TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma breve reflexão sobre o abuso sexual infantil identificado dentro de sala de aula.

Por:   •  5/10/2017  •  Artigo  •  8.186 Palavras (33 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 33

Artigo cientifico

Alunas: Tatiane da Silva Souza Bentivegna

Isabel Souza Puntel de Carvalho

Tema: Uma breve reflexão sobre o abuso sexual infantil identificado dentro de sala de aula. (O reflexo do abuso sexual infantil identificado dentro de sala de aula)

Resumo:

O abuso sexual infantil é considerado um dos tipos de maus-tratos mais freqüentes contra a criança e atualmente tem sofrido um aumento no número de casos. O presente artigo tem por finalidade abordar acerca do que é o abuso sexual, como reconhece-lo dentro de sala de aula e como abordar o assunto na escola. Considerando as bases de dados Scielo, - Literatura Científico-Técnica - , foram selecionados vários artigos que atenderam aos critérios referentes ao objetivo do trabalho. O foco principal foi dado ao fato dos professores não estarem capacitados para lidar com essa situação em sala de aula. O resultado do estudo permitiu as seguintes conclusões: a) Que a criança que sofreu algum tipo de abuso sexual levará o trauma para o resto da vida e terá problemas com relacionamentos intimos e afetivos. b) o professor não recebe nenhum tipo de preparo durante sua formação profissional. c) é cada vez mais dificil detectar o abuso sexual infantil porque na maioria das vezes não deixa marcas fisicas e porque a criança quando não tem apoio, se cala diante da situação.

Palavras-chave: abuso sexual, consequências do abuso e falta de preparo dos professores.

ABSCTRACT

Child sexual abuse is considered one of the most frequent types of abuse against children and currently has suffered an increase in the number of cases. This article aims to discuss about what is sexual abuse, how to recognize it in the classroom and how abordr the subject in school. Considering the Scielo databases, - Scientific and Technical Literature - were selected several articles that met the criteria for the purpose of work. The main focus was given to the fact that teachers are not trained to deal with this situation in the classroom. The study results allowed the following conclusions: a) the child has suffered some form of sexual abuse will take the trauma for the rest of his life and will have problems with intimate and romantic relationships. b) the teacher does not receive any preparation for their professional training. c) it is increasingly difficult to detect child sexual abuse because most of the time leaves no physical marks and because the child when you do not support, is silent on the situation.

Key-words: sexual abuse, consequences of abuse and lack of preparation of teachers.

Introdução:

Para que possamos compreender sobre o tema proposto, precisamos entender o que é o abuso sexual infantil, o perfil do abusador, como se desenvolve a sexualidade infantil , o impacto que causa o abuso sexual na vida desta criança, e como ela demonstra sinais e sintomas através da emoção, das relações interpessoais, do comportamento cognitivo e físico.

É de suma importância que os profissionais que trabalham com crianças conheçam os sinais e os sintomas do abuso para que eles possam intervir e agir de modo adequado, conquistando sua confiança, pois, a criança será o primeiro interlocutor. Devemos ser cautelosos para não intimidá-la, proporcionando a ela um ambiente tranquilo e seguro para que ela se sinta protegida e dê seu testemunho.

Objetivo:

Este artigo tem como objetivo trazer uma reflexão sobre o que é o abuso sexual infantil, qual o perfil do abusador sexual , mostrar o impacto do abuso na vida dessas crianças e ajudar o docente a identificar possíveis abusos sexuais, através de sinais e sintomas que a criança emite, como agir após identificá-lo, quais os procedimentos que o docente deverá ter e como conscientizar os alunos sobre manter o dialogo com os pais e com pessoas de confiança.

Metodologia:

O presente estudo trabalhou com livros e artigos de autores que abordam o tema proposto visando os mesmos objetivos deste artigo.

Discussão:

1.1 O que é o abuso sexual infantil:

A violência sexual é o segundo tipo de violência mais comum contra crianças de zero a nove anos, respondendo por 35% do total das notificações de violência infantil no país. As informações foram divulgadas com base em um estudo preliminar feito pelo sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), do Ministério da Saúde.

Muito se tem falado sobre o abuso sexual em crianças (ASC), porém, existe a falta de esclarecimento do que verdadeiramente é o abuso, sendo assim, muitas pessoas criam seus próprios conceitos em relação ao tema abordado, sem nenhum conhecimento.

Existem quatro definições principais de abuso em crianças: abuso físico, emocional, sexual e a negligência.

A violência física de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2002 é:

“Uso intencional de força física ou do poder (real ou em ameaça), contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade que resulte ou possa resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação” Organização Mundial da Saúde (OMS), 2002.

O abuso físico se caracteriza:

“Com uso de força física de forma intencional, não acidental. Objetiva ferir, lesar ou destruir a pessoa, deixando, ou não, marcas evidentes em seu corpo: tapas, beliscões, chutes, torções, empurrões, arremesso de objetos, estrangulamentos, queimaduras, perfurações, mutilações, etc.” (Brasil, 2002).

Para que os direitos das crianças fossem respeitados e cumpridos, criou-se as leis para garantir a proteção e os direitos de nossos pequenos, dentre os quais se destacam: a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Código Penal.

O abuso emocional

Os maus-tratos emocionais contínuos de uma criança com a intenção de causar efeitos adversos severos e contínuos ao seu desenvolvimento emocional. Isso pode envolver transmitir à criança a idéia de que ela é inútil, não amada, inadequada ou valorizada apenas na medida em que satisfaz as necessidades de outra pessoa. Pode se caracterizar pela imputação à criança de expectativas inapropriadas à idade ou ao seu desenvolvimento.[...] Embora o abuso emocional esteja presente em todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.8 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com