TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes Saúde e Segurança do Trabalho

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

              O presente relatório tem como objetivo, relatar sobre os acidentes ocorridos no hospital Nossa Senhora das Aflições, ressaltando ainda, sobre as medidas preventivas existentes e as medidas preventivas e corretivas a serem implantadas para que os acidentes relatados sejam evitados.

 RELATÓRIO

Saúde e Segurança do Trabalho – Volume 2

Nome do relator:

Data:

Grupo:

1ª Etapa: Descrição comentada dos acidentes

1.0 – Acidente Box 3 da CTI: Por ordem do médico intensivista, o funcionário realizou um pequeno procedimento junto ao paciente. Em função de um movimento do corpo do paciente, o funcionário veio a cortar a base do polegar da mão esquerda. Este corte foi retilíneo e profundo, necessitando afastar-se do ambiente de trabalho para minimizar os riscos de contaminação cruzada. O funcionário utilizava luvas cirúrgicas. O procedimento realizado pelo funcionário foi autorizado pelo médico. Nesse caso o funcionário é treinado realizar para esse tipo de procedimento, estava com EPI. Os acidentes podem ocorrer mesmo existindo prevenção e equipamentos de proteção.

2.0 – Acidente setor de lavagem: Ao tentar recolher uma peça de roupa que caíra atrás da máquina de lavar, bateu acidentalmente com a perna direita na válvula de dreno da máquina, ocasionando a sua abertura e liberando o vapor, o que determinou a lesão. Devido ao jato de vapor, a parte atingida corresponde a 2/3 da face lateral da perna direita da funcionária, com queimaduras de segundo grau. A funcionária dispunha dos EPIs necessários à sua função, tais como: avental de PVC, luvas de PVC, óculos de proteção e botas de borracha, além do uniforme, composto de calça comprida e camisa de manga longa. A máquina está posicionada de maneira inadequada. A válvula da mesma deveria está protegida, se estivesse esse acidente não teria ocorrido. A falta de atenção com o equipamento ocasionou o acidente.

3.0 – Acidente no Corredor da CTI: Ao deslocar-se com a máquina de raios X para atender orientação médica, o trabalhador não observou a sinalização de piso molhado. Escorregou e bateu com a região lombar em um pequeno balcão existente no corredor. Não houve lesão maior, apenas desconfortos locais e temporários. O funcionário tinha disponível todos os EPIs necessários à sua função. O funcionário pode se distraído com o raio X, não percebendo que o piso estava molhado escorregou. Ter atenção nesses casos é fundamental, pois podem causar sérios problemas de saúde. O balcão poderia está em outro local, pois o corredor é um lugar onde circulam pessoas a todo instante.

4.0 – Acidente na Central de Refrigeração: Ao deslocar-se rapidamente para outra área do hospital, bateu com o antebraço esquerdo no volante da válvula da tubulação de amônia. Não houve maiores consequências. O funcionário dispunha de todos os EPIs necessários à sua função. O funcionário deslocou-se rapidamente de um local para outro, esse trajeto não era feito rotineiramente batendo o antebraço volante da válvula da tubulação de amônia. Essa tubulação deveria estar em uma altura superior ao alcance das pessoas que transitam dentro do hospital.

5.0 – Sala de Recuperação 1: Ao transferir paciente obeso da maca para o leito, o funcionário realizou um movimento brusco e excessivo, vindo a sofrer uma lombalgia de esforço.  O funcionário dispunha de todos os EPIs necessários à sua função. O funcionário não deveria ter realizado esse procedimento sozinho, precisava de pelo menos mais uma pessoa para ajudar na remoção do paciente.

6.0 – Acidente na sala de CTI – Box 2: Ao substituir o escalpo da paciente com AIDS do Box 3, a funcionária veio a sofrer um acidente punctório no segundo QDD. Apesar de a funcionária ter utilizado os EPIs necessários, ter realizado a atividade de acordo com os padrões estabelecidos e participado de treinamento específico sobre este tipo de agente, o acidente ocorreu. Talvez os treinamentos que a funcionária recebeu não foram suficientes. A mesma precisa ter atenção redobrada, pois trabalha com objeto perfurante e, além disso, deveria ter acesso ao Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).  

2ª Etapa: Análise comentada dos dados

[pic 1]

Em análise gráfica de setor, foi constatado que durante os 30 dias o setor que mais apresentou acidentes foi o CTI com 50% dos acidentes tais como: cortes com bisturis e contaminações.

[pic 2]

Em análise gráfica por sexo, foi identificado que a maioria dos acidentes foi com o sexo masculino com 67% deles.

[pic 3]

Com análise gráfica realizada, foi identificado que houve 67% acidentes com afastamentos e 33% sem afastamentos de total de 6 acidentes.

[pic 4]

No gráfico por tipo de lesão, como podemos verificar as lesões foram diversificadas com apenas um tipo de lesão por acidente e agentes causadores diferentes, com partes do corpo atingidas diferentes.

[pic 5]

Com o total de 5 funções identificadas entre os acidentes relacionados, a função auxiliar de enfermagem foi a que obteve o maior número de acidentes no decorrer dos 30 dias.

3ª Etapa: Medidas existentes

1.0 – Acidente Box 3 CTI: Uso de EPI, o funcionário utilizava luvas cirúrgicas.

2.0 – Acidente setor de lavagem: A funcionária dispunha dos EPIs necessários à sua função, tais como: avental de PVC, luvas de PVC, óculos de proteção e botas de borracha, além do uniforme, composto de calça comprida e camisa de manga longa.

3.0 – Acidente no Corredor da CTI: O funcionário tinha disponível todos os EPIs necessários à sua função.

4.0 - Acidente na Central de Refrigeração: Uso de EPI.

5.0- Acidente Sala de Recuperação 1: Uso de EPI

6.0 – Acidente na sala de CTI – Box 2: Treinamento, uso de EPI.

4ª Etapa: Medidas a serem implantadas

1.0 – Acidente Box 3 da CTI: Preventiva: Treinamento para manuseio de bisturi. / Corretiva: Atar, imobilizar o paciente para realizar o procedimento.

2.0 – Acidente setor de lavagem: Preventiva: Sinalização indicando risco térmico. Corretiva: Instalar proteção na máquina de lavar (cabo anti-chicote) ou ainda trocar a máquina de posição para que a válvula de dreno não fique exposta. A NR13 - estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores, ela também diz que o empregador é o responsável pela adoção das medidas determinadas nesta NR.

3.0 – Acidente no Corredor da CTI: Preventiva: Realizar ações educativas como DDS, e ainda, implantar o programa de Auditoria Comportamental para reduzir os fatores pessoais de insegurança, Corretiva: Isolar a área e retirar os obstáculos do corredor no caso o balcão que caracteriza arranjo físico inadequado.

4.0 – Acidente na Central de Refrigeração: Preventiva: Realizar ações educativas como DDS, e ainda, Implantar programa de Auditoria Comportamental para reduzir os fatores pessoais de insegurança e sinalização indicando os riscos. / Corretiva: Adequar a tubulação para que a válvula da tubulação não fique ao alcance.   

5.0 – Acidente na Sala de Recuperação 1: Medida Preventiva: contratar mais auxiliares de enfermagem para realizar o procedimento de transferência de paciente e treinamento.

6.0 – Acidente na sala de CTI – Box 2: Preventiva: Realizar novamente Treinamento específico sobre este tipo de agente para reforçar os procedimentos corretos e sugerir ainda o acesso ao Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

5ª Etapa: Considerações e Conclusões (considerações acerca na existência ou inexistência de medidas preventivas).

De acordo com as descrições dos acidentes acima relatados, pode-se dizer que, apesar do hospital Nossa Senhora das Aflições ter algumas medidas preventivas como treinamentos, uso de Epi’s para que não ocorressem acidentes, as mesmas não foram tão eficazes ou mesmo suficientes, para que os acidentes fossem minimizados e evitados. Dessa forma, é necessário rever essas medidas e fazer mudanças no ambiente de trabalho para minimizar os riscos em procedimentos de assistência e no ambiente laboral de forma geral, como treinamentos mais eficazes, conscientização e práticas seguras e fornecimento de dispositivos de segurança adequados aos trabalhadores e, ainda, observar o que está previsto na NR-32 que trata da Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde.

6ª Etapa: Abordagem pessoal sobre as condições de segurança do Hospital com base nos acidentes ocorridos no mês de fevereiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (309.1 Kb)   docx (177.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com