TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidente de Trabalho na Construção Civil

Por:   •  19/4/2015  •  Dissertação  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

ACIDENTES DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

APARECIDA D.GUIDETI SALLES DE ALMEIDA – RA 1164662

TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS – TURMA “K”

HIGIENE, MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO

POLO ARAÇATUBA/SP

2015

Introdução

Entre julho de 2003 e julho de 2013, o número de trabalhadores da construção civil cresceu de 1,7 milhões para quase 3,5 milhões no Brasil. O maior salto se deu a partir de 2008, quando o governo federal criou estímulos através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e da Minha Casa, Minha Vida.

Esse aumento exigiu campanhas de prevenção de acidentes de trabalho no setor. Entre 2008 e 2010, o número de acidentados teve uma queda, porém a partir de 2011 estes números aumentaram, mostrando assim que o combate deveria ser feito com fiscalização educativa.

Segundo os ministérios da Previdência Social, da Saúde e do Trabalho e Emprego, a construção civil, que chegou a cair para o 4º lugar no ranking de acidentes, voltou a ocupar o 3º e o 2º lugar.

Na construção civil os acidentes de trabalho acontecem geralmente pela falta de informação, por falta de atenção, falta de padronização e planejamento. Os funcionários não recebem as instruções adequadas sobre os cuidados durante a execução das suas funções e principalmente na utilização correta dos EPIS (Equipamento de Proteção Individual).

Conforme Xavier (2002 apud ETCHALUS; XAVIER; KOVALESKI, 2006, p. 627), deve haver uma previsão da segurança do trabalho, na elaboração do projeto e de suas instalações, pois futuros problemas poderiam ser evitados, já que é contemplado na parte de planejamento e elaboração do projeto inicial, caso contrário os custos serão maiores tanto para programá-los como aplicá-los. Mais especificamente na construção civil, por ser uma área de grande diversidade de trabalhos, os acidentes podem causar consequências relevantes. Como por exemplo, a incapacitação do trabalhador acidentado, que se sobreviver fica muitas vezes com receio de voltar a cumprir sua função. Sem contar com tempo e dinheiro perdido para a empresa.

Hoje, de cada 10 acidentes de trabalho que ocorrem no país, três acontecem nos canteiros de obras. Dos acidentados, apenas metade retorna ao mercado de trabalho da construção civil. Essas estatísticas têm sido alvos de preocupação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que recentemente participou no Senado Federal de um debate sobre o tema. Entre as constatações, está a de que a qualificação da mão de obra não conseguiu acompanhar o volume de contratações. Além disso, o TST admitiu que faltassem auditores fiscais para detectar irregularidades em obras. Outro aspecto preocupante é a terceirização, que, segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, está envolvida em oito de cada dez acidentes no setor.

No quadro abaixo podemos acompanhar o aumento de Acidentes de Trabalho na Construção Civil no Brasil nos anos de 2010/2012.

[pic 1]

 De fato, os dados mostram que o número de acidentes no setor da construção civil é elevado e representam uma parcela importante e crescente dos acidentes do trabalho conhecidos. Em 2012 foram quase 63 mil acidentes no setor, representando 9% dos acidentes ocorridos no Brasil.

 As consequências dos acidentes na construção civil também são pesadas. Em 2012, 27.363 trabalhadores foram afastados por até 15 dias, outros 26.175 o foram por mais de 15 dias. 1.448 trabalhadores ficaram inválidos e 450 perderam a vida em acidentes no setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (196.9 Kb)   docx (114 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com