TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Teoria Da Administracao

Monografias: Adm Teoria Da Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 2

Nessa etapa, iremos aplicar os princípios da escola clássica da administração

Faremos um resumo da empresa, para que fique clara sua atual situação.

A empresa é dividida entre proprietário (Sr. Vlader), quarenta e cinco funcionarios. Seu horário de funcionamento acontece das 6h da manhã às 18h da tarde, e sabado das 7:30h da manha as 15h da tarde.

A empresa possui a seguinte divisão de turnos: 1° turno: 15 funcionarios entram as 6h da manha as 14h da tarde; 2° turno: 15 funcionarios das 14h da tarde as 22h da noite; 3° turno: 22h da noite as 06h da manha e de finais de semana todos em um horario só das 7:30h da manha as 15h da tarde, sem escala, acertando entre eles, sem avisar o responsavel (Sr. Vlader) .

Os problemas da JC Confecções resumem-se em redução das vendas de produtos de fabricação própria (esses são os produtos de maior lucratividade), reclamação dos clientes, quanto a qualidade dos produtos de fabricação própria oferecida, reclamação sobre o atendimento,comunicação interna está comprometida, funcionários faltam ou destratam um cliente, na linha de produção, na caldeira(oleo diesel) deixa faltar produtos e atrasa encomendas gerando cancelamentos e prejuízos, além de comprometer a imagem da JC Confecções.

Com tamanhos os problemas as finanças não andam boas, para não atrasar pagamento de fornecedores o proprietário tira dinheiro do próprio bolso, misturando dívidas da empresa com as suas particulares e já tem dúvidas quanto a lucratividade da empresa.

Com base em todo o estudo feito para a etapa, e todas as analises baseadas no resumo acima, iremos aplicar na empresa, a fim de ajudar, os princípios da escola básica clássica da administração: O princípio da divisão do trabalho de Taylor, buscando objetivar a eficiência e reduzir os custos de produção.

Segundo Taylor, alguns problemas da administração acompanham as empresas até hoje e os destacados na JC Confecções:

“A Administração não tem noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador” a falta de voz ativa do Sr.Vlader, coordenando e controlando sua equipe deixa claro que ele não tinha essa noção, vendo os erros e não realizando nenhuma ação corretiva.

“Não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador”: Sr.Vlader não tem nenhum tipo de incentivo para que seus funcionários, auxiliar de produção,operador,tecelão, atingem suas metas diárias,na linha de produção, sendo essa a maior lucratividade da empresa.

“Muitos trabalhadores não cumpriam suas responsabilidades”: faltas, confusão nos turnos de revezamentos.

“Os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais não tinham aptidão.”: pode ser que pelo fato dos clientes estarem reclamando da qualidade dos produtos oferecidos na fabrica, aux. De produção e o operador estejam necessitado de novos treinamentos, visando melhorar essa qualidade e até conseguir produzir novas ideias como saida de banho, pano para lixa, para oferecer aos clientes.

Taylor desenvolveu também o que chamamos de princípio da divisão de trabalho, que é dividida em três fases

.

A primeira consiste no ataque ao “problema dos salários”, estudo sistemático do tempo, definição de tempos-padrão e sistema de administração de tarefas, no caso do Sr.Vlader, poderia calcular o tempo médio para produção de pano (principais produtos de venda da fabrica) e estipular um cálculo do salário do tecelão com base numa quantidade mínima diária, obrigando-o a só encerrar o expediente quando essa quantidade fosse atingida, evitando atraso nas ecomendas e disponibilizando produtos a pronta entrega, como os clientes da fabrica costumam solicitar.

A segunda engloba a ampliação de escopo da tarefa para a administração e a definição de princípios de administração do trabalho, esse estudo, conhecido como Shop Management, que troca a ênfase da produtividade do trabalhador, para o aprimoramento dos métodos de trabalho, seria necessário estudar como funciona a produção na tecelagem do Sr.Vlader, vendo o que poderia ser melhorado e aproveitado, analisando o “homem” como produção e realizando uma seleção e treinamento específico para cada tipo de cargo. Segundo Taylor, poderíamos ainda padronizar ferramentas e equipamentos, sequenciando as produções e programando as operações.

E por último, a terceira relata a consolidação dos princípios, a proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa e a distinção entre técnicas e princípios, com essa fase da administração científica, podemos realizar a divisão de responsabilidades dentro da loja, seria ideal a criação de um departamento de planejamento, separando a parte “pensante” e organizacional da empresa da produção, o Sr. Vlader poderia realizar essa atividade, seria algo parecido com o PCP que temos hoje nas empresas, ele, em conjunto com alguém envolvido a produção, com informações e novas ideias sobre os processos poderiam desenvolver melhorias, visando um crescente aumento na produtividade, resultada da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço.

Temos que desenvolver agora um estudo sobre os tempos e métodos de produção da fabrica em conjunto com um dos tecelão e operador, o Sr. Vlader precisaria cronometrar todas as fases deprocessos de seus produtos, ele poderia agrupar ações, ganhando tempo de produção, por exemplo, realizar todas as produções de ordideira(envia linhas de tubo p/a bobina de ferro), em seguida, todas as produçoes de engomadeira( fortalecimento de linha) , todos os produtos de tear deveriam ser feitos de uma única vez, ganhando tempo no manuseio e uso de algumas ferramentas calculando tempo para esses processos e estipulando uma meta diária, dessa forma ele teria controle até sobre o “corpo mole”, comum em várias empresas e fator determinante para atrasos e prejuízos gerados na fabrica, onde vários cancelamentos costumam ocorrer por não cumprimento dos prazos.

Visando utilizar os Princípios Gerais de Administração, na visão de Fayol, podemos ajudar o Sr. Vlader a resolver problemas estruturais, como departamentalização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com