TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrador do Código de Ética

Tese: Administrador do Código de Ética. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/12/2013  •  Tese  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Preâmbulo o Código de Ética Profissional do Administrador é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e fundamenta-se num conceito de ética voltado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o profissional da Administração amplie sua capacidade de pensar de forma alternativa, visualize um novo papel para si próprio e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade e em atendimento a ela.

Pode-se dizer que a ética é uma condição para o convívio entre os indivíduos, considerando que as organizações são formadas por pessoas, desta o Código de Ética Profissional do Administrador aparece com a finalidade de propor princípios éticos para a conduta do administrador dentro das companhias onde trabalham estabelecendo-lhes direitos, proibições e deveres.

Desta maneira optei do discorrer sobre o seguinte paragrafo:

“Comprometo-me a dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria".

Nesse trecho da para observar que existe uma clara preocupação em evidenciar cada vez mais a importância e necessidade de pensar a Ética como um elemento fundamental na orientação das relações sociais em termos de organização. Podemos afirmar a existência de uma linha evolutiva e crescente destas preocupações no meio acadêmico que refletem-se no mercado de trabalho e vice-versa, bem como em outras esferas sociais, num movimento dialético em franca expansão seja na esfera nacional ou internacional, principalmente a partir das últimas décadas.

MAQUIAVEL, em sua obra “O Príncipe” propõe a essência humana como algo constituído de mazelas que inviabilizam uma convivência harmônica e igualitária na sociedade. Ainda que perdurem divergências sobre as interpretações e conclusões deste autor, não podemos desconsiderar como o adjetivo “maquiavélico” reconstrói este universo simbólico, tendo sido utilizado por muitos administradores como referência para pensar o ser humano e as organizações.

Na minha concepção não temos uma classe de Administradores que seguem o juramento e o código de ética profissional devido ao fato de muitos acreditarem que numa comunidade sem falhas morais, a colméia simplesmente deixa de produzir e crescer, e que somente num ambiente onde prospera a corrupção, inveja, malícia, prostituição e valores correlatos é possível o crescimento econômico. Esta forma de percepção de realidade influenciou profundamente a nossa classe e a sociedade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com