TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhanguera ADM RH

Monografias: Anhanguera ADM RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

A moderna Gestão de Pessoas

Paralelo: Filme Tempos Modernos

O filme “Tempos modernos” (Modern Times, EUA 1936 Direção Charlie Chaplin) Apresenta o cenário pós-recessão nos Estados Unidos onde o pais procura se recuperar e seus habitantes passam grandes privações e ha um numero enorme de desempregados gerando um período de fome e miséria. Carlitos é funcionários de uma indústria que tem sua produção feita em linha de montagem e que esta em processo de modernização desta linha onde pretende substituir a mão de obra humana por processos mecânicos exercidos por maquinas, aumentando ainda mais a crise e o desemprego. Aqui Chaplin genialmente promove a reflexão sobre os limites entre evolução tecnológica e conceito humano, alem de levantar a bandeira da responsabilidade social tema que só muito tempo depois seria debatido e aceito pela sociedade, ao mesmo tempo questiona o conhecimento dos empresários da época quanto ao conceito de sistema, já que a automação aumentava o desemprego e consequentemente a queda das vendas das mesmas indústrias levando muitas delas a falência.

Em outras cenas Carlitos aparece trabalhando em maquinas que por não serem operadas adequadamente começam a correr em alta velocidade obrigando os trabalhadores a agir também em ritmo acelerado. Aqui a referencia e critica quanto a despreocupação corrente na época com relação ao preparo dos funcionários operação do maquinário, ou seja, de que adianta tanta modernidade se o homem peça fundamental da engrenagem não esta devidamente qualificado?

No decorrer do filme Carlitos acaba sendo sugado pela maquina e passeia por entre suas engrenagens, e sua critica se volta novamente ao sistema que prioriza a automação ao invés de investir no capital humano.

Acidentalmente Carlitos pega uma bandeira vermelha que cai de um caminhão e confundido com um líder grevista e perseguido por suas supostas ideias de igualdade consideradas contrarias ao governo da época e chamadas de “subversivas” e de “socialistas”, Chaplin se mostra não só atualizado com os assuntos de seu tempo, mas com uma visão ampla de futuro, na época se levantava grande clamor popular por melhores condições de vida inclusive no que concerne ao âmbito profissional o que gerou movimentos grevistas fortes e o partido comunista embora de pequeno porte e sofrendo enorme repressão demonstrou sua força angariando a confiança e mobilização de parte da classe trabalhadora. Mais tarde esses movimentos tomariam corpo e entrariam para historia.

Neste aspecto Chaplin provoca o governo e vê reações imediatas inclusive com um grande boicote a sua produção e a proibição da exibição em países contrários a ideias igualitárias.

As criticas de Chaplin não se restringem ao sistema governamental e industrial, também se estende a sociedade como um todo onde mostra em diversas cenas a grande desigualdade social e o desrespeito pelo ser humano além da exploração da classe operaria pela burguesia cujos gastos eram incompatíveis com crise vivida pelo pais.

Ao contrario do filme as tendências relacionadas à moderna gestão de pessoas esta voltada à valorização do capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com