TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm.RH

Dissertações: Adm.RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  3.131 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE

01. Comente sobre os desafios estratégicos da Administração de recursos Humanos; Contextualize sua importância para alcance de resultados organizacionais;

Inventar e gerir:

- Um tipo de organização humana que consiga gerar mais produtividade e inovação.

- Um tipo de organização humana que possua a capacidade de integrar a nova inteligência

dos homens.

- Um tipo de organização humana que conceba meios criativos de utilização das tecnologias, colocando-as sempre ao serviço das empresas.

- Um tipo de organização humana que produza satisfação a clientes, fornecedores, acionistas e trabalhadores e que contribua para o desenvolvimento sócio- econômico da nossa sociedade.

S

02. Dentre as atividades de administração de Recursos Humanos predominantes, liste e explique pelo menos 03;

- Recrutamento: Constitui todo esforço, técnicas e normas para chamar e atrair pessoas para ocupar uma vaga na organização. É a atividade de elaborar anúncio de emprego, definir perfil profissional, estabelecer tipo de recrutamento. O recrutamento na empresa pode ser interno ou externo, ou seja, adota-se a política de aproveitar pessoas da própria empresa e promovê-las, ou também, optar em buscar novos funcionários fora, trazendo, assim, novas ideias, novos problemas e sangue novo para dentro da organização. Toda organização contrata pessoas para realizar os seus objetivos, seja ela de grande, médio, pequeno ou micro porte.

- Seleção de pessoal: constitui o conjunto de decisões e técnicas para escolher, para decidir a contratação do talento. A seleção é uma responsabilidade do encarregado (cliente do RH). Geralmente a seleção é feita com auxílio do profissional de RH. Agências de recolocação ou de Psicólogos.

- Descrição e análise de cargos: Constitui todo esforço, políticas, normas e técnicas da administração de recursos humanos para estabelecer o perfil profissional dos colaboradores e dos talentos existentes na empresa ou a serem contratados. É uma responsabilidade dos gerentes, mas uma função de assessoria de recursos humanos.

ATIVIDADE

01. Conceitue Política de recrutamento e Seleção;

Recrutamento é a atividade de atrair as pessoas, ou seja, um contingente de pessoas para participar do processo seletivo de uma organização. Consiste em um conjunto de etapas e atividades necessárias para fazer com que a empresa possa atingir o mercado de recursos humanos divulgando as vagas existentes, recebendo as pessoas e enviando-as para a seleção.

A seleção será o processo que consiste na aplicação de técnicas e na decisão (escolha) do candidato.

02. Liste as etapas de um processo de Recrutamento e Seleção;

1. Surgimento da vaga: para iniciar o processo de recrutamento ou para fazer um anúncio de emprego, convidando as pessoas no mercado de recursos humanos é necessário que surja a vaga. Nenhuma empresa contratará pessoas sem nenhuma necessidade. A contratação tem custos diretos e indiretos. A pessoa na folha de pagamento representa custos diretos nos produtos ou serviços da empresa.

2. Aprovação da vaga: ao surgir a vaga, esta precisa ser aprovada pela direção da empresa. Não basta apenas estar prevista a contratação. Nas grandes organizações as auditorias existentes exigem o cumprimento das normas organizacionais. Nenhuma contratação pode ser feita sem a devida aprovação.

3. Elaboração do perfil profissiográfico: essa fase consiste na determinação dos requisitos básicos ou essenciais que o candidato precisa ter para ocupar o cargo. O recrutador deve buscar junto ao cliente (gerente) as informações necessárias para a determinação do perfil. Em algumas organizações esse perfil já está estabelecido na descrição de cargo.

4. Divulgação da vaga: uma vez aprovada a vaga (oportunidade), inicia-se o processo de divulgação ao mercado, ou seja, as pessoas. É preciso desenvolver um meio para que os talentos potenciais fiquem sabendo da vaga, seja por meio de anúncios ou consulta em arquivos.

5. Recebimento dos currículos ou dos candidatos: após o anúncio da vaga, os candidatos enviam seus currículos ou comparecem à empresa. Nessa fase, o recrutador compara o perfil do candidato e suas características com o perfil profissiográfico desejado pela empresa.

6. Pré-seleção: essa fase consiste também na comparação inicial ou até em entrevistas iniciais com o recrutador, para posteriormente encaminhar os candidatos para outras etapas do processo seletivo. Os currículos ou as solicitações de emprego que não se enquadram no perfil desejado são arquivados para consulta posterior.

7. Seleção: essa fase consiste na aplicação de teste,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com