TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de empresa, gerente e empreendedor

Projeto de pesquisa: O conceito de empresa, gerente e empreendedor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS – Processos Gerenciais

“Empresa B.O.N.I.T.A”

Professor: José Antônio Meire

Santo André-2014

SUMÁRIO

Introdução

Etapa 1

- Passo 1 – Conceito de Empresa, Gestor e Empresário.

- Passo 3 – Missão, Visão e Valores na B.O.N.I.T.A

Etapa 2

- Passo 1 – Vídeo “Decisões Rápidas X Decisões Apressadas”

- Passo 2 – Entrevista com um Gestor

- Passo 3 – Análise SWOT e Público Alvo

Conclusão 7

Bibliografia 8

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, vamos analisar a primeira parte da empresa B.O.N.I.T.A, um estabelecimento no ramo de cosméticos e beleza que possui uma boa posição, uma estrutura perfeita para começar e muito potencial, mas vem enfrentando uma série de desfalques, como: a baixa demanda de clientes, a falta de vendas dos cosméticos internacionais que a empresa comercializa e o mau atendimento.

Assim, diante de tantos problemas, fomos solicitados para desenvolver um plano estratégico para a B.O.N.I.T.A, orientando na definição do negócio, como: missão, visão e valores, análise SWOT, elaboração de diagnósticos situacional e, enfim, poder dar um feedback para a senhora Marie Lou, proprietária da empresa B.O.N.I.T.A, e ajudá-la a melhorar todos esses aspectos, ressaltando as qualidades e melhorando os defeitos, para que, assim, o negócio consiga crescer bem.

ajudá-la a melhorar todos esses aspectos, ressaltando as qualidades e melhorando os defeitos, para que, assim, o negócio consiga crescer bem.

ETAPA 1

Passo 1 – Conceito de Empresa, Gestor e Empresário.

1) Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

R: O gestor precisa se atualizar sempre, constantemente; ser autoconfiante, independente e ter habilidade nas relações interpessoais. É necessária, sobretudo, eficácia pessoal acima da média e ampla visão de negócio, para que as tarefas apresentem boa qualidade.

2) O conceito de Empresa, de gestor e empresário.

Gestor: responsável pela administração e gerenciamento de uma organização;

Empresa: tipo de organização focada em lucro;

Empresário: aquele que abre e dá vida á empresa.

3) Por que as empresas são consideradas sistemas abertos.

R: Pela enorme diversidade, pois podem assumir tamanhos e estruturas organizacionais diferentes.

4) O que é missão, visão e valores organizacionais.

Missão: alcançar um objetivo/propósito da organização;

Visão: visa olhar para o futuro da empresa para decidir o próximo passo;

Valores: princípios que guiam a vida da organização, como por exemplo, a ética.

Passo 3 – Missão, Visão e Valores na B.O.N.I.T.A

Missão: Realçar a beleza natural existente em cada um. De forma que esta se expresse através de sua autoestima, satisfação e alegria, trazendo à tona a pessoa bonita nunca antes vista.

Visão: Tornar uma empresa de referência em qualidade e atendimento aos nossos clientes e também funcionários. Em busca constante de conhecimento e inovação no ramo beleza/estética em geral a fim de proporcionar um serviço diferenciado.

Valores: Prezamos um relacionamento baseado na confiança respeito e transparência, afinal nossa clientela vem em primeiro lugar. Para tanto existe a conscientização à saúde e ao meio ambiente, pois usamos produtos que requer atenção tanto no manuseio quanto no descarte dos mesmos como tinturas, relaxamentos entre outros.

ETAPA 2

Passo 1 – Vídeo “Decisões Rápidas X Decisões Apressadas”

Nada parece sobreviver muito tempo, e as empresas não são exceção. Por isso a busca de novos conhecimentos é a resposta para a sobrevivência das empresas no mundo organizacional e o indivíduo deve estar consciente disso.

O conhecimento humano exige constante atualização para a obtenção de flexibilidade e capacidade de adaptação diante das novas situações.

A aquisição de novos conhecimentos parece ser a única forma para a solução dos problemas que temos que enfrentar, seja ele pessoal ou profissional.

Por isso o mundo organizacional depende da capacidade humana, incorporar novas teorias, aprendizados, para o avanço.

O vídeo aborda como conciliar a falta de tempo e o excesso de informação para se tomar decisões. Traça um parâmetro transcendentaliza, que nos faz analisar o peso que decisões apressadas podem ter. Nos incentiva a fazer uso da razão e intuição juntas, a razão para analisar, processar, clarificar e gerar informações e a intuição como uma qualidade humana, pessoal do ser, a fim de sentir como está à situação a ser analisada e definir melhor qual serão nossas decisões e escolhas.

É importante sempre buscar novos conhecimentos e adquiri-los, porém é de extrema importância que se filtre este conhecimento, fazendo-se o uso da razão e da intuição, para que não se tenha também uma boa parte de informações vazias, desconexas, ou sem grande importância/influência.

Passo 2 – Entrevista com um Gestor

Para complementar essa gama de aprendizagem sobre gestores e empresas, convidamos o senhor Fabio Gonçalves que é gestor na empresa em que trabalha e, como pergunta mais pertinente do grupo, perguntamos á ele qual é o maior desafio que um gestor pode enfrentar, e respondeu da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com