TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adiministração Estratégica

Artigo: Adiministração Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  119 Visualizações

De acordo como PORTER in MONTGOMERY & PORTER (1998:237) a estratégia corporativa é o plano geral de uma empresa diversificada, a qual tem dois níveis de estratégia: a estratégia das unidades de negócio (ou competitiva) e a estratégia corporativa (ou da totalidade do grupo empresarial).

Para CHRISTENSEN in FAHEY & RANDALL (1999:67), estratégia corporativa é aquela que se preocupa com três importantes questões a serem enfrentadas pelos gerentes da corporação:

- O escopo corporativo: de que complexo de negócios a corporação deve participar?

- O relacionamento entre as suas partes: em que bases as unidades de negócios da corporação devem relacionar-se umas com as outras?

- Os métodos para a gestão do escopo e dos relacionamentos: que métodos específicos – aquisições, alianças estratégicas, desinvestimentos e outros – serão adotados para efetuar mudanças específicas no escopo corporativo e nos relacionamentos?

A tese de que a estratégia corporativa é um dos níveis da estratégia, aquele referente ao nível corporativo, é defendida por vários autores, entre eles HOFER & SCHENDEL (1978:27) e LORANGE & VANCIL (1977:12).

De maneira geral a definição do termo estratégia corporativa é simples, não encontra muitas variações. A estratégia corporativa existe quando a corporação tem várias unidades de negócios e refere-se à estratégia do grupo como um todo e não às estratégias específicas de cada unidade de negócio.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/11851/estrategia-corporativa#ixzz3H6qAjC5Nhbasckjshdjnkxkihsycikbhasjbxhasyv\ixulasnxhaysgxuhosajnxsaygtxuyigauhxna

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com