TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad gestão ambiental e industrial

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Unidade de Aprendizagem: Gestão Ambiental Industrial

Curso: Segurança Pública

Professor: Ivete de Fatima Rossato

Nome do aluno: Bruno Guedes Alves

Data: 15/03/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Prezado aluno:

  • Estamos desenvolvendo um Projeto Inovador em nossa Universidade, com embrião no Campus Unisul Virtual. Trata-se de um projeto de concepção, estudos, pesquisas, práticas educacionais, e de extensão, ligados à área de educação ambiental. Informamos que este será um projeto transversal, envolvendo e interagindo, com alunos, professores, comunidade acadêmica e sociedade, permeando todos os cursos e possivelmente todas as Disciplinas, Certificações e Unidades de Aprendizagem constantes no portfólio da Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina. Este projeto denomina-se “Observatório de Educação Ambiental”, e estará disponível em um “site” próprio anexo ao Portal da Unisul na Web.
  • Você irá participar do Projeto através desta disciplina, onde se pretende realizar uma investigação e diagnóstico de casos relacionados com ações antrópicas sobre o ambiente, onde devem estar presentes fatos reais, intervenções comprovadas e registros dos fatos, sua ação será de relatar os acontecimentos, com fontes comprovando o caso, apontar o que for solicitado na AD e propor intervenções a partir da sua percepção da realidade demonstrada e de ações desencadeadas em relação ao fato, enquanto acadêmico do Curso e desta Unidade de Aprendizagem.
  • Seu trabalho será avaliado e poderá integrar o grupo de trabalhos submetidos e publicados no Observatório de Educação Ambiental, que está em fase final de projeto e concepção.

Ao estudar a Unidade de Aprendizagem de Gestão Ambiental Industrial, você pode compreender que os impactos ambientais é um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente. Com isso em vista, realize as seguintes atividades:

  1. Pesquise algum caso de impactos ambientais em seu município ou região (se houver; se não, pode utilizar exemplo de outra região) e apresente, por meio de um texto de no mínimo 15 linhas, os problemas ambientais causados ao meio ambiente. Anexe ao texto pelo menos 2 e no máximo 5 fotos. Caso você obtenha os dados por outro meio, como telefone, e-mail ou pela internet, envie um comprovante como link por exemplo, ou até mesmo conteúdo do e-mail. Abaixo de cada fotografia indicar o autor, local e data, pois se trata de referência no trabalho (uma questão de norma científica). (3,0 pontos)

RESPOSTA: O problema ambiental ocorre na cidade de Corumbá-MS devido à exploração do Maciço do Urucum para a extração de minério de ferro, tratando-se de um problema regional. A região é um dos maiores produtores de minério do país e sua exploração causa impacto ambiental na região. Fruto dessa atividade tem-se verificado o desmatamento em larga escala na região, a poluição dos solos e dos córregos que circundam a região de morraria, afetando a qualidade da água oferecida para consumo, bem como a poluição do ar advindo da poeira mineral que toma conta das regiões próximas às atividades de extração. O IBAMA já se pronunciou sobre o fato e demonstrou sua preocupação com a seguinte situação: o córrego Urucum que fica localizado nas proximidades do maciço está secando e pode desaparecer, prejudicando diretamente várias famílias que dependem da agricultura para sobreviver, sem contar os danos incalculáveis a fauna e a flora da região. O córrego sofre com o soterramento causado pela lama que escorre do maciço, fruto do desmatamento existente na região. Além deste córrego, outros sofrem com a poluição de suas águas, advindos de produtos utilizados no processo de beneficiamento do minério de ferro, bem como o soterramento. A empresa que explora a região já foi multada em 5 milhões pelo IBAMA por causa de um acidente ambiental que provocou poluição de um córrego próximo a área explorada. Aliado a isso, vale salientar que as empresas mineradoras consomem água dos córregos para o processo de beneficiamento do minério, o que agrava o problema da diminuição da vazão.

[pic 4]

Foto 1 - www.diarionline.com.br; (Corumbá-MS, 02 de julho de 2012)

[pic 5][pic 6]

Foto 2 – Google Earth                                                          Foto 3 – Arquivo Capital do Pantanal

http://www.ibama.gov.br/noticias-2009/ibama-ms-avalia-danos-ambientais-ao-macico-do-urucum-em-corumba

http://www.capitaldopantanal.com.br/comunidade-teme-por-impactos-ambientais-com-expansao-de-mineradora/id=15744

http://www.justicanostrilhos.org/Ibama-multa-Vale-em-R-5-milhoes

  1. Verifique na Prefeitura Municipal ou mesmo na empresa onde você trabalha, quais os impactos ambientais que são gerados, descrevam quais as medidas recomendadas e adotadas para solucionar os problemas. (3,0 pontos)

RESPOSTA: Na empresa que trabalho o lixo produzido não possui destinação adequada e parte dele é despejado no lixão municipal sem qualquer separação adequada, aumentando o volume de resíduos no meio ambiente. Outra parte do lixo é queimado em campo aberto. Esse tipo de situação gera impacto no solo, bem como do ar, através das queimadas. Além de causar danos ao solo, também afeta os cursos d’água, bem como aos lençóis freáticos. Como solução pode-se adotar a coleta seletiva de lixo, pois assim diminuiria a quantidade de lixo existente no meio ambiente, minimizando os resíduos, haja vista que grande parte deste seria reaproveitado, pois facilitaria a sua coleta. No âmbito da Prefeitura Municipal, um dos principais problemas em relação ao meio ambiente é a poluição do Rio Paraguai, em virtude do despejo direto de boa parte do esgoto produzido na cidade. Como solução para este problema tem-se a implantação de uma rede de tratamento de esgoto em toda a cidade, evitando esse despejo direto no rio. A prefeitura vem avançando nesse sentido, porém pouca mais de 50% do esgoto produzido pela cidade inda é despejado no rio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (659.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com