que apresentam comportamento autodestrutivo; crianças isoladas e retraídas, com poucos amigos, que apresentam comportamento sexual inadequado para sua etapa de desenvolvimento. Acrescentam que essas famílias “costumam assumir atitudes de hostilidade diante de pessoas desconhecidas, e os pais dificilmente autorizam a entrevista de um profissional a sós com sua filha. Tal contexto favorece a impunidade e, ainda pode incentivar o agressor a permanecer em sua conduta.

2 - PROBLEMA

A pergunta que norteia o estudo é: Quais as causas do silêncio das vitimas de abuso e das pessoas próximas?

3 - HIPÓTESE

Apesar das garantias legais para as vítimas de violência sexual, ainda hoje ocorre o silencio tanto por parte das crianças quanto das pessoas adultas próximas.

4 - OBJETIVOS

4.1 Objetivos Geral

Levantar na bibliografia os motivos que levam as famílias a se silenciarem e não denunciar o agressor de seus filhos, visando melhor compressão do tema.

4.2 Objetivos específicos:

• Levantar material bibliográfico acerca do tema;

• Conhecer os fatores que levam as famílias se silenciarem.

• Identificar o que leva o agressor á violência sexual.

5 - JUSTIFICATIVA

Percebe-se que através dos grandes números de abusos ocorridos em nossa sociedade, é de vital importância que o tema proposto seja mais explorado para meu melhor entendimento e,que, assim possam ser alertadas para algumas pessoas que têm a necessidade de fechar os olhos perante a crueldade de alguns seres humanos.O encobrimento da violência sexual contra a criança é um fato ainda frequente,apesar do crescimento dos espaços e garantias para suas vitimas.

Este estudo pretende descrever sobre a violência sexual que ocorre dentro dos lares destas crianças. O tema proposto é multidisciplinar e complexo sendo de grande interesse e do desejo do pesquisador pesquisar para melhor compreensão do assunto.

6 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

6.1 A Definição de violência- sexual infantil

Tendo como ponto de partida a violência sexual com criança é apenas uma das muitas violências que afetam nossa sociedade, dentre elas vamos abordar a infância e a violência sexual domiciliar. É algo que tratamos como uma agressão reconhecida como crime de acordo com a legislação penal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com