TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Estrategica

Dissertações: Adm Estrategica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  3.258 Palavras (14 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 14

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

ESTRATÉGIA, ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UMA SÍNTESE TEÓRICA

SÃO PAULO

2012

Sumário

1. Com base em pesquisas bibliográficas, explique a diferença entre estratégia, administração estratégica e estratégia corporativa. Trace uma analogia entre os autores do artigo. 4

2. Explique a origem militar de estratégia. 6

3. Porque a estratégia deve ser dinâmica? 6

4. Trace uma analogia entre os modelos de decisões estratégicas entre ANSOFF x WRIGHT. 7

5. Explique “estratégia corporativa” e diferencie de acordo com os autores. 8

6. Explique e exemplifique estratégia corporativa segundo PORTER x WRIGHT. 11

7. Explique com detalhes os testes de estratégia corporativa segundo PORTER. 12

8. Feche as ideias apresentando conclusões. 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1. Com base em pesquisas bibliográficas, explique a diferença entre estratégia, administração estratégica e estratégia corporativa. Trace uma analogia entre os autores do artigo.

Após análise da definição dos autores estudados pode-se entender que a estratégia tem significados diversos que foram evoluindo com o passar dos anos e pode ser entendida como um conjunto de ações, planos, etapas, habilidades gerenciais, que propiciam o estabelecimento de caminhos para o alcance de resultados.

Dentre todos os conceitos de estratégias que serão explicitados, a seguir, um dos mais utilizados é o de Wright, Kroll e Parnell (2000), que a definem como “planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização”.

Para Mintzberg e Quinn (1991) a estratégia é um modelo ou plano que integra os objetivos, as políticas e as ações sequenciais de uma organização, em um todo coeso.

Segundo Meirelles e Gonçalves (2001), estratégia é a disciplina da administração que se ocupa da adequação da organização ao seu ambiente. Estes autores defendem que há grande amplitude e diversificação do conceito, altamente empregado nos campos acadêmico e empresarial.

Thompson Jr. E Strickland III (2000), definem estratégia como um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. O planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho.

Para Michel (1990), o conceito de estratégia é visto por um prisma mais operacional. É a decisão sobre quais recursos devem ser adquiridos e usados para que se possam tirar proveito das oportunidades e minimizar fatores que ameaçam a consecução dos resultados desejados.

E Lodi (1969), define estratégia como a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito nacional ou internacional visando atingir objetivos a longo prazo (...) seu objetivo é permitir maior flexibilidade de resposta às contingências imprevisíveis”.

A administração estratégia inicialmente era entendida como sinônimo de planejamento estratégico, porém o longo dos anos e a partir dos estudos realizados por diversos autores (alguns deles serão citados abaixo) tornou-se possível compreender, que é um processo com amplitude maior que do planejamento estratégico, envolvendo atividades de planejamento, organização, direção e controle.

Desta forma, as estratégias são ações, que visam gerar a vantagem competitiva e compõem o processo de administração estratégica.

Segundo Vasconcelos (2001), a administração estratégica surgiu como uma disciplina híbrida, sofrendo influências da sociologia e da economia; sendo, essencialmente, uma evolução das teorias das organizações.

Para Meirelles e Gonçalves (2001), emergiu como uma parte do planejamento estratégico, e surgiu da etapa do planejamento de seleção de caminhos a serem trilhados a partir da identificação dos pontos fortes e fracos da organização e das ameaças e oportunidades diagnosticadas em seu ambiente de atuação. A comunicação de uma visão estratégica global da empresa para os diversos níveis funcionais, com o objetivo de que as iniciativas da empresa sejam coerentes com a diretriz geral.

O artigo cita o objetivo principal da administração estratégica que pode ser definido como uma adequação constante da organização ao seu ambiente, de maneira a assegurar a criação de riquezas para os acionistas e a satisfação dos seus stakeholders (reclamantes da empresa: acionistas, empregados, clientes e fornecedores).

Já, a estratégia corporativa, a partir das definições apresentadas pelos autores presentes no artigo, pode ser entendida como uma forma de posicionar a organização em relação aos tipos de negócio, a integração das unidades de negócio, alocação de recursos, entre outros.

É o plano geral de uma empresa diversificada e não apenas a estratégia de uma das unidades de negócio que a compõem.

Para Porter (1999), a estratégia corporativa justifica-se em situações naturais e inevitáveis, características da diversificação empresarial, as quais, se ignoradas, podem levar ao fracasso toda a estratégia de uma organização.

Gupta (1999) define a estratégia corporativa como sendo o nível mais elevado da estratégia que trata de questões mais amplas, como em quais negócios atuar e como explorar as sinergias entre as unidades de negócio.

E, segundo Christensen (1999), a estratégia corporativa apresenta, como conteúdo, decisões abrangentes, como a definição das fronteiras da corporação (decisões sobre o escopo), o direcionamento das decisões da corporação para os relacionamentos entre as unidades de negócio, e a determinação dos métodos que definem o grau e a forma de diversificação da corporação. Entre esses métodos estão as fusões, aquisições, incorporações, cisões, etc.

2. Explique a origem militar de estratégia.

A estratégia teve sua origem na Grécia Antiga e tinha como significado ‘’arte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com